25 de jun. de 2012

Seminário Vivo EnCena – Economia e Políticas da Dança















foto: Guto Muniz

Em evento gratuito, fruto de uma parceria da SeráQuê?Cultural e do programa Vivo EnCena, agentes culturais discutem propostas para a implantação de um Sistema Nacional de Cultura

A SeráQuê? Cultural, em parceria com o Vivo EnCena, programa Cultural da Vivo as Artes Cênicas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do Centro Cultural Virtual SeráQuê?, realiza o Seminário Vivo EnCena – Economia e Políticas da Dança. O evento acontece em Belo Horizonte, no Museu Inimá de Paula – na Rua da Bahia, 1.201, - entre 28 e 30 de junho. A entrada é gratuita.
Durante esses três dias, entidades representativas e personalidades das artes cênicas de Belo Horizonte e outras cidades do país vão discutir o tema central do seminário, Economia e Políticas da Dança, e questões derivativas deste recorte.
Na programação de abertura, no dia 28, às 17h, será exibido um vídeo painel com entrevistas de artistas, estudiosos e pensadores sobre a dança no cenário nacional. Em seguida a mesa de discussões será aberta para a troca de ideias sobre os procedimentos que estão sendo propostos e praticados na implantação do Sistema Nacional de Cultura.
Os convidados para essa abertura institucional são a senhora Eliane Parreiras, representando a Secretaria Estadual de Cultura, a senhora Thais Velloso Pimentel, pela Fundação Municipal de Cultura, a senhora Cesária Alice Macedo, da Representação Regional do Ministério da Cultura - Minas Gerais, o senhor Henilton Menezes, pela Secretaria de Fomento do Ministério da Cultura, o senhor Antonio Grassi, pela Funarte e o senhor Expedito Araujo - Curador Artístico do Programa Vivo EnCena.
O Seminário será transmitido em tempo real on-line pelo portal do Centro Cultural Virtual SeráQuê? (http://www.centroculturalvirtual.com.br/) no intuito de ampliar a abrangência desta discussão/ reflexão pública.
A inscrição deve ser feita através de Formulário disponibilizado no site http://www.centroculturalvirtual.com.br/, que deverá ser preenchido e enviado para o e-mail: prod.jackiecastro@uol.com.br

SEMINÁRIO VIVO ENCENA – ECONOMIA E POLÍTICAS DA DANÇA
Em um momento que estão sendo discutidos os procedimentos ligados às dimensões da cultura – Simbólica, Cidadã e Econômica – a Associação SeráQuê? Cultural em parceria com o programa cultural Vivo Encena, e por meio do Centro Cultural Virtual SeráQuê?, convidam o Estado e a Sociedade para um encontro.
A Dança como um dos setores produtivos das artes cênicas tem discutido e confrontado seus procedimentos. Uma rede crescente de pessoas discute assuntos relacionados à Formação, Difusão, Consumo, Gestão, Articulação e Diversidade Regional, Leis Trabalhistas e Tributárias, Aprimoramentos de instrumentos de incentivo e fomentos, entre tantos outros assuntos.
O norte principal deste seminário é a mobilização de agentes culturais ligados ao setor Dança para discussão dos procedimentos que estão sendo propostos e praticados para a implantação de um Sistema Nacional de Cultura.

PROGRAMAÇÃO
Dia 28 – Quinta-feira - Abertura do Seminário - Economia e Políticas da Dança.
17h Mostra de vídeo painel com depoimentos de artistas de dança da região sudeste.
17h15 Mesa de abertura
Expedito Araujo – Curador Artístico do Programa Vivo EnCena.
Cesária Alice Macedo - Dirigente da representação regional do MinC. MG
Henilton Menezes - Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura
Eliane Parreiras - Secretária de Cultura do Estado de Minas Gerais
Thais Pimentel – Presidente da Fundação Municipal de Cultura
Antonio Grassi – Presidente da Funarte
18h30 Painel Funarte – Fabiano Carneiro – Coordenador de Dança da Funarte
19h Roda de conversa
Discutindo o Plano Nacional de Dança com os Artistas
Participam - FÓRUM NACIONAL DE DANÇA, ASSOCIAÇÃO DANÇAMINAS, ENARTCI (Ipatinga), SINPARC, SATED, ASSOCIAÇÃO DE DANÇA DE UBERLÂNDIA, FID.
Mediador – Rui Moreira (MG) – Bailarino, coreógrafo e coordenador geral do Centro Cultural Virtual SeráQuê?

Dia 29 – Sexta-feira
16h Dança na Universidade, um Projeto de Educação
Dulce Aquino – Pro Reitora de Extensão Universitária da UFBA e Membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais.
Arnaldo Alvarenga (MG) - Coordenador de curso, professor de dança e professor de teatro e de dança na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Mediadora - Bete Arenque (MG) – Bailarina, coreógrafa e educadora – coordenadora de conteúdos do Centro Cultural Virtual SeráQuê?

Dia 30 - Sábado
10h Transversalidade entre a Gestão, Criação.
Vídeo Painel
Solange Borelli – Produtora e gestora cultural (SP)
Lucia Matos – Professora e coordenadora do PPG Dança - UFBA / Membro do Grupo Gestor da Red Sudamericana de Danza
Mediadora - Marília Rameh (PE) - Bailarina e coreógrafa e Assessora de Dança da Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.
14h30
Economia e Criatividade -
José de Oliveira Júnior (MG) - Diretor de projetos e apoio ao trabalhador associado do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED-MG)
Lala Deheinzelin (SP) - Especialista mundial em Economia Criativa & Desenvolvimento Sustentável, e criou e coordena o movimento internacional Crie Futuros.
Mediador - Gustavo Jardim (MG) – Realizador audiovisual, gestor cultural e professor de políticas culturais




Nenhum comentário: