8 de jul. de 2011

XIII FESTIVAL DE INVERNO DE SÃO GONÇALO DO BAÇÃO

teatro-ecologia-música-cinema-artesanato



Acontece, de 16 a 24 de julho, o XIII Festival de Inverno de São Gonçalo do Bação, distrito rural de Itabirito-MG. Criado em 1999 e realizado pelo Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, sob a coordenação do ator e dramaturgo Mauro Ghoña e de Marilene Mendonça, o evento integra um conjunto de ações coordenadas pelo Grupo e já se tornou referência no distrito e parte do calendário de eventos culturais do município. Realizado com os benefícios da Lei de Incentivo à Cultura de Itabirito, o Festival proporciona a interação cultural e social através de oficinas nas áreas de música, artes cênicas, artesanato, cinema e ecologia, promovendo também apresentações culturais e artísticas que levam tanto ao entretenimento quanto ao aprimoramento da visão crítica do indivíduo, para valorização do patrimônio histórico e cultural. Em 2011, o Festival vai contar com apresentações do Grupo Maracatu Baobá, Cia Circunstância, Tribo e Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, entre muitas atrações, todas abertas ao público. Inscrições e informações adicionais sobre o Festival: (0xx31) 3562 1177

A 14 km de Itabirito, o aconchegante distrito, com aproximadamente 1000 habitantes, localizado há 1100m de altitude, tem se tornado pólo de expressão artística, graças ao trabalho voluntário de profissionais da região. Fundado em 1997, Grupo de Teatro da cidade conta com, aproximadamente, 40 integrantes, com idades variando de 08 a 93anos.

Confira a programação dos eventos e oficinas em:
www.festivalinvernobacao.blogspot.com

Festival de Inverno de São Gonçalo do Bação
Criado em 1999 pelo Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, que iniciou suas atividades em 1998 com o ator Mauro Ghoña, o Festival de Inverno de São Gonçalo do Bação integra um conjunto de ações coordenadas pelo Grupo já se tornou referência no distrito e no município. Ele proporciona a interação cultural e social através de oficinas nas áreas de música, artes cênicas, artesanato, artes plásticas, literatura, vídeo e culinária, promovendo também apresentações culturais e artísticas que levam tanto ao entretenimento quanto ao aprimoramento da visão crítica do indivíduo, para valorização do patrimônio histórico e cultural. Além das montagens de peças teatrais, o Grupo de Teatro busca desenvolver no distrito um trabalho de formação artística e cultural, com realização de cursos e oficinas, através do Festival. O evento é realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itabirito, e é inserido no calendário municipal de eventos culturais. O Festival tem como objetivo potencializar e integrar a diversidade das expressões culturais, individuais e coletivas, através do intercâmbio de experiências e conhecimentos dos participantes, êxito alcançado progressivamente nas 12 edições já realizadas do evento.

São Gonçalo do Bação e o Grupo de Teatro
São Gonçalo do Bação é um distrito do município de Itabirito – MG, localizado a 14 Km da sede, situado no alto de uma colina, com vista ampla, tendo ao norte o Pico de Itabirito, ao leste a Serra de Capanema, ao sudeste o Pico do Itacolomy em Ouro Preto, ao oeste a Serra da Moeda e ao sul diversas colinas. O arraial surgiu no século XVIII, durante o ciclo do ouro. Tornou-se roteiro de tropeiros que iam de Vila Rica para os povoados que se formavam no Vale do Rio Paraopeba, região hoje de Moeda; e de Itabira do Campo, hoje Itabirito para Congonhas do Campo e Belo Vale. A construção da primeira capela data de 1740, por Antônio Alves Bação, português que garimpava o ouro de aluvião nos rios dos arredores. O GRUPO DE TEATRO SÃO GONÇALO DO BAÇÃO, vem desenvolvendo um trabalho CULTURAL e SOCIAL nesta comunidade desde l997 e tem elaborado eventos nas áreas de teatro, pesquisando e resgatando fatos da nossa história. O Grupo conta com um elenco de 30 participantes, desde criança de 08 anos até idoso de 93 anos, passando por adolescentes e adultos e conta com o apoio da Prefeitura e da Comunidade.
Direção
Mauro Ghoña é ator, diretor do Grupo de Teatro de São Gonçalo do Bação e faz teatro desde l983, quando fez o curso de Artes Cênicas na Oficina de Teatro de Pedro Paulo Cava, em Belo Horizonte, passando também pela Babaya Escola de Canto. Participou dos espetáculos: Hollywood Bananas, direção de Eid Ribeiro, A Cantora Careca, direção de Marcelo Castilho Avelar, Duas Histórias para Rir e Uma para Pensar, texto e direção de Fernando Limoeiro, Na Onda do Rádio, direção de Babaya e Eid Ribeiro, entre outros. Atualmente escreve, dirige e atua no Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação onde já montaram as seguintes peças, todas de sua autoria: Dominus Tecum, um auto sobre a paixão de Cristo; A Saga Baçônica, peça da época do ciclo do ouro onde tem origem o arraial de São Gonçalo do Bação; Dolores é a veia, comédia ambientada no início da década de 30 e tem como tema a chegada do primeiro aparelho de rádio no distrito; um Auto de Natal, teatro baseado em textos de Cora Coralina; Derrama lá, entorna cá! teatro sobre a influência do movimento da Inconfidência Mineira no arraial de São Gonçalo do Bação e Teatro de Variedades . Anualmente, em julho, o Festival de Inverno que em 2011 realiza a décima terceira a edição.


Nenhum comentário: