28 de jul. de 2022

JOSÉ DIAS E VLADIMIR ZAPATA MINISTRAM CURSO DE VIOLÃO GRATUITO


“O violão brasileiro, desenvolvendo sua prática e teoria”

curso exclusivo para pessoas acima de 50 anos

 

Inscrições abertas para o curso “O violão brasileiro, desenvolvendo sua prática e teoria”.  Direcionado a um público adulto, de faixa etária acima de 50 anos, o curso ministrado pelos músicos Vladimir Zapata e José Dias Guimarães acontecerá no Centro Cultural Usina de Cultura (Rua Dom Cabral 765 - Bairro Ipiranga - BH) entre os dias 1° de agosto a 27 de outubro

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 31 32776052, das 10h ás 18h.

 

O curso:

Com didática elaborada para atender às características de aprendizado das pessoas acima de 50 anos, o curso vai abordar aspectos de execução do violão e informações de Teoria Musical básica (leitura na pauta, compassos, escalas, tonalidades, formação de acorde, cifragem popular, etc.).

 

Serão duas turmas para o aprendizado do instrumento brasileiro mais popular. A saber: uma turma com os alunos totalmente iniciantes e a outra formada por alunos que já contam com alguma experiência, contato e conhecimento do instrumento e teoria.

 

Os alunos vão trabalhar um repertório, composto, essencialmente, de música brasileira, escolhido pelos professores e alunos. A proposta é resgatar a memória musical e trajetória de vida cada um, em partilha com os demais. O estudo conjunto entre os alunos, fora do horário de aulas será incentivado para estimular o convívio social e, quem sabe, a formação de pequenos grupos.

 

Projeto realizado através de projeto aprovado na LMIC – Lei Municipal de Incentivo à Cultura, de Belo Horizonte, na modalidade Fundo.

 

Professores:

Vladimir Zapata é Professor Licenciado em Música pela UEMG. Atuou como professor há mais de trinta anos em importantes escolas como Dom Silvério, Bernoulli, Escola da Serra, COPEM, Centro Artístico Tangram entre várias. Atualmente leciona violão e atua como músico instrumentista no cenário de BH.

 

José Dias Guimarães é músico instrumentista, arranjador e produtor musical há mais de quarenta e cinco anos, atuando com artistas como Grupo Raízes, Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Dona Jandira, entre muitos outros. Como professor trabalhou em escolas de música da capital mineira, entre elas:  Escola de Música Savassi, Centro Artístico Tangram, Música de Minas  Escola Livre (Milton Nascimento) e Arena da Cultura (PBH). Atualmente é Presidente da Ordem dos Músicos do Brasil – CRMG.

“Percebemos a carência de ações na área artística e musical voltada para o público de idade madura. Sabemos que a prática da música é um poderoso exercício físico, mental e emocional, estimulando a concentração e coordenação motora, enfim atuando em quase todas as áreas do nosso corpo e mente. Após muitos anos de experiência no ensino da música, desenvolvemos uma didática para atender as necessidades desta faixa etária de pessoas, que tenham a música e a prática do instrumento como lazer e instrumento para socialização.” (José Dias Guimarães)

Nenhum comentário: