22 de out. de 2007

ENCONTROS COM A LEITURA
O ciclo de palestras “Encontros com a leitura”, uma realização da Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, unidade da Secretaria de Estado de Cultura, tem como objetivo colocar em discussão a leitura, o livro e a biblioteca pública. Serão cinco eventos no período de 24 de outubro a 26 de novembro, todos com entrada franca. Estão convidados para esse ciclo bibliotecários, professores, estudantes universitários, editores, escritores e pessoas interessadas em leitura e biblioteca pública. Os encontros acontecerão no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21 – BH – MG), sempre às 19h.
As inscrições para o ciclo completo, que emitirá certificado, podem ser feitas na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, pelo telefone (31) 3269 1166 – ramal 120, ou através do e-mail dail.sub@cultura.mg.gov.br. Os interessados também poderão participar de palestras isoladas, sem necessidade de inscrição prévia.
CONVIDADOS:
No dia 24 de outubro, o convidado é o escritor paranaense Miguel Sanches Neto, um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, com o tema ‘Herdando uma biblioteca’ – título de um de seus livros. Em novembro, os encontros acontecem no dia 07, com a presença do mestre em história e doutor em educação Fabiano dos Santos, que implantou e coordenou o projeto ‘Agentes de Leitura’, da Secretaria Estadual de Cultura do Ceará abordando o tema ‘Ações de incentivo à leitura e os impactos gerados em comunidades carentes’; no dia 13, professor titular do Departamento de Ciências da Computação da UFMG, Virgílio Fernandes de Almeida com o tema ‘Leitura literária e novas tecnologias’; no dia 19, Sílvia Castrillón, dirigente da ASOLECTURA (Associação Colombiana de Leitura e Escrita), que desenvolve um trabalho em torno da leitura nas bibliotecas públicas da Colômbia com o tema “ Ler e escrever o mundo – a rede de bibliotecas da Colômbia’. O evento terá seu encerramento no dia 26, com presença do premiado escritor e ilustrador Roger Mello, de Paulo Bernardo Vaz e Maria Antonieta Pereira, professores da UFMG, com o tema ‘A imagem e a letra’. (clique na imagem para amplia-la)


TEIA 2007
Denominado como o maior encontro da diversidade cultural do Brasil, o evento Teia 2007, reunirá cerca de 600 Pontos de Cultura, de 07 a 11 de novembro, em Belo Horizonte, com a proposta de um público de mais de 100 mil pessoas.
Grande parte da diversidade cultural do Brasil estará reunida em Belo Horizonte, entre os dias 07 e 11 de novembro, na Teia 2007. Essa celebração, que será focada na relação entre Cultura e Educação, reúne centenas de Pontos de Cultura de todo o Brasil, com as mais variadas formas de atuação e expressão cultural, promovendo o diálogo entre eles e diversos setores da sociedade.
Os Pontos de Cultura são organizações espontâneas da sociedade que promovem cultura, educação e economia solidária em suas comunidades. Hoje, segundo o Ministério da Cultura, 650 Pontos de Cultura participam do Cultura Viva - Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania. São núcleos de expressão cultural tão diversos quanto a Ciranda do Thiangá, de Boa Vista (RR), os Índios On-Line, de Pau Brasil (BA), o Cinema Meninos de Araçuaí, de Belo Horizonte (MG), a Rede Comunitária de Produção Audiovisual, de Brasília (DF), a Orquestra de Violinos, do Rio de Janeiro (RJ), o Laboratório de Poéticas, de Diadema (SP) e o Anima Bonecos, de Rio do Sul (SC).
Saiba mais sobre essa programação visitando o SITE DO EVENTO

Nenhum comentário: