28 de abr. de 2011

LANÇAMENTO DO CD TROPOFONIA e
apresentação performance NEONÃO















O programa de rádio Tropofonia (rádio UFMG educativa 104,5) ganhou no ano de 2010 o principal prêmio do radialismo brasileiro: Prêmio Roquette-Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora, da ARPUB e do MinC. Tropofonia, uma experiência de linguagem, consiste na criação e apresentação de roteiros da vida e obra de poetas contemporâneos de agora, através de uma poética sonora de invenção, transformando o rádio em arte.
Tropofonia Belo Horizonte começou em 2009 com os argentinos Sebastián Moreno e Laia Ferrari e o poeta brasileiro Wilmar Silva. A partir de 2010, com a saida de Sebastián e Laia para Cochabama, Bolívia, onde criaram mais um núcleo Tropofonia, Francesco Napoli e Cristina Borges passaram a integrar o programa ao lado de Wilmar Silva.
O cd “Tropofonia” contém 19 (dezenove) faixas com poemas sonoros selecionadas dos programas apresentados em 2010, gravados nos estúdios da Rádio UFMG Educativa e masterizados por André Soares.
O show de lançamento do cd “Tropofonia” terá a apresentação da performance de poesia biosonora NEONÃO com Wilmar Silva e Francesco Napoli. Além de artistas convidados, ligados de alguma forma ao projeto, como os poetas Jovino Machado, Lucas Guimaraens, Regina Mello e Brenda Marques Pena, os músicos Pedro Morais e Phillipe Lobo, Thiago Diniz e Camila Teixeira, as cantoras Rita Silva e Carol Viveiros, os videomakers Gigio Gomes e Bruno Grossi, o produtor Pedrinho Alves Madeira, a artista visual Camila Buzelin.
NEONÃO é um trabalho de Wilmar Silva e Francesco Napoli com a intenção de desenvolver uma linguagem poética, sonora e física, que não fosse nem poesia e nem música, mas sendo performance em diálogo com todas as artes, tendo como essência as línguas da vida. A poesia biosonora é uma combinação de elementos da poesia sonora com ruídos provindos de música experimental sem cair em nenhum território. A voz perpassa uma infinidade de entonações do murmúrio ao grito e a guitarra é utilizada de modo experimental sem aderir às convenções musicais, mas dialogando com este universo. Na poesia biosonora a palavra e os ruídos produzidos pela guitarra entram em simbiose de modo que o poema se revele como coisa, como objeto quase táctil, quase tangível. A palavra como coisa é moldada pela voz de Wilmar Silva e pelos ruídos eletrificados da guitarra em uma incorporação do corpo da palavra. NEONÃO é uma linguagem inovadora que vem conquistando cada vez mais ouvintes interessados em novidades artísticas, com apresentações realizadas em Portugal, na Bolívia e no Brasil.
O formato radiofônico com o nome “Tropofonia” está no ar semanalmente desde fevereiro de 2007 na cidade de Rosario na Argentina. Em 2008 iniciou-se o programa no Uruguai na cidade de La Paloma. Em 2009 estreia a sede de “Tropofonia” em Belo Horizonte, e em 2010 o programa foi inaugurado em Cochabamba na Bolívia. E agora em 2011 o “Tropofonia” Belo Horizonte passa a ser veiculado também na Espanha, pela Universidad de Salamanca.  (FOTO: CAMILA BUZELIN)
EVENTO DE LANÇAMENTO: 30 de abril, sábado, 21h, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa  - Praça da Liberdade - BH - MG

Nenhum comentário: