3 de mar. de 2022

LUCIANA AVELINO LANÇA “50 ANOS, 50 AMORES”

 



Após publicar seis antologias poéticas, juntamente a outras autoras, nos últimos dois anos, a jornalista, escritora, voluntária e ativadora de projetos sociais,

Luciana Avelino lança seu primeiro livro autoral de poesias, em live no Instagram @paginas_editora, realizada na  Livraria Leitura BH Shopping.

 

“Renasceu das próprias cinzas.

Germinou seu amor próprio.

E, deste, muito breve,

o novo, surpreendentemente, floresceu.”

(Amor Fênix - Luciana Avelino)

 

lançamento do livro “50 anos, 50 amores” será no dia 14 de março, segunda-feira, às 19h,  no  Instagram @paginas_editora, realizada na Livraria Leitura BH Shopping.

 

A publicação, com ilustração de capa do artista plástico Rogério Fernandes, reúne, em 101 páginas, uma seleção primorosa de poemas que evocam as várias naturezas e estados de amor vivenciados pela autora, que está celebrando 50 anos de vida.

 

Luciana Avelino é mineira, de Belo Horizonte.  Formada em jornalismo pela PUC Minas, em sua trajetória profissional, já atuou em vários veículos de comunicação: TV, jornal e sites. Foi também editora de revistas, idealizou e dirigiu o site: LA - Luciana Avelino. Hoje, além de colaboradora jornalística e poetisa, é voluntária e ativadora de projetos sociais. É mãe do Bernardo. Ama tudo aquilo que toca de forma diferenciada a alma.

Em seu instagram @luavelinooficial, aborda conteúdo dos universos da poesia, inclusão social, moda, turismo, bem-estar, gastronomia e lifestyle.

 

Como escritora, Luciana integra as seguintes antologias poéticas publicadas pela Páginas Editora: “Elas, a alma, a cura” (outubro, 2019); “Elas, as mãos, o infinito” (março, 2020); “Elas, o amor, os ramos” (outubro, 2020); “Elas, a escrita, os ventos” (março, 2021); “Poemas para 2021” (maio, 2021) e “Elas, a terra, as constelações” (setembro, 2021).



 

SOBRE “50 ANOS, 50 AMORES”

No prefácio do livro, assinado por Cyntia Teixeira Pereira Carneiro Lafetá, a 

mestre em ciências jurídico-políticas pela Universidade de Lisboa/Portugal, professora universitária e advogada -, escreveu que Luciana Avelino tem como marca registrada transformar sonhos em realidade. “É alguém com grande leveza no espírito e na alma. Uma pessoa que ama intensamente e se entrega a esse amor”.  Segundo ela, não é qualquer amor … é um amor universal ... amor à vida, amor aos amantes, amor aos amigos, amor a todos aqueles que atravessaram seu caminho e, de alguma forma, conseguiram tocar seu coração. 

 

Para Cyntia Teixeira, sonho é o estado de espírito da autora. “Esteja dormindo ou mesmo acordada, mas não como algo distante ... e, sim, como algo a ser realizado. E o universo conspira a seu favor, fazendo com que os sonhos e desejos de vida se realizem”.

 

De acordo com a professora, o grande gênio da música clássica, Ludwig van Beethoven, nos ensina como alguém que ama a vida, a música, a arte, a literatura, a poesia, mesmo lhe faltando um dos sentidos (a audição), persegue sua vocação de compositor e músico, como uma lição para todos nós, expressando todo o sentimento, beleza, romantismo e amor em sua obra. 

 

Conforme Cyntia Teixeira, Luciana Avelino veio nesta vida para fazer o bem e viver, de forma profunda, a sua verdade, seguindo os ensinamentos de Beethoven. “Fazer todo bem que se possa, amar sobretudo a liberdade e, mesmo que seja por um trono, jamais renegar a verdade”.

 

Para ela, a obra da poetisa é espontânea, intensa, verdadeira. Há um “turbilhão” de ideias, sentimentos, momentos, saudades ... “É a própria expressão da sua exitosa vida. Todos que passaram pela vida de Luciana Avelino irão se sentir inseridos no contexto desta obra, pois, em algum momento, o amor descrito, refere-se a você, leitor. Mesmo aqueles que ainda não a conhecem, sentirão pertencentes a esta obra, inseridos em cada verso, em cada momento”.

 

Os livros serão comercializados pela Livraria Leitura BH Shopping, Páginas Editora, Amazon e Magazine Luiza.

 

Nenhum comentário: