28 de nov. de 2017

Belo Horizonte, 120 anos!


Prefeitura de Belo Horizonte prepara programação em comemoração ao aniversário da cidade. Aliada a uma agenda associada, a festa conta com mais de 170 eventos e entregas.Além disso, novo posicionamento e nova marca turística fortalecem o destino Belo Horizonte, em consonância com tendências do turismo mundial

Em 12 de dezembro de 1897, nascia a nova capital de Minas Gerais. O antigo Arraial do Curral Del Rei deu espaço para uma cidade planejada, com ares modernistas, batizada ‘Belo Horizonte’. Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura e referência histórica, 120 anos depois, Belo Horizonte ganha de aniversário uma programação extensa, plural, diversa e democrática, espalhada pelas nove regionais, para todas as idades e classes sociais.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, organizou um calendário de eventos, do dia 1º ao dia 12 de dezembro, que além de festejar os 120 anos da cidade, inclui marcos importantes para os cidadãos belo-horizontinos. Como exemplo, a entrega do funcionamento de 100% dos leitos do Hospital do Barreiro, uma grande conquista dos belo-horizontinos na área de Saúde. E também shows de grandes bandas na Praça da Estação, como Skank e Sepultura.

Além disso, essa programação conta com city tour para promover conhecimento e vivência dos atrativos turísticos, eleição da Corte Real Momesca do Carnaval 2018, Cantata de Natal, exposições, atividades físicas e práticas esportivas ao ar livre, proposição de soluções para desafios da capital por meio da tecnologia (hackaton), oficinas de empreendedorismo para jovens, feira de adoção de animais entre outros eventos parceiros, totalizando mais de 170 ações descentralizadas. Toda a programação se encontra no site www.belohorizonte.mg.gov.br/120anos.

“Belo Horizonte completa seus 120 anos em estado de efervescência. É uma cidade onde as artes, a cultura, a gastronomia, o audiovisual, o design, a música, o conhecimento científico e a tecnologia movimentam o cotidiano, estimulam sua permanente renovação e dinamizam seu desenvolvimento, oferecendo uma diversidade de serviços e atrativos, sempre com a marca da tradição e da hospitalidade do povo mineiro. Parabéns Belo Horizonte!”, comemora Aluizer Malab, presidente da Belotur.

"A cidade é do cidadão. A melhor maneira que encontramos para participar da festa que comemora os 120 anos de Belo Horizonte foi buscar sintonia com os movimentos culturais que nos rodeiam, valorizando formas democráticas de convivência, potencializando manifestações artísticas existentes", diz Juca Ferreira, secretário Municipal de Cultura.

Para Rômulo Avelar, presidente da Fundação Municipal de Cultura, "é de extrema relevância que a celebração do aniversário de Belo Horizonte valorize a produção dos artistas locais, que é tão expressiva, e reafirme o papel da cultura no cotidiano de todos".

E, como não poderia faltar no aniversário, um imenso bolo será servido no Restaurante Popular da Rodoviária, para completar o ‘Parabéns para você’ de BH. Ou seja, são centenas de presentes para Belo Horizonte, essa cidade surpreendente para se viver e visitar.

BELO HORIZONTE: SURPREENDENTE

Com o aniversário, Belo Horizonte ganha também ‘roupa nova’. O lançamento de um novo posicionamento e marca turística renovam a imagem da cidade nos seus 120 anos, com estética contemporânea, alegre e convidativa. 
“Belo Horizonte: surpreendente”. Com esse reposicionamento estratégico, o destino turístico Belo Horizonte e sua competitividade se fortalecem, em consonância com as novas tendências do turismo mundial. Desse modo, para além dos atrativos turísticos já consolidados, outras facetas de Belo Horizonte também ganham visibilidade, abrindo caminho para o turismo de experiência, sensorial e personalizado.
“O novo posicionamento passa a orientar as estratégias de marketing e promoção de Belo Horizonte nacional e internacionalmente, assim como ações de comunicação para moradores e empreendedores turísticos da cidade, que são os verdadeiros coautores das experiências locais que surpreendem quem visita a capital mineira”, afirma Malab.
A nova marca turística de Belo Horizonte tem a missão de promover a cidade. Na prática, ela será usada em sinalizações públicas (placas indicativas), em meios de transporte (ônibus e táxis) e em todas as esferas do turismo (Centros de Atendimento ao Turista, feiras, eventos, materiais promocionais impressos e digitais).
"A nova marca de Belo Horizonte se inspira no próprio traçado da cidade e nos elementos que a caracterizam enquanto uma cidade cosmopolita, diversa, plural. As letras trabalhadas de forma aberta e irregular transmitem a sensação de infinito e movimento e fazem alusão a um horizonte que revela uma cidade em constante transformação. Tanto para quem visita quanto para quem vive a cidade. Uma Belo Horizonte urbana, moderna e versátil”, comenta o designer Virgílio Dória, da RC Comunicação, criador da marca.
Vale ressaltar que o Ministério do Turismo, em sua pesquisa de Competitividade dos Destinos Indutores do Turismo Nacional, realizada pela Fundação Getúlio Vargas e pelo SEBRAE, destacou que Belo Horizonte é a cidade que mais cresceu na oferta de produtos turísticos nos últimos anos – que atuam sinergicamente com os atrativos já consolidados da cidade. 
Confira aqui o vídeo de apresentação da nova marca turística de Belo Horizonte: https://goo.gl/KRh1XC.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - BELO HORIZONTE 120 ANOShttp://www.belohorizonte.mg.gov.br/120anos

Nenhum comentário: