27 de ago de 2013

ECOBLOCK: MG pioneira na fabricação de ecomadeira - Vitor Mascarenhas é premiado no SUSTENTAR 2013


Victor Mascarenhas

O empresário mineiro Victor  Mascarenhas, atual conselheiro e ex-diretor da Cia Cedro Cachoeira - onde atuou durante 30 anos  – inaugurou, há oito anos, junto a sua esposa, Marta Borges, a Ecoblock: empresa pioneira no Brasil na fabricação de ecomadeira.  Agora, o empresário amplia  sua história de sucesso, recebendo a única Menção Honrosa na categoria Produto, por ocasião do  6º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável - SUSTENTAR 2013.
Presidida pelo governador Antônio Anastasia, a solenidade de premiação das empresas ranking em produtos e tecnologias sustentáveis, será no dia  29 de agosto, quinta-feira, às 10h no  Minascentro.
“Este prêmio coroa um árduo trabalho de vários anos e a busca da qualidade em tudo o que fazemos. Juntamente com outros prêmios já recebidos (Prêmio Chico Mendes, Green Best 2011 e 2012, Primeiro lugar na CasaCor Ceará 2009, categoria ambiente verde, primeiro lugar no prêmio Campinas Decor,  na categoria paisagismo, primeiro lugar na CasaCor Mato Grosso do Sul, na categoria ambiente mais sustentável, dentre outros), nos incentiva a seguir em frente,  quebrando paradigmas e contribuindo para uma ambiente mais limpos e sustentável.” (Victor Mascarenhas)

Fazendo a diferença:
A utilização da ecomadeira® da Ecoblock®, ao contrário da madeira natural, é um ato ecologicamente correto, pois o processo produtivo, diferentemente dos similares no mercado, não gera subprodutos e não polui o meio ambiente. A ecomadeira tem aparência da madeira natural, é proveniente de resíduos industriais e fibras vegetais, resultante de um complexo e patenteado processo de transformação. É resistente a impactos, não racha e não solta farpas. É imune à ação de cupins, pragas, germes e mofos, não apodrece, é impermeável e para sua limpeza basta usar a água e sabão, além disso, dispensa pintura e manutenção.Seu manuseio também é semelhante ao da madeira natural, podendo ser furada, serrada, parafusada e/ou pinada.

Curiosidades:
Estima-se que uma árvore adulta equivale a 233 mil sacolas de supermercado.
Para cada 700 kg de Ecoblock produzidos, 1 (uma) árvore adulta deixa de ser derrubada.
O complexo processo produtivo da Ecoblock, indiretamente, pode evitar que aproximadamente 714 árvores sejam derrubadas por mês.
A Ecoblock contribui para o bem estar da sociedade ao oferecer um produto que não utiliza água em sua produção e não gera sub produtos, pois a matéria prima é transformada. Indiretamente, reduz-se a derrubada de árvores, garantindo manutenção de recursos para gerações futuras.

A ECOBLOCK
A idéia de montar a Ecoblock surgiu em 2004,  quando os empresários Victor Mascarenhas e sua Esposa Marta Borges tomaram conhecimento da possibilidade de se fazer madeira com resíduos.   Após um período de maturação da idéia, decidiu-se financiar a fabricação da primeira máquina de madeira biossintética do Brasil.
A madeira biossintética é composta de 70% de plástico e 30% de fibras naturais. Apesar dela também poder ser chamada de madeira plástica, foi denominada madeira biossintetica, pelos produtores, pois é bio - vida, fibras - e sintética, pois não é plantada, mas fabricada, diferenciando-se das concorrentes 100% de plástico por sua resistência e aparência de madeira natural.  
Os primeiros 6 anos foram árduos, pois os empresários precisaram desenvolver quase tudo: as máquinas, os mercados, os clientes, os produtos, os fornecedores e os funcionários.  As máquinas chegaram com um ano de atraso, a montagem demorou um ano, quando começaram a produzir, por não conhecerem os segredos da produção, grande parte da produção inicial foi pedida. Além disto, até conseguirem convencer o mercado das vantagens da madeira biossintética, ficaram dois anos sem vender nada. No princípio acharam que o nosso mercado seria  o de paletes. Aos poucos, descobriram  que o principal mercado é o da arquitetura, principalmente, decks, pois,  como a Ecomadeira da Ecoblock não deteriora como a madeira natural,   e dispensa manutenção, torna-se mais barata ao longo do tempo. A evolução deste mercado os levou a desenvolver pergolados, cachepôs, passarelas, pisos, brises, móveis de jardins, piers para clubes de vela e ancouradoros. Além deste mercado, outras oportunidades formaram surgindo, como andaimes, para refinarias e offhore, pisos de caminhões e vagões. A responsável por todo o trabalho neste difícil começo. foi a Diretora Marta que,  com muita perseverança e competência, conseguiu suplantar todos os obstáculos. O diretor Victor contribuiu como conselheiro e investidor. Desde janeiro de 2013, trabalha como diretor da empresa.
O QUE É A ECOMADEIRA ECOBLOCK:
ECOMADEIRA® – ECOBLOCK®
Aempresa: Ecoblock Indústria e Comércio Ltda.
Objeto social: TRANSFORMADORES DE RESIDUOS EM ECOMADEIRA®
O  Produto: Ecomadeira®
A Ecomadeira® da Ecoblock® tem aparência da madeira natural, é proveniente de resíduos industriais e fibras vegetais, resultante de um complexo e patenteado processo de transformação. É resistente a impactos, não racha e não solta farpas. É imune à ação de cupins, pragas, germes e mofos, não apodrece, é impermeável e para sua limpeza basta usar a água e sabão, além disso, dispensa pintura e manutenção. Seu manuseio também é semelhante ao da madeira natural, podendo ser furada, serrada, parafusada e/ou pinada.
A utilização da ecomadeira®, ao contrário da madeira natural, é um ato ecologicamente correto, pois o processo produtivo, diferentemente dos similares no mercado, não gera subprodutos e não polui o meio ambiente.
As grandes empresas brasileiras já tem se conscientizado para a questão da sustentabilidade e vêm adotando práticas ambientais conscientes. Uma dessas práticas é a substituição da madeira natural pela Ecomadeira® que propicia duplo efeito na atual tendência de minimização dos efeitos da emissão de gás carbônico na atmosfera.
O primeiro efeito, e mais importante deles é a limpeza do meio ambiente, pois a Ecoblock® tem capacidade produtiva instalada para a transformação de 500 toneladas/mês de resíduos plásticos e fibras provenientes do lixo ou de resíduos industriais em Ecomadeira®.
O outro efeito se dá no início da cadeia com a preservação de mais árvores, que deixam então de serem cortadas. A Ecoblock® estima que a cada 700 quilos de Ecomadeira® umaárvore adulta é preservada.
A Ecoblock® vem ajudando grandes empresas a minimizar os efeitos da emissão de CO2 fornecendo a Ecomadeira®, que pode ser utilizada em andaimes, pisos de plataformas off shore, passarelas, decks e inúmeras outras aplicações.
Na área de arquitetura, por sua estética atrativa, vida útil superior a qualquer outro material no mercado, inclusive a de seus similares, impermeabilidade e possibilidade de ficar exposto a condições climáticas extremas, sem alteração de características, sua utilização é indicada para a construção de: decks, piers, painéis, brises, pergolados, guarda corpo, mezaninos, passarelas, portões e muros, cachepôs, espreguiçadeiras, mesas, bancos de jardins, parques infantis, caixas, marcos de porta, arquibancadas, revestimentos, assoalhos, entre outros.
Composição:
O Ecoblock® é composto por 70% de polímeros industriais e 30% de fibra vegetal
Produtos Ecoblock® - Feitos para Durar
Aliado à sustentabilidade e à consciência ambiental, o produto inova por ser resistente a
impactos, imune à ação de cupins, impermeável e de fácil manuseio. Sua aplicação é
extensa, alcançando os segmentos de arquitetura, paisagismo, moveleiro,
rural, construção civil e industrial.
O Ecoblock®
Dispensa acabamento e manutenção;
Resistente a impactos;
Não deteriora e é anti-derrapante;
Têm aspecto e manuseio semelhantes aos da madeira;
Não solta farpas e não empena;
Impermeável e imune à ação de cupins, germes e mofo;
Fornecido em perfis de 2,98 m de comprimento, espessuras de 2,5 a 15 cm e larguras de 5 a 30 cm.
Curiosidades:
Estima-se que uma árvore adulta equivale a 233 mil sacolas de supermercado.
Para cada 700 kg de Ecoblock produzidos, 1 (uma) árvore adulta deixa de ser derrubada.
O complexo processo produtivo da Ecoblock, indiretamente, pode evitar que
aproximadamente 714 árvores sejam derrubadas por mês.
A Ecoblock®  contribui para o bem estar da sociedade ao oferecer um produto que não utiliza água em sua produção, não gera sub produtos, pois a matéria prima é transformada. Indiretamente, reduz-se a derrubada de árvores, garantindo manutenção de recursos para gerações futuras.

CONHEÇA:

Nenhum comentário: