17 de fev. de 2012

Estação do Samba é o destaque de BH no Carnaval 2012













Desfiles dos blocos caricatos e das escolas de samba, festas em todas as regiões da cidade e a animação dos blocos de rua que enfeitam a cidade com muita irreverência e criatividade são alguns dos ingredientes que farão do Carnaval 2012 o melhor dos últimos anos em Belo Horizonte. A Estação do Samba, que será montada na Praça da Estação, na avenida dos Andradas, entre os viadutos Santa Tereza e Floresta, será palco de dez blocos caricatos e seis escolas de samba que desfilam no domingo e na segunda-feira, dias 19 e 20, a partir das 19h. No mesmo local, a partir das 16h de sexta, shows diversos, que se estenderão por todo o Carnaval, incluindo baterias de escolas de samba e diversos grupos e cantores, como o espetáculo de Beth Carvalho, na sexta, às 22h30. Todos os espetáculos oferecidos pela Prefeitura são gratuitos. Somente para os desfiles de domingo e segunda-feira serão necessários convites, distribuídos nos postos de informação da Belotur, entre eles o da rua Pernambuco, 282, na rodoviária e nos mercados Central e das Flores (avenida Afonso Pena, 1.055, Centro). Confira na página 2 a programação completa dos eventos de Carnaval em Belo Horizonte.

Com o intuito de reforçar as baterias, fantasias e alegorias, a Belotur anunciou o aumento de até 100% nos auxílios concedidos pela Prefeitura de Belo Horizonte às agremiações e de 50% nos valores dos prêmios aos melhores blocos e escolas. A redução no tempo dos desfiles, que serão de, no máximo, 50 minutos para as escolas de samba e 40 minutos para os blocos caricatos, darão maior dinamismo ao espetáculo, tornando-o ainda mais atrativo para o público. “A cada ano, nossa missão é deixar o Carnaval de Belo Horizonte mais interessante, trazendo novas atrações que tornam a folia mais animada e bonita. É importante que o público se envolva e participe fazendo deste momento uma festa completa”, disse o prefeito Marcio Lacerda.
Outra novidade dos desfiles de Carnaval deste ano é aumento do número de jurados que irão avaliar quesitos como bateria, samba enredo, evolução e fantasias, entre outros. Serão dez jurados para os blocos e 20 para as escolas de samba, o dobro do Carnaval passado.

Programação
As comemorações do Carnaval em Belo Horizonte começaram na semana passada, no Music Hall. Na sexta, dia 10, o Baile dos Artistas marcou a abertura oficial do Carnaval na cidade. O evento, que é realizado há mais de 20 anos, resgata a tradição dos antigos bailes carnavalescos da capital mineira, reunindo artistas de diversas áreas e profissionais ligados ao segmento das artes, além dos foliões em geral. “Esse baile o único da cidade que segue as tradições de bailes de Carnaval de salão. A banda foi muito elogiada pelo público e, como sempre, não teve qualquer problemas, confusão ou algo que prejudicasse a folia”, contou uma das organizadoras do evento, Clermem Gosling. De acordo com o presidente da Belotur, Fernando Rios, a variedade da programação deste ano pode mudar a ideia de quem acredita que Belo Horizonte não comemora a festa.

Folia para todas as idades
Do início do mês até terça-feira, dia 21, shows e bailes populares promovidos pela Prefeitura estão festejando o Carnaval nas nove regiões de Belo Horizonte. Muita festa e animação para os foliões com as tradicionais marchinhas de Carnaval e concursos de fantasias. O público infantil e o da terceira idade também fazem parte da festa, com uma programação especial voltada para esses segmentos.

Estação do Samba
Grande novidade no Carnaval de 2012, a Estação do Samba abriga entre os dias 17 e 21, sexta e terça, além dos desfiles dos blocos caricatos, das escolas de samba, shows com artistas locais e nacionais, praça de alimentação e decoração especial, que inclui um palco de 16m² x 12m² e telão. Além de Beth Carvalho, a Velha Guarda da Portela, os grupos Zé da Guiomar, Copo Lagoinha, Bantuquerê e Bangalafumenga e a cantora Aline Calixto são destaques da programação.
Cerca de cem banheiros químicos e 12 barracas e bares estarão à disposição para receber um público estimado de 15 mil pessoas durante os cinco dias de evento. Ônibus e metrô terão horários especiais para o atendimento ao público.

Programação dos blocos, bailes e diversos eventos nas diversas regiões da cidade



Dia 16, quinta-feira

• Bloco do Moreré

18h – Da Praça Duque de Caxias até o bar do Seu Orlando, em Santa Tereza.

• Carnaval da 3ª Idade, com grupos da região.

13h - No Cras Jardim Leblon (Rua Visconde do Itaborai, 304, bairro Jardim Leblon)

• Baile carnavalesco da pessoa idosa

Das 19h às 22h - Centro de Referência da Pessoa Idosa (Av. Dom Pedro II, 3.250, Caiçara)


• Encontro do Samba

13h às 17h - Mercado Municipal da Lagoinha (Av. Antônio Carlos, 821, Lagoinha)

Dia 17, sexta-feira

• Bloco Escola Grêmio Recreativo Unidos da Guignard

18h – Sai da Escola Guignard (Rua Ascânio Burlamaqui, 540, Mangabeiras)

• Beijo Elétrico

Rua Antônio de Albuquerque, 384, na Praça da Savassi


• Pré-Concurso de Fantasias Infanto-Juvenis

Escola Municipal Marconi (Avenida do Contorno, 8.476, bairro Santo Agostinho)

Sábado, dia 18

• Bloco Impresta 10

Das 14h às 22h - Rua Tenente Freitas, Santa Tereza

• Então, brilha!

9h - Rua Guaicurus, 660, Centro

• Bloco do Approach

Das 14h às 20h - Avenida Brasil, 41, Santa Efigêni

• Carnaval Sanfônico

Das 13h às 17h - Feira Tom Jobim (Av. Bernardo Monteiro com avenida Brasil, Santa Efigênia).

Domingo, dia 19

• O grande encontro: Cacete de Agulha, Bloco da Simone, ala da MISSes.

A partir das 10h, na avenida Brasil, próximo ao bar Brasil 41, Santa Efigênia

• Alcova Libertina

Às 16h - Rua Mármore, 143, em Santa Tereza


• Batiza Esse Nenê

Das 15h às 19h - Rua Sapucaí, em Santa Tereza
Segunda-feira, dia 20


• Bloco Coletivo do Delírio

Às 11h - Rua Aimorés com avenida Getúlio Vargas, Funcionários

• Liberdade ainda que agora: Batuque Zumbi

Às 18h – Da rua Hermínio Alves até a Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza

• Bloco do Grito

Às 16h - Praça João Pessoa (Av. Carandaí, na esquina com avenida Brasil)

• Bloco da Gruta

Das 10h às 22h - Rua Genoveva, Horto

Terça, dia 21

• Bloco A Santê

Das 14h às 20h30h - Rua Mármore, em Santa Tereza


Carnaviol

15h às 20h30

Local: Praça da Liberdade - Centro

GRADE DE PROGRAMAÇÃO DO ESTAÇÃO DO SAMBA - CONFIRA: http://www.pbh.gov.br/

Nenhum comentário: