15 de jun. de 2019

Conexão Empresarial

O Conexão Empresarial, evento realizado pela VB Comunicação, está acontecendo neste final de semana, no Centro de Convenções do Minas Náutico, na Lagoa dos Ingleses. Esse projeto visionário que tem a frente Paulo Cesar de Oliveira e o filho Gustavo César de Oliveira tem reunido politicos, empresários e representantes da sociedade organizada, com a finalidade de gerar diálogos produtivos e debates sobre a situação política e econômica brasileira.
O primeiro dia do evento contou com talks de  Anderson Birman, fundador da Arezzo, com sua história de crescente sucesso e inspiração; Sergio Leite, presidente da Usiminas, discorreu sobre os desafios da empresa, enfrentados nos ultimos três anos.A fala do  governador Romeu Zema abriu a tarde. O  arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira trilhou ima reflexão da importância da fé e da espirtualidade em tempos de crise. O diretor da Vale, Marcel Klein revelou o pior momento da empresa nestes 77 anos e um empenho para contornar a grave situação das comunidades diante dos fatos relacionados às barragens. Falou ainda do monitoramento constante em Barão de Cocais. O presidente da Anglo American, Wilfred Brujin, abordou a questão do vazamento do mineroduto e os desafios neste processo. Também em palestra,
O empresário Rodrigo Mascarenhas, fundador da RM Sistemas discorreu sobre o impacto  das inovações tecnológicas, ressaltando a automação e a força da indústria 4.0.
Enfim, além destes que destaquei, muitos foram os temas abordados no primeiro de dois dias do Conexão, que fechou a programação de palco com a fala do  presidente do Supremo Tribunal Federal. O ministro Dias Tofolli defendeu, arduamente,  a necessidade de reduzir textos da constituição, fortalecendo a ideia de que os detalhes do texto promovem uma judicialização excessiva
"Quando tudo vai parar no judiciário é o fracasso da sociedade, do mercado, do modelo. Então, não culpem o judiciário.
(...) Temos que ter menos texto na constituição e valorizar a sociedade enquanto solucionadora de conflitos". Tofolli  abordou o  excesso de processos que vão parar no STF é uma "questão cultural". "Tudo acaba caindo no STF. No ano passado o tribunal decidiu 123.750 questões, sendo 14 mil decisões colegiadas. Nenhuma outra Corte Suprema no mundo tem este volume de trabalho”, ressaltou. Na defesa do que vê como "perspectiva positiva", fortaleceu:
"Temos que desconsticionalizar o pais.
Diminuir o texto da constituição (...)
Ampliar o  dialogo, a convivência entre os interlocutores com os poderes capazes de solucionar. Tofolli, encerrou com parecer  referente à função dos tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal, algo que mencionou numa entrevista recente à Revista IstoÉ, citando Melbourne em fala à princesa Vitória: "Governar é garantir a força da moeda.
É garantir que os pactos serão cumpridos".
Nas conversas de almoço e café, no Conexão Empresarial, a certeza de que a crise nao poupou ninguém. Se fala em desafios, superação e, de alguma forma, surge um vislumbre de otimismo, diante de sutis movimentações no setor econômico. Ao que parece, entretanto, se manter estável já é mérito.
Márcia Francisco
PS: Nas imagens,  registros de alguns encontros, reencontros e  conexões profissionais, que tive ontem, por lá. Bom, também, rever, colegas, amigos e parceiros profissionais.
Registro meu repeito pelo jornalista e empresário Paulo César de Oliveira, notável ser humano, cuja história me inspira. Seu profissionalismo e visão me ensinam muito, através dos tempos.
Rever queridos  amigos e colegas como Maria Eugênia Lages (editora-geral do Grupo VB Comunicação, Marco Antônio Lage, hoje na Cemig, o presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Santiago , anfitrião atual do Centro de Convenções que está acolhedor, matar a saudade em lembranças de Fernando Brant, com Roberto Brant, na semana que somamos quatro anos sem nosso poeta da luz, conversar com Liliane Hermeto sobre o filho seminarista, nosso paroquiano anjo... ao lado das trocas sempre produtivas com Marcelo Matte e, Eduardo Bernis, atual Secretário de Estado de Cultura, amiga Merces Quintão Fróes (à frente da diretoria comercial e de relacionamento da Unimed-BH), entre outros, como Anderso  Birman, Modesto Araujo, Marcilio Soares, colega Igor Basilio, futura mamãe, Deputada Federal Greyce Elias, João Carlos Amaral, Tião Mourão e outras inspirações que fortalecem o coração,  as oportunidades Gump inusitadas que a profissão e os caminhos trazem, como dialogar olhos nos olhos com o presidente do STF, junto ao ex-presidente, simultaneamente.
Experiências que amplificam a dimensão da  responsabilidade ética e cidadã, numa realidade que precisa ser inclusiva e digna a todos nós.
Márcia Francisco



















Nenhum comentário: