16 de nov de 2016

Todo In Canto do Rio - Marcos Catarina: um canto às águas em homenagem ao irmão, Vander Lee show, em noite única no Cine Theatro Brasil Vallourec


No dia 23 de novembro, quarta-feira, às 20h, no  Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça Sete – BH – MG),  Marcos Catarina apresenta o show “Todo In Canto do Rio – um canto das águas”, em homenagem ao irmão:  o cantor e compositor, Vander Lee, falecido em agosto deste ano.
O artista apresenta canções autorais que remetem as águas, aos rios e as marés.  No repertório músicas do álbum Entre Canções (2015) e Todo In canto do Rio (2016), além de releituras da obra de Vander Lee.  O espetáculo terá as participações especiais de Dona Jandira e dos filhos de Vander Lee,  Laura Catarina e Lucas Rasta Catarina.
Marcos Catarina se apresenta, acompanhado pelos músicos: Enéias Xavier e Johnny Herno.
Os ingressos para o show já se encontram à venda na bilheteria do Teatro e no site www.compreingressos.com

Marcos Catarina, cantor e compositor mineiro, tem uma trajetória de exercício musical constante.  Ao longo de sua trajetória artística vem desenhando uma identidade musical permeada pelo dialogo entre o urbano e o rural, entre a Word music e a Musica popular brasileira. Caminheiro, passeia, literalmente, pelas mais diversas culturas e, na música, deixa-se fluir.
“Nestas tortuosas curvas, alaúde é o seu mar” (in Ode ao Compositor Popular)
Com uma sonoridade intimista busca mesclar entre diferentes gêneros da música popular brasileira, fusões sonoras que passeiam pelos regionalismos da canção mineira às influencias da música pop, destacando as referencias dos ritmos de matrizes latinas e africanas.  
Marcos já esteve no palco ao lado de  Dona Jandira, Milton Nascimento e do irmão, Vander Lee, entre muitos outros. Agora, o show Todo In Canto do Rio traz por canções autorais que remetem as águas, aos rios e as marés. Para o artista, tratar a questão da água. Elemento que em sua música, tem importância especial – e virou disco, já que valoriza a poética sentida na dimensão da vida real.
“Eu tentei te encontrar na imensidão do mar/ No encontro das águas /Sonhos transbordaram” (Marcos Catarina)
Nos tempos atuais, onde as águas de Minas e do mundo choram secas, obscuras ou escassas, é tempo de louvar o seu valor – somos água e a deixamos se perder. Quem se perde afinal?   “Na maioria das culturas a água possui uma dimensão sagrada, por ser fonte de purificação e renovação da vida. A presença da água é substancial no cancioneiro popular afro-mineiro que deságua em nosso sincretismo cultural, expresso na musica popular brasileira”, lembra Marcos Catarina.

Todo In Canto do Rio - Marcos Catarina:
um canto às águas em homenagem ao irmão, Vander Lee
23 de novembro, quarta-feira, às 20h
Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec
Praça Sete – BH – MG
Participações especiais:
Dona Jandira/ Laura Catarina/Lucas Rasta Catarina

Ingressos: R$20,00 – vinte reais (inteira), já à venda na bilheteria do Teatro e

Nenhum comentário: