15 de mar de 2016

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ARTISTAS - VIRADA CULTURAL 2016


 Fundação Municipal de Cultura abre inscrições para artistas locais que quiserem se apresentar na Virada Cultural. Evento acontece nos dias 9 e 10 de julho




Ao mesmo tempo que anuncia a data da edição 2016 da Virada Cultural, dias 9 e 10 de julho, a Fundação Municipal de Cultura abre nesta segunda-feira as inscrições para artistas locais que quiserem se apresentar no evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 14 de março a 3 de abril de 2016, por meio do site, www.viradaculturalbh.com.br.

Para Leônidas Oliveira, Presidente da FMC, julho será um mês especial para a cultura. “Em julho, BH vai virar. Além da Virada Cultural, que está sendo preparada com muito carinho, a Prefeitura organiza mais uma edição do Arraiá de Belô e ainda está marcado para o mês um momento especialíssimo, que todos estamos aguardando, que é o anúncio da Unesco com o resultado da candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha como Patrimônio Mundial. Caso se confirme a resposta positiva, a Fundação Municipal de Cultura preparará uma grande festa para que os belo-horizontinos possam comemorar com justiça esse gigantesco presente”, afirma Oliveira.

Inscrições para artistas
Podem se inscrever artistas, grupos e coletivos que atuam nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Intervenções Urbanas, Literatura, Música, Feiras, Cultura Popular e Mestre de Cerimônias. Outras áreas criativas que dialogam com a cultura também terão espaço na programação da Virada Cultural BH 2016. O regulamento completo da seleção está disponível no site de inscrição.

Para Simone Araújo, Diretora de Ações Culturais Regionalizadas da FMC e coordenadora da Virada Cultural, a intenção é fazer um evento mais plural, com uma diversidade maior de ações fora dos palcos. “A Virada não é só palco, não é só musica. A Virada é, principalmente, a ocupação do espaço urbano pelo público e pelo artista, nas suas mais diversas expressões. Neste ano, convidamos especialmente artistas de rua, grupos de teatro e de intervenções urbanas, criativos em performances dos mais variados tipos, para se inscreverem. Pensamos uma Virada com arte espalhada por todo o centro”, completa.

No ato de inscrição, o artista deverá detalhar as necessidades técnicas para a realização de sua apresentação e demais informações relevantes sobre seu trabalho artístico. As propostas serão avaliadas por uma comissão artística formada por representantes da sociedade civil e do poder público, ligados a cada uma das áreas contempladas. A comissão avaliará a qualidade artística, originalidade e relevância da proposta, além da adequação ao conceito do evento. As propostas selecionadas também passarão por uma avaliação técnica da organização do evento.

A Virada Cultural de Belo Horizonte

Criada por meio da Lei 10.446/2012, a Virada Cultural de BH integra o calendário oficial de eventos da capital mineira. O evento cresce a cada ano, contando com uma participação cada vez maior do público. A primeira edição, em 2013, teve mais de 400 atrações e recebeu um público superior a 200 mil pessoas. No ano seguinte, a Virada Cultural recebeu um público de 400 mil pessoas em suas 470 atrações artísticas. Em 2015 foram cerca de 600 atrações e um público calculado em 500 mil pessoas.

VIRADA CULTURAL 2016
Inscrições de Artistas Locais
De 14 de março a 3 de abril de 2016
INSCRIÇÕES GRATUITAS

Nenhum comentário: