6 de dez. de 2013

VÍSCERAS DA MEMÓRIA

O escritor memorialista Pedro Nava é tema do minicurso de Antônio Sérgio Bueno, com participação especial de Matheus Nava, na Academia Mineira de Letras

Professor Antônio Sérgio Bueno realiza curso na AML

A convite do presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, o professor Antônio Sérgio Bueno realiza, no dia 12 de dezembro, quinta-feira, às 19h, no Auditório Vivaldi Moreira (Rua da Bahia, 1466 – Centro - BH), o minicurso "Vísceras da Memória", uma leitura da obra do escritor Pedro Nava.
O evento contará com a presença e participação especial em breve exposição do sobrinho-neto do memorialista, Matheus Nava – arquiteto e artista plástico, guardador oficial do memorial Pedro Nava.

O minicurso “Vísceras da Memória” traduz uma visão sintética da grande obra memorialística de Pedro Nava, através de um eixo teórico que privilegia a visualidade: ESPAÇO - CORPO – FIGURAÇÂO:
 O ESPAÇO contempla os lugares nos quais o memorialista viveu: Juiz de Fora, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O CORPO é o objeto  privilegiado da observação do excelente reumatologista que foi Pedro Nava. E a FIGURAÇÃO volta-se para a linguagem plástica do autor, que foi também pintor de ótimo nível Os trechos da obra de Nava a serem comentados  foram criteriosamente escolhidos nos 6 volumes publicados em vida do autor,   sem esquecer das páginas de CERA DAS ALMAS, interrompidas pela morte   de Pedro Nava.

Antônio Sérgio Bueno é professor de Literatura brasileira da UFMG por 30 anos, mestre em Literatura Brasileira pela UFMG; Doutor em Literatura Comparada pela UFMG; autor de centenas de artigos e ensaios publicados em jornais e  revistas e autor de 3 livros publicados pela Editora da UFMG: Modernismo em Belo Horizonte, Affonso Ávila e Vísceras da Memória.

As inscrições devem ser na AML, através do telefone (31) 3222-5764. Investimento: R$50,00 (cinquenta reais).

Nenhum comentário: