18 de dez de 2012

Fundação Municipal de Cultura lança o Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), abriu hoje as inscrições para a edição 2012 da premiação literária mais antiga do país: o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte. O concurso irá premiar obras inéditas, de autores brasileiros, nas categorias Conto, Dramaturgia, Poesia e Romance. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de março de 2013.
O regulamento pode ser consultado no Diário Oficial do Município – DOM (www.pbh.gov.br/dom) e no site da FMC (www.pbh.gov.br/cultura), a partir desta terça-feira.
Uma das grandes atrações desta edição do Concurso é a premiação. A obra vencedora em cada categoria receberá um prêmio de 50 mil reais, um dos maiores já pagos em concursos literários. Podem participar do concurso apenas pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas. Os autores menores de 18 anos devem apresentar uma autorização escrita dos pais ou responsáveis legais. Além de inéditas, as obras inscritas devem ser escritas em língua portuguesa.
Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte é o concurso literário mais antigo do país. Um de seus principais atributos é o fato de o concurso premiar apenas obras inéditas. A cada edição, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte contribui para o surgimento de novos escritores e obras. Autores como Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luis Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes, entre outros, integram a galeria de vencedores do concurso.

Outras informações: premiocbh@pbh.gov.br

Nenhum comentário: