7 de nov. de 2013

ROUANET em BH, no dia 13 de novembro


O autor na Academia”, projeto realizado pela Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Centro, com o apoio da FIAT, receberá no dia 13 de novembro, quarta-feira, às 19h, o  diplomata, filósofo, tradutor e ensaísta Sérgio Paulo Rouanet, da Academia Brasileira de Letras, que falará sobre "As correspondências de Machado de Assis" -  tema do projeto editorial a que se dedica atualmente.

AS CORRESPONDÊNCIAS:
Desde 1929 vêm sendo publicadas cartas  de Machado de Assis. Foram iniciativas importantes, mas que tiveram seus inconvenientes. Assim, o epistolário  da Jackson, publicado em 1937,  tem a desvantagem de ser uma simples seleção, reduzindo drasticamente o número de cartas e correspondentes. A editora Aguilar optou por publicar somente a correspondência ativa. Várias cartas com correspondentes isolados foram publicadas em revistas e jornais, desaparecendo com isso a visão de conjunto do fluxo epistolar. De algumas cartas,  transcritas em biografias, como a de Luís Viana Filho e a de R. Magalhães Jr.,  foram selecionadas apenas exemplares  e trechos considerados relevantes pelo autor. Por tudo isso, a  Academia Brasileira de Letras decidiu publicar a correspondência completa do grande escritor, segundo uma ordem cronológica que abarcasse tanto a correspondência ativa quanto a passiva, e tanto a já publicada  quanto a ainda inédita. Já foram lançados  quatro tomos, abrangendo o período 1860-1904. O quinto e último,  de 1905 a 1908, será lançado proximamente.

No evento do dia 13 de novembro, Sérgio Paulo Rouanet vai descrever as várias etapas desse trabalho, realizado essencialmente, pelas pesquisadoras Irene Moutinho e Silvia Eleuterio. Ele se desdobrou em três atividades principais: a coleta dos documentos, com base essencialmente no rico acervo da ABL,  sua transcrição e anotação.  Durante esse percurso, apareceram várias cartas inéditas, e foram corrigidos erros de transcrição  em muitas das epístolas já publicadas. 

No dia do evento, 100 (cem) exemplares do livro "Riso e Melancolia”, de Sérgio Paulo Rouanet - Ed. Cia das Letras, estarão à venda pelo preço simbólico de R$5,00 (cinco reais), cada.  Um exemplar será sorteado entre os presentes. Universitários recebem certificado de participação com discriminação de carga horária.  O escritor estará disponível para autógrafos.
O autor na Academia” tem entrada franca e visa aproximar o público leitor da realidade dos autores, por meio da  da Academia Mineira de Letras,  que abre suas portas para compartilhar cultura e arte.  Informações adicionais: 3222 5764.
SÉRGIO PAULO ROUANET

Nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 1934. Formou-se em direito pela PUC do Rio. Fez cursos de pós-graduação em economia (George Washington University) ciência política (Georgetown University) e filosofia (New School for Social Research). Doutorou-se em ciência política pela USP. Diplomata de carreira, formado pelo Instituto Rio Branco. Entre outros postos, foi  Cônsul-Geral em Zurique e em Berlim,  e Embaixador em Copenhague e Praga. Quando Secretário Nacional de Cultura, elaborou o projeto da  lei de incentivo à cultura que leva seu nome. Professor na Universidade de Brasília. Ministrou curso em 2004 na Universidade de Oxford. Autor de vários livros, entre os quais se destacam “Imaginário e dominação”;  “Édipo e o anjo - itinerários freudianos em Walter Benjamin”; “A razão cativa”; “Teoria crítica e psicanálise”; “As razões do Iluminismo”; “O espectador noturno”;  e “Mal-Estar na Modernidade”. Em 2003, lançou “Os dez amigos de Freud” (2 volumes);  “Interrogações”;  e “Idéias”. Em  2007, publicou “Riso e melancolia.” Atualmente está coordenando a publicação da correspondência completa, ativa e passiva, de Machado de Assis. Membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Brasileira de Filosofia,  do Instituto Histórico e Geográfico e do Pen Clube. 

Nenhum comentário: