5 de mai. de 2017

VI Festa da Quitanda & V Festival de Goiabada em Barão de Cocais

Acontece nos dias 6 e 7 de maio, sábado e domingo, em Barão de Cocais/MG, a VI Festa da Quitanda & V Festival de Goiabada.  A imperdível festa, aberta ao público, contará com atividades que incluem um café da manhã na Praça, apresentação da Banda de Música Santa Cecília, shows de samba, chorinho e MPB, apresentação da Orquestra de Violas  -Projeto Luthier, barraquinhas, oficinas, concurso de quitandeiros mirins, caminhada pelas trilhas do Barão – Circuito Três Cachoeiras, premiação do Concurso de Quitandas e uma  praça de alimentação saborosa,  entre outras atividades.

Concurso de Quitandeiros foto: Maxsuel Dias/divulgação Prefeitura de Barão de Cocais
O evento, que faz parte do calendário oficial de festas da cidade e acontece na Praça do Rosário, na Vila Colonial de Cocais, já está movimentando a cidade desde o dia 29 de abril. No Sobrado do Cartório aconteceu o VI Concurso de Quitandas. O sucesso dos sabores e aromas atraiu olfatos de turistas e contou com a presença de autoridades locais, entre elas, o Prefeito Décio Santos, os Secretários Camila Ângelo e Hernane Duarte, o vereador Sergio Pena e servidores municipais. “

Rejane Mendes - Emater - foto: Maxsuel Dias/divulgaçãoPrefeitura

A respeito do Concurso, Rejane Mendes, da Emater, atenta às demandas da comunidade local, ressalta: “Esse ano,  fizemos de forma diferente, atendendo a uma sugestão das próprias quitandeiras, que foi adiantar o concurso para uma semana antes da festa. No final de cada evento, sempre fazemos uma reunião para discutirmos o que pode ser melhorado, já visando à festa seguinte, e foi daí que surgiu essa idéia. E, sendo assim, elas também teriam mais tempo no preparo de suas receitas, tranquilidade para elaborar a apresentação de cada prato, como também, acompanhar mais diretamente a avaliação por parte dos jurados de suas criações. Além disso, poderiam estar mais envolvidas no atendimento ao público nos dias da festa, vendendo sua produção e recebendo os visitantes”, diz.

Em outra ação preparatória à VI Festa da Quitanda & V Festival da Goiabada, aconteceram nos dias 28 e 29 de abril, no distrito de Cocais, oficinas  ministradas pelo SENAC em Minas, dentro do projeto Primórdios da Cozinha Mineira, que resgata, estuda, e desenvolve ações  sobre os pilares que formam a cozinha mineira. As oficinas são parte de uma ação educacional de professores e alunos do curso Tecnólogo em Gastronomia do SENAC em Minas. Na carreta escola, equipada com cozinha completa e estacionada ao lado do Sobrado do Cartório, quitandeiros e moradores de Cocais puderam conhecer e aprender técnicas, hábitos e novas receitas.


Barão de Cocais fica a 93 km de Belo Horizonte, através da BR-381, em direção a João Monlevade. À direita, entrar no trevo da MG-436 para o Caraça. De ônibus, a viagem dura em torno de  uma hora e quarenta  minutos.

Nenhum comentário: