9 de out. de 2015

Coordenador do Plano Metropolitano (2009/2011) e Programa de MacroZoneamento da Região Metropolitana de BH (2013/2015), o arquiteto e urbanista Roberto Luís Monte-Mór realiza palestra interativa no IDEA Espaço Cultural


No dia 15 de outubro, quinta-feiraàs 19h, o IDEA Palestras recebe o respeitável arquiteto e urbanista Roberto Luís Monte-Mór.  Em evento inédito, o convidado realiza a palestra interativa: “Planejamento Metropolitano em Belo Horizonte: propostas por uma região mais justa!”.
As inscrições para o evento já estão abertas, na secretaria do IDEA Espaço Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1200 – Funcionários – BH – MG), local do evento.
Estudantes recebem certificado de participação, com discriminação de carga horária, mediante solicitação.
Informações adicionais: (31)33091518 e info@ideacultura.com.br

ROBERTO LUÍS MONTE-MÓR:
Arquiteto e Urbanista formado pela UFMG, mestre em Planejamento Urbano Local pela UFRJ, PhD.  em Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia, Los Angeles – UCLA. É professor do  departamento de economia da Face/UFMG, e professor dos centros de pós graduação em economia  e demografia (Cedeplar) e arquitetura e urbanismo (NPGAU), ambos da UFMG. Ensina e pesquisa  nas áreas de urbanização, planejamento, meio ambiente, cultura, principalmente em Minas Gerais e  na Amazônia. Coordenou o Plano Metropolitano de Belo Horizonte (2009-2011) e o Programa de  MacroZoneamento da RMBH (2013-2015).

O TEMA:
O Plano Metropolitano de Belo Horizonte – conhecido como PDDI-RMBH – foi elaborado pela Universidade Federal de Minas Gerais, com a participação da PucMinas e da Universidade do Estado de Minas Gerais, em uma experiência inédita no país onde universidade e governos se uniram para propor políticas e ações para uma região metropolitana. O PDDI inovou em vários aspectos, procurando um diálogo amplo com Estado e municípios, formando pessoas e organizações sociais e política, buscando uma participação da população bastante ampla (mesmo assim, ainda limitada). Procurou formas metodológicas participativas, fez propostas estruturantes de longo prazo, mas também propostas de programas e projetos de curto prazo. Um programa já desenvolvido pela mesma equipe foi o Macrozoneamento Metropolitano, concluído este ano. Diversas outras propostas vem sendo desenvolvidas pela equipe e pela Agência Metropolitana, e entre elas pode-se citar a Trama Verde e Azul e os LUMEs. A Trama propõe a reestruturação da Região Metropolitana de Belo Horizonte com base na recuperação e valorização do seu patrimônio  natural e cultural. Os LUMEs propõem a formação de uma rede de espaços de cidadania, de  formação e informação permanentes, envolvendo universidades, sociedade, municípios e o Estado.
Outros programas propostos devem ser discutidos e implementados.

CONHEÇA: www.ideacultura.com.br 

Nenhum comentário: