29 de set. de 2016

Fundação Municipal de Cultura cria o Centro de Referência da Dança




Fundação Municipal de Cultura lançou na noite desta quarta-feira, dia 28, o Centro de Referência da Dança. Sediado dentro do Teatro Marília, o espaço será um polo difusor da dança, no seu aspecto prático e intelectual, contemplando atividades transversais e, além disso, sendo reconhecido como espaço de apoio e acolhimento da comunidade e os profissionais da dança no âmbito local, nacional e internacional. O lançamento contou com apresentações de grupos de dança da cidade.

O Centro de Referência da Dança tem como um de seus objetivos incentivar a produção artística nesta área. Para isso será disponibilizado um espaço para a realização de oficinas, ensaios e mostras de dança. O local também irá fomentar a realização de reuniões, palestras, debates, dentre outras atividades de caráter formativo e informativo sobre a área da dança. A ideia é promover e estimular o intercâmbio de linguagens e estilos de dança, valorizando a diversidade e pluralidade desta área artística. Outra ação importante será a proteção, conservação e difusão de acervos sobre a área da dança no âmbito do município. Para isso, será criada futuramente uma biblioteca e serão fomentadas ações que visem à preservação, memória, pesquisa e informação sobre a área da dança no âmbito do município.

Para Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura, “essa construção coletiva de política publica setorial, de permanente diálogo com a dança em suas várias manifestações, foi fundamental para a conquista desse espaço, consolidando conquistas e pavimentado um futuro sólido, sustentável para a dança contemporânea e o abraço as manifestações populares tradicionais e urbanas, sobretudo da cultura negra. Fruto de um entendimento coletivo, suave e belo de que políticas publicas são para todos e de forma especial, para os que não têm acesso às politicas, em especial o fomento, direitos fundamentais da constituição de 1988: direito a cultura.”

O Fórum de Dança de Belo Horizonte
O Fórum de Dança de Belo Horizonte foi instituído por meio de votação em assembleia no 1º Encontro de Ações Específicas para a Dança, realizado pela Fundação Municipal de Cultura, em abril de 2016. O intuito Fórum é estabelecer um diálogo com a classe artística da dança de Belo Horizonte a fim de verificar os interesses comuns e específicos da área.

O primeiro encontro do Fórum aconteceu em junho. Na ocasião, foram discutidas e deliberadas ações de políticas públicas direcionadas à classe da dança juntamente à FMC e outras entidades públicas vinculadas, entre outros atores da classe (sindicatos, grupos, indivíduos). Ao final do encontro as demandas da classe artística foram encaminhadas ao poder público no âmbito municipal, estadual e federal como amplo fórum representativo da cidade de Belo Horizonte.

Nenhum comentário: