MINEIROS DÃO RECEITAS E DICAS CULINÁRIAS

O cantor, compositor e violeiro CHICO LOBO nos dá a honra de abrir o cardápio:

PERU REGADO COM VINHO BRANCO - CHICO LOBO 
(mineiro, de São João Del Rei, violeiro/compositor/cantor)
















"Normalmente o peru já vem temperado, mas o legal é temperar mais um pouco. Misturar num tigela o vinho branco eu escolhi o Chardonnay (argentino) cor amarela e sabor frutado. Juntar pó de urucum (você acha em mercados, é avermelhado) sal e azeite. Regar e deixar o peru dormir uma noite nessa mistura. Colocar pra assar regando com óleo e azeite (português), cobre com papel laminado! Depois retire o papel pra acabar de dourar e é só comer!"  (Chico Lobo)
____________________________________

PAELLA MARINERA -  CARLOS CARRETERO
(espanhol, radicado em BH, onde é chef em seu La Taberna/artista plástico)






















Existem muitas variações de paella, esta marinera é preparada principalmente no litoral Mediterrâneo, como em todas as paellas, se utilizam os produtos regionais, estes podem ser substituídos por similares, pois este é um prato que aceita qualquer ingrediente, que acompanhe o arroz e açafrão o azeite e o alho, estes sim produtos básicos de qualquer paella.

Ingredientes (para 6 pessoas)


• 400 g de arroz

• 300 g de lula limpa e cortada em rodelas (inclusive as barbatanas e os tentáculos)

• 300 g de polvo

• 300 g de filé de cação

• 300 g de camarão médio descascado

• 06 unidades de camarão rosa

• 06 unidades de lagostim

• 150 g de ervilha torta ou vagem fresca

• 12 unidades de mexilhão ½ concha

• 02 dentes de alho

• 01 tomate maduro sem pele e sementes

• 01 cebola

• 01 pimentão verde

• 01 pimentão vermelho

• Azeite, pimentón (páprika doce ou picante a gosto), açafrão pimenta do reino e sal


A paella deve ser preparada em vasilha própria, tipo uma frigideira baixa com alças.


1. Tempere a lula, o polvo, o cação e o camarão sete barbas com sal pimenta do reino branca moída e um cálice de cachaça branquinha, deixar macerar por meia hora.

2. Refogar o alho e a cebola até que esta adquira um tom transparente, a seguir o pimentão e a vagem, acrescentar o tomate e uma pitada de pimentón, deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos.

3. Separar o refogado e acrescentar a lula, o polvo e o cação e dourar ligeiramente, acrescente o camarão sete barbas, misturar bem com o refogado

4. Junte o açafrão e acrescente o caldo quando ferver acrescentar o arroz (duas medidas de caldo por uma de arroz) aumentar o fogo até e manter fervendo por 5 minutos. Diminuir o fogo e cozinhe pelo tempo suficiente para o cozimento do arroz acrescentando o caldo aos poucos,

5. Quando o arroz estiver quase no ponto enfeitar com os mexilhões as lagostinhas e o camarão Grande previamente ferventados, a lagostinha por 5 minutos e o mexilhão e o camarão por 2 minutos em água com uma pitada de sal. (usar como caldo para o arroz)

6. Por tiras de pimentão vermelho para enfeitar,

7. Quando o arroz estiver pronto, desligar o fogo e cobrir com papel alumínio e deixar repousar por 5 minutos.

_______________________________________

LOMBO AO MOLHO DE ALECRIM - MÁRCIA FRANCISCO
(natural de Belo Horizonte/MG -  jornalista e escritora)

















Escolha um bom pedaço de lombo de porco, fure-o em alguns pontos, para que o tempero penetre bem e deixe marinar, por uma noite,  em uma mistura com:
azeite virgem, alho em pedaços e em pó, suco de limão, com um pouco de água filtrada (pode ser substituida por vinho, mas, acho que rouba a delicadeza do alecrim), sal à gosto, cebola picada e em pó e muitos ramos de alecrim fresco.
No dia seguinte, leve para assar em forma coberta com papel alumínio. Durante o processo, vá regando com um pouco da própria mistura. Quando estiver assado e macio, retire o papel alumínio, pincele o lombo com mel e deixe dourar. Decore com alface e ramos de alecrim. Sirva! Delicioso!!!


Nenhum comentário: