18 de jun de 2015

Senna Emotion – um mergulho no universo sensível do eterno campeão


Pela primeira vez em Minas Gerais, a mostra itinerante Senna Emotion, sobre a trajetória pessoal e profissional do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, estará aberta ao público no BH Shopping a partir do próximo dia 18 de junho e segue até 19 de julho.

Com cerca de 330 metros quadrados, a exposição trará pela primeira vez a chance do público mineiro de conferir de perto itens originais do acervo da família. A Senna Emotion está dividida em três áreas temáticas: Valores de um Campeão, O Mito da Fórmula 1 e Ayrton Senna do Brasil.

Uma noite especial marcou o lançamento da mostra itinerante Senna Emotion, no BH Shopping, na terça, 16 de junho.  O evento para a imprensa e convidados, mostrou em primeira mão uma exposição que, certamente, levará centenas de pessoas ao estacionamento 1,  do Piso Ouro Preto, do mais antigo shopping da capital mineira.
Senna Emotion revela a trajetória pessoal e profissional do tricampeão mundial de Fórmula 1, através de 330 metros quadrados.  O inusitado: pela primeira vez, o público mineiro vai conferir de perto itens originais do acervo da família.
O diferencial: a parceira com a Ydreams Brasil, empresa que produziu a mostra, aproxima todas as atrações do visitante, com tecnologia interativa de ponta, como recursos holográficos, realidade aumentada (faça e receba em casa, foto com um dos troféus do mito) e mais. Simples toques ou gestos interam público e objetos da mostra, de forma quase lúdica, mas, sobretudo, emocionante.

A exposição é de caráter imperdível para os fãs de Senna. Mais que isso, dá a chance de interagir gerações diversas e permitir que os jovens que não levantaram cedo nas manhãs de domingo, há duas décadas  atrás, possam compreender o universo que fez de Senna, que não se consagrou “apenas” mito e campeão: tornou-se um ser humano inesquecível.

A Senna Emotion está dividida em três áreas temáticas: Valores de um Campeão, O Mito da Fórmula 1 e Ayrton Senna do Brasil.
É possível ver fotos, vídeos, documentários, um vídeo mapping, objetos pessoais, tais como luvas usadas pelo campeão, a bíblia de cabeceira, o agasalho usado numa entrevista notável, capacetes e até mesmo um macacão do qual Senna não abriu mão de usar, por acreditar lhe conferir sorte, apesar de conter um erro de confecção significativo – vale tentar descobrir! 

As fotos de família, revelam uma pessoa que valorizava o bom da vida, com as simplicidades diárias que dão sentido à existência. Uma réplica do primeiro Kart e miniaturas detalhadas das escuderias  abrem o olhar.  Que tal ver de perto o  troféu do GP do Brasil de 1991? Presente!

Mas, um momento ímpar, faz encher os olhos de lágrimas: pelo menos comigo, aos 44 e na maioridade da saudade, foi assim! Que tal óculos de realidade virtual e uma volta em Interlagos, com a explicação do circuito na voz de Senna e na perspectiva de um carro de fórmula 1? Da poltrona que faz parte dos produtos idealizados e vendidos em benefícios das ações do Instituto, essa sensação faz da experiência um dos pontos altos da mostra, inclusive pelo contato com a solução interativa inédita. A realidade do ídolo, em sensação. Foram usados 2 óculos na estréia da mostra, na capital carioca. Em BH serão 4, devido à repercussão desta área temática.

Com recursos holográficos, você vislumbra imagens das quatro escuderias em que correu: Toleman, Lotus, McLaren e Williams. Você aciona o comando, com um simples toque e mergulha no universo mágico e eterno de Senna.

Renato Tavares, gerente de marketing do BH Shopping, lembra que a rede e em especial o BH Shopping já tem uma relação de proximidade e um histórico de eventos realizados com o Instituto Ayrton Senna. Em proposta recente, em 2014, uma mostra no local, apresentou capacetes originais do tricampeão mundial de Fórmula 1 além de  20 cascos customizados por artistas e personalidades. Com curadoria de Rodrigo Câmara e feita em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a idéia vendeu os capacetes customizados a um grupo de empresários e o valor arrecadado destinado à entidade comandada pela irmã do piloto, Viviane Senna. Renato valoriza o fato de que “os mineiros tem uma afeição e um carinho muito grande com o Senna” e reflete: “a nova mostra foi uma comunhão de vontades, pensando no público: o uso das tecnologias aproxima as pessoas da realidade de Senna. A memória afetiva é o aspecto mais valioso da exposição que nos permite resgatar a emoção dos velhos tempos em que víamos ele correr. Além disso, é possível passar isso para frente, a partir do caráter interativo.”

O evento de lançamento da Senna Emotion contou com a presença de Renata Santilli, responsável pela área de licenciamento de eventos do Instituto Ayrton Senna, que lembrou que um dos focos da exposição é contar para as novas gerações quem foi o grande ídolo brasileiro. Na entrevista exclusiva, Renata lembrou que na estréia da mostra, que aconteceu no Rio de Janeiro, a sobrinha de Ayrton,  Bianca Senna revelou a emoção sentida ao compartilhar com o público, vivências familiares. Renata destacou, ainda que, a importância da mostra acontece também pelo aspecto social. Neste caso, “os royalties do uso da imagem do Ayrton na exposição contribuem diretamente para levar recursos para trabalhos com as  crianças e jovens dos projetos do Instituto, para que tenham oportunidades semelhantes aos de Senna, ao expressar seu talento”. Mais um motivo para não perder a chance de visitá-la Em cartaz até o dia 19 de julho.

Marcos Alves, diretor comercial da YDreams Brasil conta que “uma das tecnologias inéditas apresentadas na mostra é a da realidade virtual, tecnologia cada vez mais utilizada para experiências imersivas. Trazê-la para o contato com universo do Ayrton é sensacional”, diz. “A chance do uso da tecnologia e da interatividade para aproximar pais e filhos, com emoção, lembranças e atualidade  é tocante. Eu fui uma das pessoas que acordava cedo para ver o Senna, parava as baladas e voltava pra TV para torcer loucamente pelo Ayrton. Depois da morte dele, não consegui mais assistir Formula I. Esse formato de apresentação, me leva de volta no tempo e faz reviver as alegrias jamais esquecidas”.

É isso ai, Senna Emotion, tem em seu nome, descrição de caráter literal.
(Márcia Francisco e registros fotográficos) 









Nenhum comentário: