14 de jul. de 2011

Dentro das comemorações de seus 25 anos  O GRUPO DE DANÇA 1º ATO ESTRÉIA “Pequenos Atos de Rua”













Dentro das comemorações de seus 25 anos, o Grupo de Dança 1º Ato estréia, com entrada franca, o espetáculo “Pequenos Atos de Rua”, nos dias 16 e 17 de Julho, sábado e domingo, às 17h na FUNARTE MG (Rua Januária, 68 – Floresta – BH – MG) e no dia 19 de julho, terça-feira , às 17h, no MUSEU HISTÓRICO ABILIO BARRETO (Av. Prudente de Moraes, 202 – Cidade Jardim – BH – MG). “Pequenos Atos de Rua” tem concepção, encenação e direção coreográfica de Suely Machado e estudos coreográficos e elenco de Alex Dias, Ana Virginia Guimarães, Danny Maia, Lucas Resende, Marcela Rosa, Pablo Ramon, Verbena Cartaxo e Verônica Santos. Este projeto foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua-2010. Informações adicionais: (31) 32964848.

PEQUENOS ATOS DE RUA:

A magia presente no cotidiano,
Uma lupa do sensível na aparente normalidade.
Homens e mulheres com suas histórias,
Estranhas, engraçadas, curiosas.
Cenas pulverizadas...
Eternas e ultrapassadas.
Dimensões do invisível,
Da Imaginação,
Surpresas poéticas.
Sopros de vida.

Em espaços públicos da cidade, inspirados em contos e no realismo
fantástico a cena cotidiana é matéria prima para quadros que se movem
e transformam o cenário urbano em ambientes de sonho e possibilidades.
O trabalho dos oito bailarinos envolvidos na criação e no
desenvolvimento do trabalho busca aproximar o público na identificação
e na transcendência dos movimentos.

FICHA TÉCNICA:

Concepção, encenação e Direção coreográfica: Suely Machado
Estudos coreográficos e elenco: Alex Dias, Ana Virginia Guimarães, Danny Maia,
Lucas Resende, Marcela Rosa, Pablo Ramon, Verbena Cartaxo e Verônica Santos.
Figurinos: criação dos bailarinos.
Produção: Regina Moura
Assistente de Produção: Lica Capovilla
Trilha sonora: pesquisa do Grupo de Dança 1º Ato
Duração: 25 minutos.
Indicação: livre.
Este projeto foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua 2010
REALIZAÇÃO: FUNARTE

PRIIMEIRO ATO – 25 ANOS:

“Minas Gerais é um dos poucos lugares do Brasil que tem três grupos que mantêm o trabalho com originalidade e qualidade por tanto tempo: Galpão, Corpo e Primeiro Ato”(Suely Machado – diretora do Grupo Primeiro Ato).

O Grupo nasceu do amor de sua fundadora pela dança. “Há 25 eu não pensava em nada, só queria dançar. Eu criei o Primeiro Ato para ter a oportunidade de ter um coletivo para dançar, com alguém que fosse diferente de mim, com uma formação diferente da minha. Queria unir diferenças”, revela a diretora do Primeiro Ato reforçando que esta sempre foi à missão do Grupo.

Entre as curiosidades dos 25 anos, Suely conta que os figurinos são os mesmo usados em todas as apresentações. Eles são guardados de forma impecável, catalogados e mantidos na melhor forma de preservação possível. “A bailarina Fernanda Vianna, quando voltou ao grupo, ficou toda feliz que entrou no mesmo figurino que ela usava há 25 anos” revela Suely, mostrando o cuidado que o Grupo tem com todos os detalhes de sua história. .

“De alguma forma os meus trabalhos, os trabalhos que eu assinei e os trabalhos do grupo tocam na sensibilidade humana de cada um de nós, naquilo que faz o ser humano melhor no sentido dessa delicadeza. O que importa pra mim é a sutiliza que diferencia uma pessoa da outra e eu coloco isso em cena. Por isso que cada bailarino e co-autor da obra, porque eles doam a cada obra um pouco de sua historia de vida e bagagem artística. Eles doam, generosamente, porque eles se entregam por inteiro”, finaliza Suely Machado.

Ao longo destes 25 anos de trajetória o Primeiro Ato já passou por temporadas em diversos estados brasileiros e apresentações nos Estados Unidos, Espanha, Portugal, Argentina e Alemanha, além de ganhar diversos prêmios regionais e nacionais. O Primeiro Ato mantém um núcleo de formação de bailarinos com 430 alunos; a escola, ao longo dos anos, também forma novos talentos da dança.

Nenhum comentário: