29 de set. de 2021

Queijo Minas Artesanal Entre Serras - da Piedade ao Caraça rumo ao reconhecimento oficial



Na terça, 28 de setembro, com honra, integrei um momento histórico e de valiosa importância para nosso Estado, no âmbito da identidade regional.

Fui convidada a participar, em Barão de Cocais/MG, de etapa fundamental no processo oficial de reconhecimento do Queijo Minas Artesanal "Entre Serras - da Piedade ao Caraça".

A oficina, que aconteceu na sede da UAB - Universidade Aberta de Barão do Brasil, definiu as características do queijo.

O trabalho de caracterização - primeiro passo para o reconhecimento oficial - vem sendo realizado em várias etapas com muito empenho.

"Entre Serras" abrange os municípios de Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bom Jesus do Amparo e Caeté, região Central do estado.

O levantamento está sendo feito há cerca de um ano pela Emater-MG.

A ação de caracterização do Queijo Minas Artesanal região de Entre Serras da Piedade ao Caraça é uma parceria da Emater-MG com prefeituras municipais, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Senac, Santuário do Caraça e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Representantes dessas entidades, produtores e convidados estiveram no encontro de ontem. Entre eles: Vani Pedrosa, do SENAC, Nissan Felix, do IMA, o vice-prefeito de Barão de Cocais, Lourival Ramos, o Secretário Municipal  de Desenvolvimento Econômico, Leandro Fontana. 

Foi notável a participação e interesse dos produtores de queijo da região. Essa é uma conquista esperada, há tempos. E, agora, está próxima de acontecer.

Rejane Mendes, da Emater-MG, em Barão de Cocais, ressaltou os valores patrimoniais, históricos, culturais, de identidade e de respeito as produtores e à terra. Lembrou que as ações em parceria vêm somando eficácia e agilidade. Ressaltou, ainda, o quanto A Emater-MG, tem se empenhado, não somente nessa, mas, em muitas ações transformando a realidade do campo, da agricultura familiar,  da qualidade de vida. A fala da profissional é facilmente credibilizada pelas pessoas que encontrei. Inclusive, em relação às quitandeiras locais, que têm, além das festas anuais típicas, valorizando a produção e a goiabada, contam com trabalho contínuo da Emater. E já alcançam maior visibilidade, participando de eventos externos e, claro, com o Turismo da cidade que já chama atenção do país, pelas iguarias típicas e diferenciadas.  Aliás, valorizando esse aspecto, após a oficina, um primoroso lanche com diversidade de quitandas locais, incluindo premiadas na mais recente edição do Concurso de Quitandeiras,  foi servido aos participantes. 

O queijo "Entre Serras" certamente chega para todos nós, fortalecendo a região, queijeira de qualidade, para além fronteiras. Assim seja!

Márcia Francisco 



Confira as características observadas, na experiência sensorial e técnica de ontem e, que definirão, oficialmente, o queijo "Entre Serras - da Piedade ao Caraça":

Cor - amarela 

Crosta - lisa 

Odor - moderado 

Sabor - moderado 

Consistência - macio 

Textura - compacta, com ocorrência de olhaduras 

Formato de borda - reta ou arredondada 

Peso - entre 600g e 900g 

Altura - entre 4cm e 5cm

Diâmetro - entre 13cm e 15cm 

Outros tamanhos:

Peso - entre 200g e 400g:

Altura - entre 4cm e 5cm 

Diâmetro - 10cm a 12cm 

Peso - entre 3kg a 5kg:

Altura - 8cm a 10cm 

Diâmetro - 20cm a 24cm



Nenhum comentário: