9 de mai. de 2013

ESCRITOR OLAVO ROMANO ASSUME PRESIDÊNCIA DA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS


Candidato único à presidência da Academia Mineira de Letras, o escritor Olavo Romano será eleito, no próximo dia 13 de maio, segunda feira.  

Olavo Romano nasceu em Morro do Ferro, então remoto distrito de Oliveira/MG. Saiu cedo de casa, levando a memória das paisagens, costumes, falas e jeitos do interior, de que faria amoroso registro. Formado em Direito, com mestrado em Administração, proficiência em Inglês, foi professor, fez carreira no serviço público, aposentando-se como Procurador do Estado. Consagrado contador de causos mineiros, Romano construiu obra diversificada, que o levou aos meios de comunicação e à Academia Mineira de Letras

A primeira participação pública do novo presidente será nas homenagens ao Prof. Edgar de Godoy da Mata Machado, às 19 horas do dia 14, na Academia.

Romano figurava como candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Angelo Oswaldo de Araújo Santos, que, por ter sido nomeado para a presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Brasília) não pôde manter seu nome à frente da chapa. 

Olavo deu respeitável continuidade ao trabalho iniciado por Angelo Oswaldo, consolidando os apoios suficientes para eleger-se. Encabeçando a chapa convergência, acabou chegando a amplo consenso no seleto colégio eleitoral, graças aos entendimentos de que participaram  vários acadêmicos, com destaque para o presidente Orlando Vaz, Francelino Pereira e Aloísio Garcia.

Os demais integrantes da diretoria a ser eleita dia 13 são: Amilcar Martins, 1° Vice-Presidente; Yeda Prates Bernis, 2ª Vice-Presidente; Carmen Schneider Guimarães, Secretária-Geral; Elizabeth Rennó, Primeira Secretária; Patrus Ananias, Segundo Secretário; Márcio Garcia Vilela, Tesoureiro; Manoel Hygino dos Santos, 1° Tesoureiro; Angelo Machado, 2° Tesoureiro.

Nenhum comentário: