25 de set. de 2019

FESTA ESPANHOLA DE BH



 
foto: Márcia Francisco


Nos dias 4 e 5 de outubro, a vibrante e caliente cultura da Espanha
toma conta da cidade, com uma maratona de shows de música e dança,
irmanamento de cidades, gastronomia típica e a
XXIV Romeria Del Rocio

Nos dias 4 e 5 de outubro, sexta e sábado,  a alegria toma conta de Belo Horizonte, com uma  tradicional festa cultural regada à shows, música, dança, tradição e gastronomia típica.  É a Festa Espanhola de BH.  Com o patrocínio da Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte, o evento gratuito celebra Belo Horizonte e Granada, cidades irmãs e leva às ruas a XXIV Romeria Del Rocio, a maior Romeria da Europa, em honra à Virgen del Rocio.

A Romeria é uma celebração única que mistura folclore e religião, levando cerca de um milhão de pessoas a uma pequena cidade andaluza, a cerca de 1h da fronteira com o sul de Portugal. Na capital mineira, desde 1992, a Romeria del Rocio é realizada pelo Centro de Cultura Flamenca e Noemi Gelape e  leva às ruas a tradição andaluza da padroeira  Virgen Del Rocio’ – La Blanca Paloma, cuja imagem está atualmente hospedada, nos cuidados com a tradição, pela bailaora Noemi Gelape. Homens e mulheres vestidos ao estilo andaluz desfilam pela cidade em carroças ornamentadas com muitas flores e balões. Ao ritmo de pandeiro, castanholas e muita dança típica, a Romería segue pelas ruas da cidade, louvando à Virgem, cuja veneração na Espanha se compara à fé em Nossa Senhora Aparecida, no Brasil. O clima cigano envolve as ruas com alegria e devotos afirmam que, mesmo no festejo artístico, graças e pedidos à Santa são atendidos!

Uma vasta programação de shows que revelam a luz das culturas irmãs na alegria tomam conta da festa em Belo Horizonte.  O evento começa na noite de  4  de outubro, com a recepção de turistas, no Bairro Santo Antônio, com homenagem à Virgen  e apresentação da Cia Garcia y Lorca.   No dia seguinte, uma concentração para enfeitar as carroças acontece na Praça da Bandeira, de onde sairá a Romeria del Rocio. A Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros vai executar o Hino Nacional, o cortejo da Romeria acontecerá na Avenida Bandeirantes, onde carroças seguem o carro com a imagem,  acompanhados por homens e mulheres em trajes típicos, ao som de sevilhanas e musicas del Rocio. Qualquer pessoa pode seguir o cortejo. Quem quiser pode levar seu vinho para degustar no cortejo, à moda espanhola. Mulheres podem usar vestidos, chales e flores no cabelo, homens se caracterizam com chapéu e lenço no pescoço.  Na chegada da Romeria à Praça JK, será cantada a Salve e todos dançam sevilhanas, no palco e no chão. Gonzaga Medeiros animará o evento, que tem Saulo Laranjeira na programação.  Em seguida, shows com companhias de dança, bailarinos e bandas de rock acontecem até às 19h30, quando a premiada Bateria Show do Bloco Caricato Bacharéis do Samba encerra o evento.  

A festa espanhola de BH tem acesso gratuito, mas terá caráter beneficente. Doações espontâneas de alimentos não-perecíveis podem ser entregues no posto de coleta da Praça JK, Tudo será destinado Hospital André Luiz.  O evento contará com  barracas de apoio, barracas de comidas e bebidas típicas, banheiros químicos e segurança.

 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

04 de outubro, sexta
Surubim na Brasa 
Rua São Romão, 176 - Bairro Santo Antônio 
19h
Abertura da Romeria del Rocio
Homenagem a Virgen del Rocio
Show da Cia Garcia y Lorca

05 de outubro, sábado
Praca da Bandeira 
10h
Preparação da imagem da Virgem 
Decoração dos carros e carroças
DJ Alejandro Garcia

13h
Execução do Hino Nacional  
pela Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros 
(Haverá barraca de apoio e banheiros químicos) 

Saída da Romeria del Rocio
Irmanamento das cidades: BH e Granada 
Cortejo pela Av. Bandeirantes  até a  Praça JK 

Praça JK
14h às 20h
Gonzaga Medeiros, animador cultural 
Salve à Virgen del Rocio
Cia Garcia y Lorca 
Academia Pé de Valsa 
Saulo Laranjeira –  Homenagem à Virgen del Rocio
Instituto Mano Down – direção: Bruno Mendes
Sapateado Irlandes    Ballet Compasso: direção –  Lúcia Vieira
Cia Luna Flamenca – direção: Ana Pires
Casa Carmen  – direção: Thais Maia
Escuela La Sala  – direção: Maria Emilia Conde
Bailarino Maurício Tobias 
Tango – Denilson Silva 
Banda RadioTape
Banda US4
Bloco Caricato Bacharéis do Samba

VISITE:

SIGA O INSTAGRAM:
@festaespanholadebh

IRMANAMENTO (Belo Horizonte e Granada)
A Lei n°2492, de 22 de julho de 1975, considera Granada, na Espanha, cidade irmã de Belo Horizonte. Uma das cidades mais lindas da Europa, Granada é um monumento histórico da civilização europeia. Granada torna-se cidade irmã de Belo Horizonte para unir e estreitar os laços entre a nação espanhola e a nossa capital. O Projeto de Lei n° 217/74 considera a relação de intercâmbio entre as duas cidades, sendo assinado pelos vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte em 2 de novembro de 1974. Um dos momentos forte do evento é a procissão festiva em homenagem à Nossa Senhora do Rocio, padroeira da região Andaluzia, com carroças enfeitadas, banda e pessoas com trajes típicos da Espanha
A ROMERIA DEL ROCIO
“traga sua alegria... ou sua carroça... e sua doação... enfeite seu cabelo... ou seu olhar... e venha celebrar!”
A Romeria é uma celebração única que mistura folclore e religião, levando cerca de um milhão de pessoas a uma pequena cidade andaluza, a cerca de 1h da fronteira com o sul de Portugal. Na capital mineira, desde 1992, a Romeria del Rocio é realizada pelo Centro de Cultura Flamenca e Noemi Gelape.

CURIOSIDADES
A Aparição da Virgen del Rocío
No século XV, um caçador chamado Gregório Medina estava caçando quando alguns cães pararam perto de uma árvore centenária e latiram muito, como se tivessem farejado uma presa. Os latidos eram tantos que despertaram a atenção do caçador, que ao procurar pela presa, encontrou na verdade a imagem de uma Virgem, que segundo disse,  mais parecia de uma boneca. Extasiado, ele pensou em levá-la para a cidade mais próxima, que era Almonte, porém uma força maior obrigou-o a deixar a imagem no tronco, escondida. A notícia sobre imagem sagrada da Virgem foi sendo compartilhada (segundo disseram, o caçador contava a todos a sua descoberta dizendo que Maria de los Remédios o havia chamado ao local em questão). Em poucos dias fiéis e curiosos começaram a ir em peregrinação até a imagem da Virgem, para constatar e ver de perto o que o caçador havia descoberto. A Virgem foi removida do tronco da árvore, entretanto os bois que puxavam as carroças não conseguiam sair do lugar. Decidiram então construir uma Ermida para a Virgem, que era a Madre de las Rocinas, a Virgen del Rocio, a Blanca Paloma, como foi chamada pelos espanhóis. À partir de então foram atribuídos vários milagres à Virgen del Rocio. 

O que é Rocío:
Rocío (Orvalho)  é um povoado que fica ao sul da Espanha (Andalucía), em Almonte, na província de Huelva. Todos os anos, os romeiros viajam em carroças e cavalos, de todas as partes de Espanha.,Ilhas Canárias, Estados Unidos, África do Sul, Europa e Brasil, para participar juntamente com as irmandades da Romaria, que acontece no período de  Pentecostes (50 dias depois da Páscoa).

Nenhum comentário: