27 de nov. de 2012

MORRE CHANINA


Lamentavel perda: morreu nesta madrugada, aos 85 anos de idade, o grande artista Chanina.
Doente há mais de um ano, com hérnia que lhe trouxe complicações pós cirúrgicas. Internado, sofreu infecção generalizada. e derrame.
Da Escola Guignard para a respeitabilidade de uma arte própria, um polônês "brasileiro", "mineiro", "belo-horizontino", universal, que nos presenteou com sua arte.  
"Natural da Polônia, onde nasceu em 1927, Chanina emigrou para Belo Horizonte, com seus pais, aos nove anos de idade. Considerado um dos mais representativos artistas da chamada Geração Guignard - Em 1946 ele ingressaria na escola de arte então dirigida por Guignard na capital mineira -, tal pintor há muito ocupa o lugar que é o dele na história da arte em Minas Gerais.
Marcada por intenso colorismo e apoiada numa visão poético-onírica em que a fantasia e a criatividade formam a tônica dominante, sua obra inclui temas como paisagens, figuras, palhaços, cavalos, abstrações, retratos e outros mais. No entanto, as mulheres - apontadas pelo crítico Frederico Moraes como "as mais fascinantes de toda a pintura brasileira" - ocupam lugar especial.
Tais informações, além de outras obras de cunho biográfico e artístico, acompanhadas da fortuna crítica do pintor e da reprodução em cores de mais de 300 quadros, poderão ser encontradas no livro Chanina: arte e trajetória, de autoria de Renato Sampaio, publicado em julho de 2003, em Belo Horizonte, pela Rona Editora." (www.chanina.com.br)



Nenhum comentário: