21 de mai. de 2013

IRONMAN: Olavo Laucas, garra, superação e bem-estar através do esporte





Amar o que faz, fazer o que gosta, ser feliz. São qualidades que todo ser humano deseja unir.
Há sete anos, o bem-sucedido empresário mineiro Olavo Laucas, leia-se Cultura Inglesa, encontrou tempo para se dedicar a mais uma de suas grandes paixões: o triathlon. E não parou mais.  Atleta amador dedicado, o jovem empresário, casado e pai de dois filhos, Maria Clara (8) e Eduardo (6), nos dá a dimensão da felicidade possível: construída sobre a tríade trabalho, amor à família e seu hobby, que parece ser fonte de energia inesgotável para o atleta. Olavo já participou de provas importantes como a Volta Internacional da Pampulha, a Maratona do Rio de Janeiro, a São Silvestre, além do outras provas de atletismo, travessias aquáticas,  O Abu-Dhabi International Triathlon e   provas do Ironman (já fez o Penha/SC e Miami/EUA). Ele coleciona prêmios, entre eles: o vice-campeonato nacional de Triathlon em 2012 (com etapas em Santos e São Paulo) e o 1º lugar da categoria, no último campeonato internacional de Triathlon, realizado no início de 2013, em Santos/SP.

No dia 26 de maio, domingo Olavo Laucas enfrenta mais um grande desafio, o Ironman Brasil.   A prova que acontece em Florianópolis/SC, inclui 3,8km de natação no mar + 180km de bike +42km de corrida. Uma verdadeira maratona que terá início as 6h30 da manhã.
Simples? Desta vez, além do empenho habitual necessário, Olavo teve um imprevisto que o fez se desdobrar na determinação, o que parece seu valor maior. Há um mês da  prova, ele  postou em sua rede social: “um tombo, seis fraturas na mão e nenhuma dúvida de que estarei 100% recuperado para o Ironman Brasil 2013!!! Manteve os treinos, incansável, com fisioterapia diária e garra. Para a natação, o médico só liberou treino para às vésperas do evento. Resultado: malas prontas, coragem, empenho e super exemplo de garra, rumo à Floripa.

“É nestas horas que concordo ainda mais com a frase 5% genética e 95% disposição e vontade de atingir os objetivos. O meu objetivo é (APENAS) me divertir, me superar, viajar e envolver a família nesse esporte que é duro, não posso negar.  Já chorei muito nos treinos; várias vezes, na piscina; na bike... Na corrida, a perna, muitas vezes, nem respondia de tanto esforço, dor, cansaço... muitas vezes, você não está bem mas tem que se superar. E eu fico feliz assim, sou um atleta amador e quero continuar!  Minha meta é fazer um Ironman em cada continente. Viajar com a minha família e ser um exemplo de superação para os meus filhos. Adoro isso e meus filhos curtem muito. Principalmente, o Eduardo que quer ser nadador. Ele nada desde os 6 meses. Hoje tem 6 anos.”  (Olavo Laucas)
("Arsenal": Olavo Laucas já está preparado para o Ironman Brasil) 

trilhas de Olavo:
Do interesse pelo esporte, em sua história de vida, Olavo lembra que, aos 14 anos, partindo da capital mineira foi (e voltou) de bicicleta para  várias cidades mineiras, com companheiros de trilha, em trajetos cuja distância médias, praticamente, corresponderiam  mais tarde, ao percurso de bike do Ironman. Mas, mesmo gostando e sentindo o bem-estar dos “passeios”, não tinha tempo de sobra para dedicar-se ao esporte.
Desde cedo, Olavo se envolveu profissionalmente com a empresa familiar, em outros trabalhos e em muitos, muitos estudos. Fez duas faculdades, graduando-se em Economia e em Direito, pela PUC; fez três pós-graduações, na Fundação Getúlio Vargas e na UFMG e teve adolescência mergulhada em estudos e trabalho, adiando o “fazer o que gosta” para bem mais tarde. A rotina de trabalho é intensa até hoje. Mas, habilidades administrativas notáveis e empenho, o auxiliam a conciliar trabalho e prazer. 
(Márcia Francisco)

Nenhum comentário: