13 de nov. de 2012

PADRE FERNANDO LOPES LANÇA SEU PRIMEIRO CD

(FOTO: MARIANGELA CHIARI)

Será no dia 13 de novembro, terça-feira, a partir das 19h, na Livraria Leitura BH Shopping (3º piso), a noite de autógrafos e lançamento do CD "Rastro de Luz", do Padre Fernando Lopes. No ano em que celebra 15 anos de vida sacerdotal, Padre Fernando fortalece sua missão e exercício constante de evangelizar através da música, através deste registro fonográfico. Pároco Paróquia Santo Inácio de Loyola (Bairro Cidade Jardim, BH/MG), há 14 anos; Coordenador da Rede Catedral de Comunicação Católica e Coordenador da campanha Faço Parte da Arquidiocese de Belo Horizonte, Padre Fernando Lopes apresenta em "Rastro de Luz", composições próprias e parcerias que evocam a luz amorosa divina que se propaga e se comunica, gerando alegria, saúde, paz e harmonia. Ao lado do aspecto religioso, cuidadosa expressão artística para apreciação do público geral.

RASTRO DE LUZ
(por Padre Fernando Lopes)
"Sempre considerei e utilizei a música como importante instrumento de evangelização, em minha vida sacerdotal. Desde jovem, trago escritos e poemas, muitos deles 'transformados' em música. A principio, nunca havia pensado em registrar esses trabalhos em CD, mas com o estimulo constante de amigos, fui me convencendo deste outro horizonte evangelizador, sem nunca abrir mao de outras tantas atuaçoes como sacerdote. No período em que passei a refletir mais serenamente sobre esta questão - já determinado em meu sacerdócio e não me vendo um padre cantor, mas, como alguém que lança mão da música para ampliar a evangelizaçao.

O fio condutor escolhido para contemplar um conjunto de poemas meus, girou em torno da temática da Luz. Todos nós somos filhos da Luz, ou seja de Deus. Deus é luz amorosa que se propaga, se comunica, gerando alegria, saúde, paz, harmonia. Ele mesmo, um dia afirmou para nos que Ele é o caminho. Seguindo seu rastro de amor, seremos também homens e mulheres que deixaremos rastros na história, de tal forma que outros possam mirar nossos bons exemplos. A luz nunca procede de nós, somos instrumentos dela, para que na liberdade possamos sempre colaborar com o bem comum, com a Paz. Diante de tantos de amigos, paroquianos que ao terem contato comigo me recordavam desta luz em mim, pensei em relembrar a todos que temos a luz de Deus em nós e por isso, temos o poder de dissipar todas as trevas que por vezes nos assombram e nos entristecem. Basta ter fé e agirmos na direção desta luz, com sabedoria e determinação.

As letras deste CD inaugural falam, também, da minha vocação, meus sonhos, minhas percepções, inquietações humanas presentes nas diversas fases de minha vida.

As músicas refletem, pois, minha vocação ao sacerdócio, minha felicidade e alegria em servir a esta causa tão nobre, e mostra ainda as mudanças indispensáveis que passamos em nossas vidas para que possamos nos configurar com a Sagrada Face de Deus.
'Rastro de luz', com 5 faixas, proporcionou viabilidade de produção, dentro das minhas possibilidades financeiras reais e permitirá que pelo menor número de canções, as composições possam ser melhor comtempladas pelos ouvintes." (Padre Fernando Lopes)

Gravado nos Estúdios Bemol (BH/MG), entre fevereiro em março de 2012, o disco tem produção independente e traz 5 faixas, com origem em poemas feitos pelo padre, antes e após sua ordenação, que ganharam melodias e tornaram-se cantos. A escolha do Padre em apresentar 5 músicas, fez com que o disco se tornasse uma realidade acessível às possibilidades e investimentos financeiros do pároco, que contou com apoio de particulares que já conheciam e acreditavam neste trabalho de evangelização pela música, há muito realizado por ele. Além das composições apresentadas, já existem outras, aguardando patrocínio para um próximo disco.

O repertório traz: Magia do Amor (Padre Fernando Lopes/Rogério D'Avila), O chamado (Padre Fernando Lopes/Rogério D'Avila), Rastro de Luz )Padre Fernando Lopes/Rodrigo Grecco), Sagrada Face (Padre Fernando Lopes/Adelso Freire) e Vai (Padre Fernando Lopes/Rogério D'Avila).

"Rastro de Luz" traz produção executiva de Saulo Sabino, capa de Júlio Corradi, arte final de Beatriz Marinho e fotografias de Mariângela Chiari e Andréa Lopes (paisagens).

PADRE FERNANDO LOPES
Natural de Jequeri/MG, Padre Fernando Lopes teve como uma de suas primeiras expressões participativas nas celebrações em sua infância e adolescência, fazer leituras bíblicas nas celebrações e cantar era sua alegria. Na adolescência e juventude, foi criando gosto pela escrita de poemas, que continham reflexões e pensamentos. Talvez fossem as primeiras expressões relacionadas à futura vida sacerdotal.

Oriundo de família interiorana e simples. Convivendo com pais, avós, irmãos e com a comunidade Fernando Lopes aprendeu que ser membro da Igreja é ter uma vida pautada em muita oração e envolvimento social. Seus pais e avós sempre foram atuantes na Conferência São Vicente de Paulo que salva, através da solidariedade, muitos irmãos carentes e miseráveis.

Aos 18 anos, enquanto fazia curso de Técnico Metalúrgico em Ouro Preto, sentiu um forte apelo em ser padre, principalmente por ver tantos jovens de sua minha idade se perdendo no uso de drogas, numa vida cheia de futilidades e banalidades, como constatou.

Com o apoio familiar iniciou seus estudos em preparação ao Sacerdócio na Congregação Salesiana e, há 15 anos, foi ordenado na Cidade de Jequeri, MG, pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Oliveira e com a presença do bispo auxiliar Dom Décio Zandonadi. Os estudos acadêmicos aconteceram na Puc Minas e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA).

Antes de sua ordenação fez o curso de Letras na Puc Minas e exerceu um trabalho pastoral no CESAM (Centro Salesiano do Menor), em 1981; em 1982, fez o Noviciado Salesiano na cidade de Barbacena e atuou no trabalho pastoral com crianças e jovens carentes no Oratório Festivo de Dom Bosco; em 1985, no período que cursou Filosofia, atuou pastoralmente na Paróquia Cristo Luz dos Povos BH; em 1986, fez estágio pastoral em Cachoeira do Campo (MG) e trabalhou com internato de Crianças carentes; em 1987, fez estágio Pastoral em Resende (RJ) e trabalhou assessorando a Pastoral da Juventude na Diocese de Volta Redonda (RJ); em 1990- Trabalhou na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no bairro União (BH). Neste período trabalhou como professor no Colégio Marista, Dom Silvério; de 1995 a 2005, coordenou a Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Belo Horizonte. Há 14 anos é pároco Paróquia Santo Inácio de Loyola; Coordenador da Rede Catedral de Comunicação Católica e Coordenador da Campanha Faço Parte. Utilizando a música como um instrumento de evangelização, Padre Fernando prossegue sua missão sacerdotal e lança, em 2012, o CD "Rastro de Luz".

Os discos já se encontram à venda na Paróquia Santo Inácio de Loyola, Lojas Mãe da Igreja (Centro e Lourdes), Lojas Paulinas (Centro e Funcionários) e Leitura BH Shopping.

No dia do evento, o CD será comercializado à R$15,00.
Na mesma data, entra no ar o site:

Nenhum comentário: