23 de set de 2016

XIV FIC - GRAN FINALE: HOMENAGEM A FERNANDO BRANT COM 20 ARTISTAS E 2000 MIL VOZES DO CANTO CORAL, NA SERRA DA PIEDADE

Show acontece na data em que o 
compositor completaria 70 anos!
até lá, com entrada franca, apresentações acontecem em
50 lugares de BH e outras cidades mineiras.



Até o dia 9 de outubroBelo Horizonte e outras nove cidades mineiras estão sendo contempladas com o XIV Festival Internacional de Corais & Bandas - FIC.
Com entrada franca e com o objetivo de envolver as comunidades e difundir o Canto Coral, o FIC já integra o calendário oficial da capital mineira, passeando pelo seu rico conjunto arquitetônico e efetivando as atividades turísticas e culturais da cidade.
Ao todo, 130 corais, em quatro mil vozes, entoam canções criando uma atmosfera de alegria e encantamento em sintonia especial com o público.  O evento é, ainda, uma oportunidade especial de turismo cultural em regiões próximas à BH, a saber: Casa Grande, Distrito de São Miguel de Cajuru/São João Del Rei, Distrito de São Vicente/Baldim, Pedro Leopoldo, Sabará, Mariana, Ouro Preto, Betim e Contagem.

O FIC E O CANTO CORAL
Tradição, o Canto Coral representa importante expressão da música. Muitos artistas têm suas primeiras experiências musicais através de corais, onde lapidam sua voz, com o exercício de audição e despojamento que é cantar em grupo. Saber ouvir, timbrar e fazer soar melodias e arranjos, reproduzindo belezas que reproduzem até mesmo instrumentos musicais dos mais diversos. Das escolas, às igrejas, às comunidades várias, o canto coral nasce universal representando importante segmento, porta-voz de todos os estilos musicais.
Com essa consciência, há 14 anos, o maestro Lindomar Gomes, idealizador e curador do evento, abraçou  a causa de perpetuar o respeito e, principalmente, promover o contato do público com o canto coral e as bandas de música, através do FIC.

HOMENAGEM A FERNANDO BRANT
A cada ano, uma personalidade (ou movimento) da música é homenageada. Nesta edição, Fernando Brant será celebrado. Cada coral integrante interpreta uma canção de autoria de Brant e um Gran Finale acontecerá no dia 9 de outubro, quando seria celebrado o 70º aniversário do compositor, falecido em 12 de junho de 2015. 

GRAN FINALE
O encerramento do FIC, no domingo, dia 9 de outubro, às 11h, contará com 2000 vozes do Canto Coral, ao lado de: AmarantoChico LoboFagnerFernando GomesGabi DrumondGeraldo ViannaMarcus Viana Mariana BrantMarina Machado Murilo AntunesNelson Angelo, , Quarteto Cobra CoralTadeu FrancoTavinho MouraTavito Telo BorgesToninho HortaTunai,Vitor, Santan Wilson Sideral e Wagner Tiso.

O evento acontecerá, também, com entrada franca,no Adro da Ermida da Padroeira Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté/MG.

Como chegar: www.santuarionsdapiedade.org.br/como-chegar.php 

 

Com os vinte artistas convidados para o Gran Finale, estarão: Ars Nova-Coral da UFMGBanda de Música São Vicente de PauloBanda do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Banda Musical Nossa Senhora do Carmo Banda Sinfônica do Santuário Bom Jesus MatosinhosCamerata LuxCoral Anos DouradosCoral Arte e HarmoniaCoral ASES – MG,  Coral Campus em CantoCoral Canarinhos de SantanaCoral Cantáridas Coral Canto Enquanto EsperoCoral Canto LivreCoral Cantos, Contos e CantigasCoral Casa GrandeCoral Cênico Arte & Canto Coral da Assembleia Legislativa de MGCoral da Associação São Vicente de Paulo Coral da OAP UFMG Coral da Universidade FUMECCoral do Clube Jaraguá Coral do ViscondeCoral Doce Melodia/Aposvale-BHCoral Doce Vida Coral Dom SilvérioCoral dos Correios - Vozes de MinasCoral dos DesafinadosCoral Ensaio AbertoCoral Espírita Vinha de LuzCoral Fenabb da AABB Pedro LeopoldoCoral Imprensa-ABTCoral Infantil Casa GrandeCoral Juvenal Alves VilelaCoral Lírico São Gonçalo do Rio AbaixoCoral MelodiaCoral Municipal Conceição do Mato Dentro Coral MusicantoCoral Prof. Marcos Valentino - Sete Lagoas Coral São TiagoCoral SicoobCredicomCoral St. JudeCoral Voz Em CantoCoral Vozes da Liberdade - PRMGCoral Vozes da SerraCoral Vozes da Vida e SaúdeCoral Vozes de PrataCoral Vozes Do Campus (UFMG)Coral Vozes do Vale do ParaopebaCoro Cênico UCAMCoro Ecos Sonoros da FEUC-RJCoro Palestrina de ItatiaiuçuFamília Alcântara CoralFilarmônica Municipal de Itaú de MinasGrupo Acordes do MonteGrupo Angelus - Coral/CamerataGrupo Musical SerenataGrupo Villa-LobosOrquestra Filarmônica Pedra VerdeSociedade Musical Santa Cecília, Vox Coral de CaraguatatubaTocando em Frente Turnê Coral Canto & Vida e VOZICAL - Vozes do Instituto Cultural Ad Libitum.

imagem feita por ocasião de bate papo com Fernando Brant,
Tavinho, Tavito e Murilo Antunes, com crianças da rede municipal de ensino - ARQUIVOFIC 

 

A ESCOLHA DE FERNANDO BRANT
Ao lado da indiscutível importância do compositor e poeta Fernando Brant para a música, alguns aspectos peculiares justificam a escolha do idealizador do FIC, Maestro Lindomar Gomes.
Amigo fiel e grande parceiro de Lindomar Gomes, Fernando Brant vibrou e participou, ativamente, de todas as edições do FIC, que aconteceram anualmente e de forma ininterrupta.“Mais do que um grande nome, Fernando Brant me deu a honra e alegria de produção da série de shows‘Conspiração dos poetas’, realizada por ele, ao lado de Tavinho Moura& Mariana Brant. Essa convivência e a presença de Fernando em todos os Festivais que realizei, fez com que um dia ele me designasse “Vendedor de Sonhos”, título correspondente à consagrada parceria de Brant e Milton Nascimento. Em 2004, através de uma de suas lindas *crônicas – publicadas no Jornal Estado de Minas, quando eu já estava decido que aquela seria a  última edição do FIC  diante das dificuldades de viabilizar tão grandioso evento, uma surpresa.  O amigo que tanto me inspirava, ao qual me acostumei a referir como Bíblia, ao escrever sobre o Festival, mudaria minha decisão, quando me surpreendi com a última frase daquele texto, escrita por Brant: "Ano que vem tem mais". E, assim, continuei...” , reflete Lindomar Gomes.

FERNANDO GOMES:
Lindomar e sua esposa Juliana geraram o filho, Fernando Gomes, nascido em 13 de outubro de 2015, quatro dias após a data de nascimento de Brant e quatro meses após sua morte. No nome, a homenagem ao amigo.

Fernando Gomes – em 2015, ainda no ventre, participou de dez encontros de bandas e de todos os eventos do FIC, além de tantos outros eventos musicais. Como diz seu  pai, “respira música”.No Auto de Natal, em dezembro do mesmo ano em Casa Grande, já aos dois meses, Fernando Gomes atuou como o menino Jesus, ao som da música “Meu bomJosé”, de Rita Lee.
Desde os cinco meses de idade, Fernando Gomes participa, assiduamente,dos cursos de musicalização para bebês, do CMI - Centro de Musicalização Infantil da UFMG e da ChorusMusica e Psicologia, apoiadora do FIC.

LINDOMAR GOMES:
O Maestro Lindomar Gomes é formado em Canto, Canto Gregoriano e Regência Coral pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Técnico em Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, é formado também em Arte educação pela UEMG e Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas. Maestro do Coral Ensaio Aberto, onde desenvolve um projeto de resgate do Canto Coral voltado para composições brasileiras e do movimento musical mineiro "Clube da Esquina". Rege também o Coral Casa Grande Infantil e Adulto. Coordenou vários festivais pelo Estado como Festival de Inverno de Itabira e Festival de Verão de Pedro Leopoldo. É idealizador e coordenador do FIC Festival internacional de Corais & Bandas. Recebeu da Prefeitura de Lagoa Santa a Comenda Dr. Lund e do Governo de Minas a Medalha da Inconfidência pelos relevantes serviços prestados à Cultura.

MÚSICA TEMA:
Com música do Maestro Leonardo Cunha e letras de Márcio Borges e de Murilo Antunes, ‘Sentinela de Minas’, música tema do FIC 2016, apresenta interpretação inédita, com as duas letras concebidas em homenagem a Fernando Brant.

2017:
O maestro Lindomar Gomes, idealizador e realizador do FIC, há 14 anos. anunciou que o tema 2017 será Maria. Contou também que em outubro de 2017, acontecerá a inauguração do Museu Maria Regina Mundi - dedicado a Maria, a mãe de Jesus - na Serra da Piedade pelo Santuário Nossa Senhora da Piedade. Na ocasião, o FIC terá seu ponto alto com show de Maria Bethania, Fagner e Marcus Viana. O maestro Lindomar Gomes irá reger um coral de 1000 vozes, junto aos três artistas convidados.

Trata-se de uma parceria já efetivada entre o FIC, o Santuário Nossa Senhora da Piedade, a Arquidiocese de Belo Horizonte e  a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. 

Na mesma festa, também serão celebrados os 250 anos de construção da Ermida Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. O evento culminará com a visita de Sua Santidade, o Papa Francisco, por ocasião dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. 


XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS - FIC 2016

Idealização e produção: Maestria Arte e Cultura

Informações adicionais: (31) 988060129

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

www.festivaldecorais.com.br

Nenhum comentário: