24 de nov de 2015

CELEBRAR 15 ANOS: Anthonio Escola de Canto comemora 15 anos de atuação em super show



          foto: Bruno Saldanha


Será no dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 20h30, no Teatro Alterosa (Av. Assis Chateubriand, 499 – Floresta – BH – MG), o show “Celebrar 15 anos”, que comemora os 15 anos de vida da  Anthonio Escola de Canto.
Idealizada e coordenada pelo professor de técnica vocal, vocal coachcantor, e compositor mineiroAnthonio, a “Anthonio Escola de Canto” está localizada à Rua Ulhoa Cintra, 95/ 704 - Santa Efigênia, BH - MG e é, hoje, uma referência valiosa para artistas da música, em suas mais variadas plataformas de atuação. Através da Escola, Anthonio desenvolve trabalhos com cantores profissionais de vários estilos musicais, formando novos professores, atendendo projetos como vocal coach, direção geral e vocal de espetáculos, gravações de CDs e DVDs.
foto: Thiara Viggiano

Entre os artistas, grupos, espetáculos e projetos que já contaram com a expertise da Anthonio Escola de Canto, estão: Paula Fernandes, César Menotti e Fabiano, João Neto & Cesinha – Aracajú SE e Lu & Tchelo, no sertanejo;  Henrique Portugal – SKANK, no Pop Rock; Pe. Fábio de Mello, Eros Biondini, Banda Nova Aliança e Celina Borges, namúsica católica e secular; Antônio Nastácia –  Banda Tianastácia, Guto Santana – Vocalista da Banda Falunja – Brasília, Juliano Mourão – Vocalista da Banda Omeriah  - BH, Marcos Farrah – Vocalista da Banda Theveras – BH, Luiza Frad’s – Vocalista da Banda Frad’s, Banda premiada entre as melhores bandas de rock de Minas, Pedro Calais – Vocalista Banda Lagum e Bloco de Carnaval Bahianas Ozadas – BH, no segmento das bandas;  Túlio Mourão – Banda Mutantes, e um dos maiores compositores e pianistas do Brasil,  Janaína Moreno e Carla Gomes – vencedoras de um dos maiores concursos de samba da Lapa – RJ, Marcelo Veronez, Maíra Labanca, Silvia Gommes; Raya Hilal – cantora francesa e cantora do mundo Árabe, entre vários cantores da nova geração mineira.
Na esfera goespel, Banda Discopraise Brasilia, Lu Alone – BH, Ian Alone – BH, Lukão Carvalho – BH, Banda Pedras Vivas – Brasilia, Brenda Santos SP – Vencedora do Raul Gil Jovens Talentos, Bianca Batestini – RJ, Cássia Tavares – Nova contratada do Raul Gil - Patos de Minas e Denise Seixas – Bola de Neve – SP.
Também passaram por lá: Dani Morais – finalista do programa Ídolos eThe Voice, Jéssica Lima – finalista do programa Novos Talentos kids –Raul Gil, Lucas e Vitor – finalista do programa Novos Talentos kids – Raul Gil, Brenda Santos SP – vencedora do programa Jovens Talentos – Raul Gil, Guto Santana, Brasilia – The Voice e Luiza Lara – The Voice  e ainda uma nova cantora que fará sua extréia no próximo The Voice kids Brasil.
 Destacam-se, ainda, nesta história sempre ativa, atuações de Anthonio e direções de alguns espetáculos, oficinas e projetos como: Espetáculo de Milton Nascimento Tambores de Minas – RJ, Espetáculo Missa dos Quilombos – RJ, Turnê Urbana Música Preta pra Balançar – Léo Richard – BH, Grupo dos catadores de papel da Asmare – BH, Grupo vocal Cocoricoral – Divinópolis, Grupo do Beco – Teatro BH, Escola de Dança Dudude Herrmman - BH,  Festival de Artes Cênicas de Araxá.
Festival de Inverno – Poços de Caldas, Cia de Dança Gisa Carvalho – Poços de Caldas, Espetáculo Negramente Belo – Poços de Caldas, Espetáculo Belamente Negro -  Poços de Caldas, Projeto Conexão Telemig Celular, Projeto Conexão Vivo Espetáculo 100 anos de Arte – Divinópolis, Festival do Caribe – Cuba Festival de Valongo – Portugal, além de todos os espetáculos da Anthonio Escola de Canto, desde 2.000.

Os ingressos para o show do dia 10, já estão à venda na Anthonio Escola de Canto.  O espetáculo Celebrar conta com a participação de quase 30 cantores, que hoje estudam com Anthonio e num clima de festa, irão celebrar os 15 anos de história da escola, trazendo um repertório que passa por vários estilos musicais como a MPB, o samba, o funk, o sertanejo universitário e caipira, o jazz, o gospel, o pop nacional e internacional, o rock, clube da esquina, ritmos afro mineiros, e a bossa nova.
Ficha técnica do show:
Direção Geral, e preparador vocal: Anthonio
Banda: Marcílio Rosa na direção musical, guitarra, violões e guitarra, Julian Giles na acordeon e teclados, Juliano Nunes no baixo, e Tininho Silva na bateria.
Cenário: Léo Piló
Iluminação: Ivan Ferreira
Engenheiro de som: Fernando Cabrito
Realização: Anthonio Escola de Canto


O cantor e compositor mineiro, Anthonio, dono de uma voz privilegiada, tem um currículo que impressiona, não só pelo volume de trabalho, mas sobretudo pela qualidade dos espetáculos e parcerias.
Em sua trajetória, anthonio já dividiu o palco com importantes nomes da música brasileira como Elza Soares, Baby do Brasil e Milton Nascimento, com quem seguiu em turnê pelo Brasil destacando-se como solista do espetáculo “Tambores de Minas”.
Entre vários trabalhos significativos na carreira de anthonio destaca-se a interpretação no espetáculo da premiada trilha sonora do filme “O Viajante”, de Túlio Mourão; a “Missa dos Quilombos” (RJ) de D. Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra e a ópera popular “A Fogueira do Divino”, de Tavinho Moura e Fernando Brant, além de suas apresentações em Festivais internacionais em Cuba, Itália e Portugal.
Em 2001,  lançou seu primeiro cd solo, "Anthonio", dirigido por Antônio Villeroy e Gastão Villeroy composto por canções produzidas em Minas Gerais por artistas de várias gerações.
Em 2002, participou como cantor do Bloco de Percussão do Tambolelê da Festa Gentileza, considerada a maior festa de rua de Belo Horizonte.
Em 2003, após apresentação de Mike Parsons, um dos melhores djs e produtores do tech house inglês, Anthonio apresentou-se ao lado de Humberto Seu Cabelo e dj Menorah, antecedendo o dj Anderson Noise.  Ainda em 2003, interpretou ao lado de Babaya as canções do álbum “O Velho Chico”, produzido por Marcus Viana e Nestor Sant’Anna.
Em 2004, Anthonio lançou o álbum "Candombe System", produzido por Ruben di Souza. Mesclando tambores à música eletrônica, em Candombe System anthonio dá um novo tom à música das Gerais. Em 2008, o álbum “Bricabraque”, onde interpreta canções do escritor e compositor Antenor Pimenta. Em 2011, Anthonio segue em turnê de seu quinto cd de carreira, “Amor, de Toda Forma”, lançado em 2.009, compartilhando este projeto com grandes nomes da MPB como Telo Borges, Luis Melodia, Maria Gadu, Sideral, entre outros, expressando sua musicalidade brasileira dentro de uma visão contemporânea para falar de todas as formas de amor, através da elaboração dos arranjos belíssimos produzidos por Ruben di Souza.
Ainda em 2011, em parceria com o pianista Bernardo Rodrigues, dá seqüência a sua turnê  “Água, pai e céu”, iniciada em 2.010, com shows importantes no interior de Minas, participando do Festival Internacional de Corais em Mariana e  Projeto Dois Duos, na sala Vila Lobos no Teatro da Biblioteca Nacional em Brasília,  além do relançamento do musical “Rosariando” ao lado do Grupo Oficina 33, entrelaçando bonecos congadeiros e melodias trançadas em fitas de cetim.
Em 2012, finalizando a turnê “Amor, de toda forma”, anthonio abriu os shows das bandas Detonautas, Marcelo Camelo – Los Hermanos, as bandas O Rappa, e Paralamas do Sucesso. No mês de maio, foi solista do espetáculo “Concerto Centenário” em Divinópolis, e projeto “Música no Parque” em BH, ambos acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, com direção de Túlio Mourão. Em junho ministrou Oficinas de Arte, Oficinas de Técnicas vocais capacitando professores arte educadores e revelando novos talentos na cidade de Divinópolis, e ainda foi homenageado e fez o encerramento do espetáculo “100 PERDER O TREM”, contando a história do centenário de sua cidade natal, ao lado de 400 crianças , produzido pelo Projeto Fazendo Arte, de Divinópolis, projeto de premiação internacional como o maior projeto de resgate social infanto-juvenil do Brasil através da arte.  
Em 2013 e 2014, Anthonio deu continuidade a sua turnê nacional e gravação de DVD, com o espetáculo “Água, Pai e Céu” ao lado do pianista e compositor Bernardo Rodrigues, percorrendo BH, SP, RJ, Florianópolis, e 5 cidades mineiras e ainda foi um dos diretores do espetáculo, 100 anos de Arte, revelando novos talentos no centenário de sua cidade natal Divinopolis.
Em 2015 o artista mergulha em uma nova parceria ao lado do violonista Renato Saldanha para realização do espetáculo Haikai Brasil, além da captação de um projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo a Cultura, para viabilizar a gravação de seu novo CD.
Sua trajetória como professor de técnica vocal e ministrante de oficinas em experiências vocais e corporais se dão desde 1998, quando na Babaya Escola de Canto introduziu um novo conceito integrando o corpo e a voz de cantores e artistas.
Em 1998 ministrou shows e oficinas no Festival do Caribe em Cuba.
Em 2003 levou sua oficina “Musica de Corpo e Alma” para o Festival MIT em Valongo – Portugal. Desde o seu início profissional, Anthonio  leva sua experiência como cantor, professor de técnica vocal, ministrante de oficinas de consciência e pesquisa vocal e corporal para uma infinidade de pessoas, não só de Minas mas de outros estados brasileiros e outros países.
Em 2013, Anthonio conquista sua formação profissional como Vocal Coaching, com certificado internacional pelo BCI. (Behavioral Coaching Institute - NY),  através do Instituto Édson de Paula da Academia Brasileira de Coaching.
Anthonio, tem bacharelado em psicologia pela Puc Minas, estudo de canto lírico com Ronaldo Trigueiro BH, é formado em canto popular pela Babaya Escola de Canto BH, com Selma Bruno e Babaya; e apresenta em seu currículo a participação de inúmeros cursos livres com professores renomados.
Em suas vivências teve experimentações de teatro com a Cia de Arte Gesto e Voz – BH; com Madalena Bernardes SP.(A voz e o movimento); Fabiana Cozza – SP (A voz e seu eixo); Alexandrino Ducarmo - residente nos EUA (Teatro e dança); Felipe Abreu – RJ (Técnicas e estilos musicais); Agnes Moço RJ (Canto Lírico); Francesca di Mônica – Itália (Canto de câmara); Max Dolabella BH; Isabêh – Black music e a História da Música Brasileira Popular; Beto Sorolli – canto contemporary belting; Irene Ziviane - BH (Consciência corporal); Dudude Herrmann – Bh e Paula Águas - RJ (dança contemporânea e brasileiras); Evandro Passos - BH (Dança Afro); Ogan Forró – RJ (Maculelê, danças brasileiras e orixás); Sérgio Pererê (Experimentações vocais e corporais em sua ancestralidade); estudos com as fonos Janaina Pimenta -Espaço da Voz BH, Virgínia Teixeira – BH, Silvia Pinho – SP; e ainda fez o curso de PNL (Programação Neurolinguística), com o Master Coach Edson de Paula e Liliane Marrone - SP.
Há 15 anos, Anthonio coordena sua própria escola “Anthonio Escola de Canto”, hoje localizada à Rua Ulhoa Cintra, 95/704 – Santa Efigênia -  BH - MG, desenvolvendo trabalhos com cantores profissionais de vários estilos musicais, como professor de técnica vocal, formando novos professores, atendendo projetos como vocal coach, direção geral e vocal de espetáculos, gravações de CDs e DVDs.

 CELEBRAR 15 ANOS
Show comemorativo dos 15 anos da Anthonio Escola de Canto
10 de dezembro, quinta-feira, às 20h30
Teatro Alterosa
Av. Assis Chateubriand, 499 – Floresta – BH – MG
Ingressos: R$30,00 (já à venda na Anthonio Escola de Canto)
Informações adicionais: 31 99981-0903

Nenhum comentário: