9 de nov. de 2011

Região do Rio das Mortes prepara grande festa em homenagem ao maior Herói Nacional

Cidades antes rivais se unem nas homenagens aTiradentes









Será lançada, no próximo final de semana, a Comenda da Liberdade e Cidadania, que destina-se a condecorar cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacam em prol do incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas à Liberdade, à Cidadania, à Responsabilidade Social, à Cultura, à Preservação Ecológica e Ambiental, à História, ao Civismo, e, além do desenvolvimento sócio-econômico, turístico e cultural da Região do Rio das Mortes em Minas Gerais. A Comenda foi instituída pelos Municípios de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes em homenagem ao grande Herói Nacional, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
A cerimônia solene acontecerá no domingo, 13, às 10h, na Fazenda do Pombal, local de nascimento do Alferes.
Diversas atrações estão previstas para as comemorações do dia 13, como sobrevoou de balão na Fazenda do Pombal, “apitaço” das Maria Fumaça (que liga São João del-Rei a Tiradentes), “sinfonia” dos sinos nas Igrejas São-joanenses, apresentação dos Cavaleiros da Inconfidência, apresentação da Banda de Música Marcial da PMMG, apresentação do “hino” oficial da Comenda da Liberdade e Cidadania, por Marcus Viana, dentre outras.
Nos dias que antecedem a grande cerimônia acontecerão eventos que, juntos, consolidam a Semana da Liberdade. Destacam-se a “3º Ciclo de Estudos do Instituto Histórico e Geográfico de São del-Rei" e “Seminário Liberdade e Cidadania”, promovidos pelo IHGSJDR e pela Chancelaria da “Comenda da Liberdade e Cidadania” .
Haverá, no dia 12, em São João del-Rei, cidade anfitrião deste ano, Show musical em Comemoração ao Dia da Liberdade - instituído por lei estadual - com apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. O evento agregará, além de artistas locais, show do músico Marcus Viana, que apresentará a sua mais recente composição “Coração de Herói” - “hino” da “Comenda da Liberdade e Cidadania”.
Visite:  http://www.comendaliberdadeecidadania.com.br/

Nenhum comentário: