11 de set. de 2012

PARTICIPE DO BRAZILIAN MUSIC DAY

O MÚSICA MINAS, programa de fomento à produção e divulgação da música mineira, realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Cultura e a Sociedade Independente da Música - SIM, representante do Fórum da Música de Minas Gerais, convida os músicos, pesquisadores e jornalistas do estado para participarem do Brazilian Music Day. O projeto tem o objetivo de identificar e catalogar a multiplicidade da música brasileira. A campanha de coleta do material vai até o dia 21 de setembro. Mais informações no site www.musicaminas.com


O Programa Música Minas irá receber CDs, DVDs, LPs, livros, documentários, pesquisas e outros registros relacionados à música e enviar para o ARChive of Contemporary Music, com sede em Nova York. O ARC é considerado a maior coleção de música popular do mundo. Além disso, os trabalhos serão catalogados em um site dedicado à diversidade da música produzida no Brasil.

Os músicos e pesquisadores interessados devem encaminhar 2 ou 3 cópias dos seus respectivos materiais. O envio da terceira cópia é opcional e será uma doação para a instituição. Enquanto as duas primeiras cópias irão para o acervo da ARC, a terceira pode ser vendida para ajudar na manutenção do trabalho desenvolvido. Importante frisar que a ARC não aceita recursos governamentais ou de empresas privadas e sobrevive de seus leilões de música e doações de sua diretoria.
O material deverá ser encaminhado para o endereço: Programa Música Minas/Biblioteca Arc – Caixa Postal 100 – CEP 30.161.970, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Música Popular do mundo
Em 2011 foi lançado o primeiro World Music Day, com foco na música Islâmica. O site do projeto foi acessado por mais de 3 milhões de pessoas na época de lançamento da campanha e ainda recebe mais de 2000 visitantes por dia. A iniciativa foi premiada pela prestigiada Mesa Redonda dos Arquivistas de Nova York, como projeto mais inovador do ano.
Baseado nesse sucesso a ARC está desenvolvendo o primeiro Brazilian Music Day (BWMD). O projeto terá como um de seus resultados um site que irá apresentar e promover a rica cultura musical brasileira. O BWMD irá disponibilizar músicas, vídeos, shows, palestras, pesquisas, seminários, arte de capas de álbuns, fotos, links, etc, com o intuito de valorizar a beleza da música brasileira, ampliando o acesso da audiência global aos seus muitos gêneros e facetas.

Música Minas
Desde o seu lançamento, em 2009, o Programa MÚSICA MINAS beneficiou cerca de 740 artistas, por meio de 173 propostas selecionadas pelos seus Editais. A iniciativa levou artistas mineiros para importantes festivais, cursos e eventos em todo o mundo, além de ter realizado ações de representação em feiras internacionais de música como: WOMEX (Copenhague/Dinamarca), BAFIM (Buenos Aires/Argentina), CMJ Music Marathon (Nova York/EUA), CMW - Canadian Music Week (Toronto/Canadá), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Culturgal - Feiras das Indústrias Culturais da Galícia (Pontevedra/Espanha), dentre outras.
O programa Música Minas é realizado por meio da parceria firmada entre o poder público, representado pela Secretária de Estado de Cultura e a sociedade civil, na figura do Fórum da Música de Minas Gerais, que une entidades organizadas e representativas da música como a AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), COMUM (Cooperativa da Música de Minas), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALE MAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha).

Nenhum comentário: