1 de nov. de 2011

05 DE NOVEMBRO, SÁBADO:
DIA NACIONAL DA COLETA DE ALIMENTOS
PRETENDE ARRECADAR 130 TONELADAS

Campanha deve contar com mais de 5 mil voluntários em BH.

Ao todo participarão 37 cidades com 170 supermercados credenciados em 15 estados brasileiros.







O Dia Nacional da Coleta de Alimentos chega à sua 6ª edição, mais fortalecido e abrangente. Este ano a campanha acontecerá no dia 5 de novembro em 37 cidades brasileiras em 15 estados. A previsão é de que sejam arrecadadas 130 toneladas de alimentos que serão doados a Bancos de Alimentos de todo País.

Realizada desde 2006 pela Companhia das Obras do Brasil (CdO), a Coleta de Alimentos é um gesto simples que reúne pessoas de todas as idades e classes sociais nas diferentes etapas de seu processo – doação, arrecadação, estocagem e entrega.

Durante todo o dia do evento, entre 8h e 20h, os voluntários se posicionam na entrada de supermercados das cidades participantes e explicam para os clientes o que é campanha e como é possível ajudar. Nessa abordagem, todas as pessoas são convidadas a participar, doando qualquer alimento não perecível que pode ser adquirido ali mesmo, durante as compras. Também entregam uma lista indicativa (por nutricionistas), dos alimentos mais necessários para o cardápio das instituições que serão beneficiadas, como: achocolatados; açúcar; leite em pó; arroz; feijão; óleo; farinhas (milho, trigo, mandioca); enlatados (milho/ervilha/seleta); macarrão. Na saída, eles recolhem os produtos doados – nunca dinheiro – e agradecem com um panfleto informativo com a lista de entidades que irão receber as doações.

Os voluntários armazenam os alimentos em caixas próprias da campanha, pesam e contabilizam, para que no final do dia, possam ser encaminhados aos Bancos de Alimentos parceiros do projeto em cada uma das cidades participantes. Em Belo Horizonte os bancos dos alimentos beneficiados serão o: PRODAL do CEASA e MESA BRASIL do SESC.

Voluntários
A Coleta recebe voluntários de todas as faixas etárias, em sua maioria, jovens, profissionais liberais, além de famílias inteiras que doam parte do dia, ou até mesmo todo ele, para que o projeto possa acontecer. Desde 2006 já participaram cerca de 18mil voluntários em todo país. Estima-se que, este ano, só em Belo Horizonte o número de pessoas que se envolverão gratuitamente com o projeto chegue a cinco mil.

Uma Proposta Diferenciada: A proposta, para ser voluntário e/ou doador do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, tem um propósito, sobretudo, pedagógico: oferecer a oportunidade, para que as pessoas possam experimentar (em si mesmas), o lema do gesto: “Compartilhar as Necessidades para Compartilhar o Sentido da Vida".

Depoimentos
 Segundo Renato Braga Fernandes, coordenador em Minas Gerais do Dia Nacional da Coleta de Alimentos 2011, "Compartilhar as Necessidades para Compartilhar o Sentido da Vida! É o lema desta ação voluntária e pública que realizamos este ano em Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Santa Luzia, São João Del Rey e Brumadinho. Ao matarmos a fome das pessoas que precisam, matamos nossa fome de propósito. Num mundo cada vez mais individualista e alienado, este gesto reforça nossa certeza de que todo ser humano tem o direito de ser feliz, e pode fazer a diferença em sua comunidade, sua cidade e seu país. Desde 2006 estamos crescendo e neste ano vamos bater todas as metas!"

 Jovens aprendizes doam o lucro de sua empresa para a Campanha da Coleta de Alimentos de Belo Horizonte.

A Mini Empresa Biominas S/A. É composta por jovens estudantes da Escola Maestro Villa Lobos que participam do projeto de empreendedorismo na Junior Achievement Minas Gerais, decidiram doar todo o lucro da venda de seus produtos para a Campanha de Coleta de Alimentos em Belo Horizonte. A idéia surgiu da presidência e diretoria da Biominas que envolveram os outros alunos na ação. A contribuição dessas mini-empresas irá contribuir para saciar a fome de milhares de pessoas em Belo Horizonte, uma decisão madura pela idade destes jovens que convivem com uma realidade não muito diferente das pessoas que receberão as doações. A Junior Achievement é uma associação internacional de fomento ao empreendedorismo que atua em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Em Minas Gerais mais de 80 mil jovens já foram formados nesse programa.
A Coleta em números

Em cinco anos de Coleta já foram arrecadados mais de 330 toneladas de alimentos, com a ajuda de 18.000 voluntários em 37 cidades do Brasil. Só em 2010, foram arrecadadas 117 toneladas de alimentos. Este ano, a campanha acontece tanto em grandes capitais, quanto em cidades do interior do País.

Parcerias
São inúmeras as parcerias firmadas para que o projeto possa acontecer. Desde os supermercados que permitem o trabalho dos voluntários durante o dia da Coleta, até os Bancos de Alimentos que recebem as doações e as encaminham para as entidades beneficiadas. Também participam empresas e entidades de fomento que financiam todo o material gráfico, os uniformes de identificação dos voluntários, as caixas para que os alimentos sejam armazenados e caminhões para transportá-los adequadamente.

Em 2011, o projeto conta com parceiros de grande porte como a Companhia das Obras – CdO; Fundazione Banco Alimentare; Antibióticos do Brasil (ABL); BUNGE – Fundação; Mesa Brasil/SESC e gráfica Neo Band.

Companhia das Obras do Brasil
A Companhia das Obras (CdO) foi fundada no Brasil em 1999, tendo nascido na Itália, em 1986, a partir da experiência do Movimento Católico Comunhão e Libertação. Sua missão é promover e defender a dignidade do indivíduo na sociedade e no ambiente de trabalho; tutelar a criação de obras assistenciais e empresas, privilegiando uma concepção de mercado e de suas regras, capaz de compreender e respeitar a pessoa em todos os seus aspectos, dimensões e momentos da vida.


Dia Nacional da Coleta de Alimentos
05 de novembro de 2011
das 8h às 20h, sábado

21 Supermercados participantes em Belo Horizonte e região Metropolitana: Loja/ Endereço


1. Epa Guarani R. Waldomiro Lobo,1.499 - Bairro Guarani

2. Epa Pedro II Av D Pedro II, 3890 – Caiçara

3. Epa Crist. Machado Av. Cristiano Machado, 1398 Loja 01 - Cidade Nova

4. Epa Plus C. Machado Av. Cristiano Machado, 2.250 - Cidade Nova

5. Epa Plus Ouro Preto Rua Monteiro Lobato, 488 - Ouro Preto

6. Epa Plus Ab. Machado Av. Abílio Machado, 3075 - Bairro Jardim Inconfidência

7. Epa Plus Calafate R. Platina, 1.600 - Bairro Calafate

8. Epa Plus Rua Ilacir Pereira Lima, 595 – Cidade Nova

9. Extra Belvedere R. Maria Luiza Santiago, 10 - Belvedere

10. Extra Centro Av. Francisco Sales 898 - Centro

11. Martplus Cidade Jardim R. Iraí, 235 - Vila Paris

12. Martplus São Lucas Av.Contorno, 4.255 - Bairro São Lucas

13. Martplus S. Agostinho Rua Rodrigues Caldas, 455 - Santo Agostinho

14. Via Brasil Pampulha Av. Pedro I, 402 - Bairro Jardim Atlântico

15. Via Brasil Big Shopping Av.João César de Oliveira, 1275 - Eldorado - Contagem

16. Extra Contagem Av. Joao Cesar de Oliveira, 4321- Eldorado - Contagem

17. Epa Plus Contagem R. Dr João Augusto F. Silva, 1104 – Novo Eldorado - Contagem

18. Epa S.J. Batista Av. Dom Pedro I, 1.801 – Bairro S. João Batista – BH/MG

19. Epa São Gabriel Rua São João da Serra, Nº 90 - São Gabriel - BH / MG

20. Epa Plus Nova Lima Praça Bernardino de Lima, 120 - Centro - Nova Lima

21. Epa São Benedito Av. Brasília, 2160 - São Benedito


Bancos de Alimentos atendidos em Belo Horizonte e Região Metropolitana: Prodal (Ceasa) e Mesa Brasil (Sesc), constituindo mais de 147 instituições carentes assistidas.

10 itens compõem a lista de alimentos 2010: achocolatados; açúcar; leite em pó; arroz; feijão; óleo; farinhas (milho, trigo, mandioca); enlatados (milho/ervilha/seleta); macarrão

SAIBA MAIS E PARTICIPE!
Visite o site: www.coletadealimentosbh.blogspot.com - faça lá sua inscrição para ser voluntário em qualquer um dos 21 supermercados credenciados em BH esse ano. E para conhecer ainda mais sobre este lindo trabalho, visite: www.cdo.org.br/coletadealimentos

Nenhum comentário: