5 de jul. de 2022

VAGO - FRED CHAMONE LANÇA MUSIC E VIDEOCLIPE

 

foto: Iana Domingos 

O compositor, guitarrista/multi-instrumentista, arranjador e produtor musical/audiovisual, Fred Chamone, escolheu o Dia do Amigo – 20 de julho, para o lançamento do Videoclipe de "Vago". A música integra o álbum "Enigma" - primeiro Álbum de Música Instrumental/Jazz de Fredoka, como o artista é conhecido. O disco chegou às plataformas digitais em maio desse ano. “Vago” será lançado no canal YouTube do artista: http://bit.ly/3OPul1E

 

"Vago" tem fortes influencias do Jazzista Norte-Americano "Chet Baker". É um jazz obscuro e melancólico, e expressa a angustia de uma paixão não correspondida. A composição é de Fred Chamone. A faixa teve produção musical, gravação, mixagem e masterizaçãodo próprio artista, no Studio Indepedente. Gravação de pianos: Pedro Durães no Estúdio New Doors Vintage Keys, piano: Rafael Martini, trompete: Wagner Souza, bateria: Felipe Continentino, contrabaixo: Frederico Heliodoro  e Guitarra: Fred Chamone. 

O videoclipe, todo feito em 4K, conta com a performance de Fred Chamone, junto a Felipe Continentino, Frederico Heliodoro, Rafael Martini e Wagner Souza. O cuidado e a preocupação estética, revelada na direção de fotografia consolida a harmonia entre imagem e música. Com direção, edição de vídeo e colorização de Fred Chamone, filmagem de Chamone e Donald Carlos, o vídeo foi filmado no Studio Independente (BH) e no New Doors Vintage Keys (BH).

FRED CHAMONE

Natural de Belo Horizonte/MG, Fred Chamone é músico profissional há 22 anos. Atua como compositor, guitarrista/multi-instrumentista, arranjador e produtor musical/audiovisual. Proprietário do "Studio Independente", trabalha com produções audiovisuais nesse estúdio há 11 anos, onde coordena diversas produções e trabalhos artísticos. o artista está lançando, em 2022,  seu primeiro álbum de música autoral, instrumental/Jazz, intitulado “Enigma”. No disco, com nove faixas inéditas, Fred compôs e escreveu arranjos para Vibrafone, Flauta, Cordas, Corne/Oboé, Trompete. Contou com a participação de grandes músicos mineiros como Rafael Martini e Rodrigo Lana (pianistas), Felipe Continentino, Yuri Vellasco e Estevan Barbosa (bateristas), Frederico Heliodoro, Adriano Campagnani, Filipe Felix (contrabaixistas),  Nara Franca (Orquestra Sinfônica de BH) Israel Silas Muniz (Orquestra Filarmônica de MG),  Rodrigo De Oliveira, Camilla Ribeiro e Willian Neres (Violinista e Violoncelistas da Filarmônica MG),  João Drumond (Percussionista e Vibrafonista), dentre outros. Agora, lança o  2° videoclipe desse álbum, referente ao single intitulado "Vago",  terceira música do álbum. 

Chamone, por ele mesmo:

“Eu já me aventuro na praia da música instrumental a um bom tempo. Lancei outros quatro singles de música instrumental; O primeiro deles, em 2016. Em 2009, comecei a estudar harmonia mais a fundo e a criar música instrumental. Alguns grupos e artistas de música instrumental e de música mineira me inspiraram a sair da zona de conforto (Rock/Blues/MPB/Bossa) e me lançar em algo mais complexo. Um disco importante na minha caminhada musical foi o “Clube da Esquina I” e singles do Toninho Horta e do Tavinho Moura como “Beijo Partido”, “Paixão e Fé” e, ainda, muito da obra do Hermeto Pascoal e também de artistas da nova geração da música instrumental mineira como o "Grupo Ramo (2008)", Rafael Martini e Deangelo Silva. 

Com a pandemia, em 2021, acabei dando vazão composicional ao álbum, compondo as harmonias naturalmente no violão e depois desenhando as melodias. Minha relação com a vida e a morte, desfechos, alegrias, tristezas, e questionamentos, foram o principal combustível do álbum. E a inspiração maior foi a natureza de Minas Gerais. Cachoeiras, vales, vistas, mirantes, mar de morros, os bichos, etc. 

"Enigma" é um álbum bastante harmônico/melódico, bem mineiro em sua sonoridade. Busco através da música homenagear a cultura mineira e exaltar a beleza da natureza de nosso estado. Além do café, da cachaça, e do pão de queijo, eu considero o Jazz Mineiro, o melhor do mundo. 

Eu valorizo muito a textura e a harmonia. Melodias foram criadas valorizando cada fraseado. Faço uma música instrumental com influência de “Jazz Mineiro” e regionalismos nacionais e algumas faixas são sinfônicas. Gosto compor harmonias que me surpreendem, gosto do acaso, do incomum, do exótico, do inesperado. Gosto da surpresa no processo de criação e também no decorrer da produção da música. Gosto da aventura de não saber como a música vai concluir.  Me inspiro nas vanguardas brasileiras, entre elas, em especial o Clube da Esquina, o Tropicalismo e a Bossa Nova.” (Fred Chamone)

Facebook: http://www.facebook.com/fredchamone

Instagram: http://www.instagram.com/fredchamone

LANÇAMENTO DO VIDEOCLIPE “VAGO”

Fred Chamone

20 de julho, no Canal YouTube do artista

Link para ativação do sininho:

http://bit.ly/3OPul1E

Acesso gratuito

Ouça o álbum Enigma em todas as plataformas digitais:

https://onerpm.link/806265578150

Nenhum comentário: