10 de out. de 2007

XII Prêmio Mulher Influente - MG Turismo
Registro alguns flashes da noite de entrega do Prêmio, no dia 08 de outubro, Othon Palace Hotel.
É com alegria que recebo esta homenagem e, também com respeito, pois, trata-se de uma iniciativa de dois profissionais que há 22 anos proporcionam, com seriedade, não somente a confraternização, mas, o diálogo entre os profissionais da área de Turismo com todas as vertentes da sociedade, incluindo profissionais de economia, política e cultura, dentre várias.
Suely e Antônio Claret Guerra se empenham com coerência na missão responsável que tem a frente o sucesso de seu Jornal MG Turismo.
Tal carisma é fruto de profissionalismo, certamente, mas, que se une à consciência pessoal de elevado nível, frente a responsabilidade que cada cidadão tem à frente de sua sociedade.
É em nome dessa consciência que falo a vocês e que, ofereço esse troféu.
Nós mulheres, temos hoje papel de importância inquestionável frente à todas as áreas. Nem é necessário mencionar.
Esse troféu fortalece em mim e compartilho com vocês a necessidade imediata de valorização da ética em todos os aspectos da nossa vida.
Qualquer tipo de reconhecimento traz em si, caráter de responsabilidade.
Há quinze anos, quando me formei em Jornalismo, fiz um juramento que tinha como foco principal a atenção à ética. Há quase 10 anos atuando em assessoria de imprensa, procuro manter isso em mente.
Os valores morais de nossas sociedades, em todo o mundo, são transitórios. Mas, a ética é algo que se consolida e se eterniza em sua permanência. É dela que urge nos aproximarmos. Trata-se de um exercício diário.
Diante das dificuldades políticas atuais, que nem é necessário mencionar, gostaria que refletíssemos sobre nosso papel. Sou otimista. Acredito no ser humano e suas potencialidades bem aproveitadas, aprendi isso com meus pais, meus primeiros e eternos mestres e hoje reaprendo com minha filha, que, aos 4 anos é pura esperança.
Ao lado dos baldes de roupas sujas, que aos poucos estão sendo lavadas, o Brasil abraça um instante em que a força jovem e renovadora abre espaço em todas as instâncias, inclusive na política, haja vista a atuação do governador desse Estado junto à sua equipe, cuja expansão tem se mostrado de maneira digna. Na reconstrução é necessário unir os valores sábios das gerações anteriores à ousadia e garra dos representantes do novo tempo. Parece que estamos caminhando bem.
Que possamos continuar.
Depende de nós. Me lembro de uma fala do saudoso sociólogo Betinho, sobre um beija-flor que, levando água no seu pequeno bico, acreditava colaborar para a extinção de um incêndio na floresta.
Somos beija-flores nesta empreitada. Cada um tem seu tamanho, mas, pode fazer sua parte.
E, ainda com os beija-flores podemos aprender a leveza na condução de cada toque.
Da natureza que somos em essência, com perseverança, talvez possamos alcançar a força da águia. O caminho é poder sustentar o olhar. Com ética.
Márcia Francisco
(Saúdo aqui, a jornalista Christina Lima, também homenageada com o Troféu Mulheres Influentes, com quem sempre aprendi muito e que, considero mestra e referência na minha carreira jornalística, a quem reverencio meus mais sinceros agradecimentos.)






Nenhum comentário: