19 de jul. de 2016

PE DE SONHO É DESTAQUE NO FESTIVAL SACI SACI



No dia 30 de julho, sábado, às 16h, no Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia –BH),  o Festival Saci traz um super show com o Grupo Pé de Sonho. Dedicado à música infantil e criado pelos músicos e eduadores Weber Lopes e Geovanne Sassá, o Pé de sonho tem repertório autoral, pautado no universo das crianças da vida real! Magia e encanto fazem a alegria de todas as idades, unindo o lúdico à responsabilidade educacional.
Este trabalho diferenciado já ganhou até as ondas do rádio. Um quadro semanal, apresentado ao vivo, pelas crianças e adultos do Pé de Sonho, vai ao ar pela Rádio Inconfidência FM, em proposta interativa e fortalece a premissa do grupo: valorização e qualificação da infância, bem como o desenvolvimento, a alegria e o bem estar da crianca.
No palco: Com Weber Lopes e Geovanne Sassá, o grupo é em grande parte formado por crianças, que desempenham importante papel na dinâmica dos espetáculos: Amora Nunes, Lia Lopes, Davi Almeida e Maria Almeida. A espontaneidade e o frescor de suas atuações dão um toque especial e estimulam a participação do público. Ao lado delas, presenteando a todos com a sensibilidade e a competência que lhes são peculiares, estão alguns dos maiores músicos de Minas Gerais: Adriano Goyatá (percussão), Ivan Correa (baixo), Marcos Danilo (guitarra e voz), as jovens cantoras Sarah Lopes e Rebeca Lopes, além, é claro de Weber Lopes (violão e voz) e Geovanne Sassá (percussão e voz). Acrescente-se a isso, a participação especial do cantor e compositorKristoff Silva.
Os ingressos para o show do dia 30 já estão à venda na bilheteria do Teatro e no site www.ingresso.com

O PÉ DE SONHO
O Grupo Pé de Sonho, dedicado à música infantil, foi criado em 2014 pelos músicos e educadores Weber Lopes e Geovanne Sassá. Com trabalho centrado em repertório próprio, todas as suas músicas são de autoria de Weber Lopes. O que traz a magia e o encanto que tanto fascinam crianças e adultos, além do talento ímpar de Weber, já demonstrado no país e no exterior através de sua carreira na música instrumental, é a forma como as músicas são compostas. A partir de sua atividade como educador, ele promove uma intensa troca de conteúdo com as crianças e, através do olhar delas, elabora suas composições, com a linguagem, o entendimento, o humor, as brincadeiras ea afetividade próprias do mundo infantil. As canções nascem do diálogo e das vivências sonoras, com a poética e a musicalidade inerentesà sua linguagem. Por seu lado, Sassá contribui com o carisma, a teatralidade e o balanço de um dos mais festejados percussionistas e performers do nosso estado. Sua alegria, suas cores e suas vozes fundamentam a atmosfera relaxada e fascinante presente nos espetáculos do grupo. Assim, o Pé de Sonho constrói seu universo.

O DISCO
Amplamente aguardado pelas crianças e público em geral, o CD “Pé de Sonho” é o trabalho de estréia do grupo. Ele contém um repertório inspirado em temas como animais, família, floresta, bruxas, fazenda, medo, rimas, brincadeiras, etc. As músicas, de autoria de Weber Lopes, têm como base a riqueza rítmica do país, como xote, maracatu, congado, baião, barravento e afoxé. Fazem parte do CD as músicas Morcego, Medo de quê?, Urso, Não Confunda, Bicho de bocão, Lulu, Um dia na Fazenda, Joaninha, Mistérios da Floresta, Cadê Clarisse?, Rock da Barata, Bruxa de Verruga e Gosto do meu pai. São 13 faixas com a participacão especialíssima de um time de alto nível de instrumentistas e cantores da nossa música: Sarah Lopes, Kristof Silva, Rebeca Lopes e Marcos Danilo (voz), Adriano Goyatá (percussão, bateria e percusão corporal), Paulinho Santos (marimba de vidro e tabla), Ivan Correa e Pablo Souza (contrabaixo), Rogério Delayon (violão de aço, dobro e guitarra), Davi Machado (piano), além das crianças Sami, Amora, Lia, Davi e Maria Almeida. Completam o grupo, evidentemente, Weber Lopes (violão de nylon e de aço, viola caipira, ukulele, vocais e brinquedos) e Geovanne Sassá (percussão, voz e brinquedos)

O SHOW
O show transporta a magia do CD para o palco. Com a presenca de um grupo de músicos formado por adultos e crianças, a atmosfera é de encanto, fascínio e leveza. Tudo foi projetado para oferecer ao público um universo único de beleza e envolvimento, desde o posicionamento dos músicos no palco, passando pelo figurino e pelocenário (eventualmente, projeções) que adorna as canções. A intimidade com a platéia é uma das tônicas. Todos se sentem à vontade e a distância entre grupo e audiência é quebrada pela própria dinâmica das músicas, que enlaçam as crianças e conquistam o adulto. O repertório do CD é mostrado na íntegra, com a inserção de novas canções que integrarão o próximo CD.  Ratificando a estima pela infância, o grupo é em grande parte formado por crianças, que desempenham importante papel na dinâmica dos espetáculos: Amora Nunes, Lia Lopes, Davi Almeida e Maria Almeida. A espontaneidade e o frescor de suas atuações dão um toque especial e estimulam a participação do público. Ao lado delas, presenteando a todos com a sensibilidade e a competência que lhes são peculiares, estão alguns dos maiores músicos de Minas Gerais: Adriano Goyatá (percussão), Ivan Correa (baixo), Marcos Danilo (guitarra e voz), as jovens cantoras Sarah Lopes e Rebeca Lopes, além, é claro de Weber Lopes (violão e voz) e Geovanne Sassá (percussão e voz). Acrescente-se a isso, a participação especial do cantor e compositor Kristoff Silva. O show tem sido apresentado em grandes teatros, praças e parques, sempre com muito êxito. Desde 2014, as atuações em palcos de Belo Horizonte e interior do estado têm atingido um público expressivo. Além disso, a área da educação tem utlizado o CD como referência na prática pedagógica escolar. Exemplo disso, é que o CD tem siado adotado em várias escolas da capital. Outro fato relevante foram os convites para participar como palestrante da Semana da Educação, promovida pela UEMG  e do Encontro Internacional de Educação promovido pela REDSOLARE, também em BH.

VOZ DE CRIANCA NO RÁDIO
Além da música, o grupo mantém uma atividadecativante, inspiradora e instigante: o Programa Pé de Sonho no Rádio, apresentado sempre às quintas feiras,  às 11h45,  na Rádio Inconfidência, FM 100,9, O programa tem por objetivo abrir espaço para a criança dentro desse veículo de comunicação de primordial importância, que é o rádio. É apresentado por crianças e adultos e trata de temas de interesse do públio infantil, como circo, línguas, sons do corpo, divinhações, planetas, profissões e brincadeiras favoritas, que são discutidos com muito humor e descontração. Além disso, a inclusão de músicasna programação garante a divulgação dos artistas dedicados a esse repertório tanto em Minas quanto em outros estados. Completam o programa as dicas culturais que enriquecem nosso saber cultural. É imperdível!

WEBER LOPES é um dos violonistas e compositores mais respeitados da música brasileira. Seu talento é reconhecido não só no Brasil, mas em países como Austrália, itália, Franca, Alemanha, Suiça, Finlândia, Nova Zelândia e Argentina, onde realizou turnês para divulgação de seu trabalho. Com 3 CDs lançados, Weber é referência na nova geração de violonistas.  Paralelamente a seu trabalho como instrumentista, Weber se dedica à educação e produção musical infantil. Através de seu trabalho em escolas, ele compõe canções através do olhar da criança. Concebida no ambiente escolar em sintonia com os projetos desenvolvidos em sala de aula, sua produção se diferencia pela adequação da linguagem ao universo da criança. As pesquisas feitas pelos alunos inspiram aconfecção das músicas, que,além de alegrarem e divertirem as crianças, também vão contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.O sucesso entre as crianças é absoluto!
GEOVANNE SASSÁ, integrante do Grupo Tambolelê, com o qual realizou turnês em países como China, Itália, França e Nova Zelândia, entre outros. Sassá é um dos maiores oficineiros do país. Com seu carisma insuperável ele encanta adultos e crianças e é respeitado por todos que atuam nessa área.
VISITE:

FESTIVAL SACI apresenta
PE DE SONHO
30 de julho, sábado, 16h
Teatro Sesiminas
Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia –BH
Ingressos:R$40,00 – inteira/R$20,00 – meia entrada,
já à venda nabilheteria do Teatro e no site www.ingresso.com


Nenhum comentário: