20 de abr. de 2011

MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA
O governador Antonio Anastasia preside, nesta quinta-feira (21), às 10 horas, em Ouro Preto, na região Central do Estado, solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência a 239 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O evento terá como oradora oficial a presidente da República, Dilma Rousseff, que será agraciada com o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência.
Maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência é entregue anualmente, desde 1952, com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados estão ministros de estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais. A solenidade encerrará as comemorações da Semana da Inconfidência.
A cerimônia será realizada na Praça Tiradentes, no centro histórico de Ouro Preto, onde a presidente Dilma Rousseff e o governador Antonio Anastasia receberão honras militares da Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais. Cumprindo a tradição do dia 21 de abril, o governador assinará ato de transferência simbólica da capital do Estado para Ouro Preto.
Também estão previstas homenagens a Tiradentes, mártir da Inconfidência, e a duas mulheres que viveram na Vila Rica de 1789 e testemunharam a Conjuração Mineira: Maria Dorotéia Joaquina de Seixas (Marília de Dirceu) e Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira.
A solenidade terá a participação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, do grupo Meninas de Sinhá e da atriz e cantora Thaís Garayp, que cantará o Hino Nacional acompanhada por coral de crianças de Ouro Preto.
Antes da abertura do evento, o governador Antonio Anastasia e a presidente Dilma Rousseff participarão da solenidade de sepultamento dos restos mortais dos inconfidentes José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal de Barbosa. Eles terão lugar no Panteão do Museu da Inconfidência, onde estão enterrados outros 13 inconfidentes. O sepultamento foi autorizado depois que a ossada dos inconfidentes foi oficialmente identificada pela Faculdade de Odontologia da Unicamp, em Piracicaba (SP).


CONEXÃO VIVO

O Projeto Conexão Vivo 2011 estreia na noite do dia 20 de abril e prossegue 29 de maio, abrangendo diversos espaços belo-horizontinos, como o Grande Teatro do Palácio das Artes, Parque Municipal Américo Renê Giannetti, Centro Cultural da UFMG e Lapa Multishow. O primeiro show é de Lenine que convida ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes, os artistas Pedro Morais e Tulipa Ruiz.
A extensa programação se amplia através dos festivais Cidade Hip Hop e Palco Hip Hop e o projeto O Samba Bate Outra Vez, integrantes do programa Conexão Vivo, que demonstram a diversidade artística da iniciativa. Para Rômulo Silva, produtor do Cidade Hip Hop, essa é “a oportunidade de BH vivenciar uma experiência única, oferecendo para a cidade atrações de grande qualidade musical, de forma descentralizada e que alcance também as periferias”. Em sua segunda edição, o Cidade Hip Hop 2011 também realizará debates que mostram como o hip hop dialoga com outras vertentes da cadeia produtiva através das redes e nos próximos meses realiza edições nas cidades de Betim e Uberaba.
O Palco Hip Hop promove sua primeira edição com debates, oficinas e shows de DJs e rappers de renome nacional junto a artistas locais. Em abril e maio sua programação se divide entre o Barreiro e Morro das Pedras e aproxima o Conexão Vivo de periferias de Belo Horizonte. Vitor Magalhães, idealizador do festival, ressalta a importância do trabalho coletivo para fortalecer a cena e aproximar iniciativas como o Duelo de MCs e a Família de Rua, que participam da curadoria do festival.
Outro projeto que integra o Conexão Vivo BH é O Samba Bate Outra Vez, que em 2011 já realizou duas edições sempre apresentando artistas locais e de outros estados que atuam na cena do samba contemporânea. Saiba tudo e confira a programação completa no portal do evento: http://www.conexaovivo.com.br/

Nenhum comentário: