24 de out. de 2021

Bacharéis do Samba: além do Carnaval - solidariedade e ação social

REGISTROS DA AÇÃO  - ACERVO BACHARÉIS SOLIDÁRIO 


A ação social Bacharéis Solidário é realizada por iniciativa da direção do premiado  e carnavalesco Bloco Caricato Bacharéis do Samba.  Teve início em maio de 2021 e prossegue, em progressivo crescimento até o presente momento. 
O propósito reúne membros do bloco, amigos e voluntários. 
Consiste na preparação e distribuição de marmitas para membros  carentes da comunidade do Morro.
Essencialmente, uma equipe de, aproximadamente, 15 pessoas, incluindo um chef de cozinha, prepara os alimentos, arrecadados através de coleta de doações do próprio grupo. Um pequeno salão, situado à Rua Bolívia, 1184 - Morro do Papagaio, BH/MG é cedido para a finalidade, nos dias de ação é o centro da produção e distribuição de parte das marmitas. A outra parte é levada, diretamente, pelo  Bacharéis Solidário até o assentamento Carrapato (Rua João Evangelista Pinheiro, 37 - Santa Lúcia, BH/MG). No local, com profunda carência e necessidade de dignidade humana, cerca de 70 pessoas são beneficiadas. 
A Ação recolhe é repassa doações de roupas, calçados, utilitários, mobiliário e eletrodomésticos, frequentemente disponibilizados. 
Não existe cadastro. A beleza do evento mostra a própria comunidade local integrada, deixando, espontaneamente, marmitas e doações para o público mais carente. 
Todo o processo e permeado por cuidados, higiene, capricho e muito afeto, numa celebração valiosa da capacidade de união entre os seres, em benefício de uma causa justa. 
Como ações complementares, já foram realizados eventos, entre eles, a festa da criança, com sanduíches e guloseimas entregues, brincadeiras e arte. 
Como campeões do Carnaval de BH, o Bloco Bacharéis do Samba reverteu todo o valor arrecadado em cestas básicas para a comunidade. 
Trata-se de um olhar ativo e consciente em  nome da responsabilidade social e ação de cidadania responsável que merece apoio e aplausos.

Nenhum comentário: