2 de fev. de 2011

OS SALTIMBANCOS

A Fundação Clóvis Salgado apresenta ao público o espetáculo Os Saltimbancos, entre os dias 04 e 09 de fevereiro, no Grande Teatro do Palácio das Artes. A encenação do texto de Luis Enriquez Bacalov e Sergio Bardotti, com adaptação de Chico Buarque, irá reunir no palco atores, cantores e bailarinos, em uma produção conjunta da FCS e Odeon Companhia Teatral, assinada por Carlos Gradim.
Ao longo dos três últimos meses o musical infantil foi tomando contornos próprios, a partir de uma viagem aos Estados Unidos. Carlos Gradim assistiu ao musical O Rei Leão, em Nova York, e passou a admirar mais esse tipo de espetáculo, com o qual não tinha tanta familiaridade. “Até então, o musical era algo distante de minhas pretensões”, revelou ele.
A escolha de Os Saltimbancos foi devida à riqueza do texto que, segundo Gradim, permite diversas leituras. A versão que será apresentada no Grande Teatro está mais voltada para o teatro, diferentemente de montagens anteriores que vez ou outra privilegiavam a atuação de cantores. As músicas irão desempenhar um papel fundamental no espetáculo, e mais do que simplesmente apresentarem canções e melodias, prometem narrar a história. “Aqui a estória está falando mais forte”, completa o diretor.
Para a diretora coreográfica e assistente de direção, Suely Machado, o grande desafio foi extrapolar a dança e passar a um trabalho cênico. Ela conta que foi preciso “criar uma linguagem própria e tratar os elementos de uma forma particular, utilizando os vários recursos das artes cênicas”. O importante era que a atuação corporal desenhasse a cena, que o animal fosse construído no corpo do ator, na composição do ato.
Musical envolve composição cênica, musical e a dança.
É a primeira vez que Carlos e Suely produzem um musical. A experiência do Teatro veio se juntar com quase uma vida de dedicação à Dança, no encontro de dois operários da arte. A equipe ainda conta com a direção musical de Dr. Morris, orquestração e regência de Rafael Martini, cenografia e figurinos de Márcio Medina, direção vocal de Dr. Morris e Babaya, design de luz Fábio Retti e confecção de bonecos e adereços do Atelier Junia Melillo. Os cenários e figurinos da montagem foram produzidos no Centro Técnico de Formação da Fundação Clóvis Salgado. O elenco é composto por 17 atores, cantores e bailarinos em cena, acompanhados por nove músicos que apresentam a clássica trilha sonora com novos arranjos.
Os Saltimbancos carrega a tradição de ter habitado a infância dos adultos de hoje, além de abordar temáticas relativamente complexas, mas que são apresentadas de maneira leve. Os espectadores que estiverem em Belo Horizonte entre os dias 04 e 09 de fevereiro terão a oportunidade de conferir um espetáculo com encantamento nato. “Sua construção leva, acima de tudo, um respeito profundo pelo público que pode esperar assistir no palco um espetáculo de magia, que irá transportá-lo para um mundo animal e lúdico”, garante Suely. Uma história que vem para “comemorar a amizade, a inteligência e a solidariedade”, completa Gradim. (Fonte imprensa Palacio das Artes, texto Amanda Barros - FOTO: GUTO MUNIZ)