29 de dez. de 2010

ANASTASIA TOMA POSSE NO DIA 1º
Com solenidades às 14h30 na Assembléia Legislativa e às 16h, no Palácio da Liberdade, o Governador eleito Antônio Anastasia toma posse, no dia 1º de janeiro de 2011. De acordo com o cerimonial do Governo, as cerimônias devem obedecer ao seguinte roteiro:
Anastasia chegará à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por volta das 14h15com o vice-governador eleito Alberto Pinto Coelho (PP). Ainda na porta da Assembleia, os dois serão recebidos pelo presidente em exercício da Casa, deputado Doutor Viana (DEM), que, no plenário, conduzirá a cerimônia de posse.
Com a mesa formada, será executado o Hino Nacional Brasileiro. Anastasia e Alberto Pinto Coelho farão então o juramento, e o primeiro secretário da ALMG vai ler termo de posse, quando estarão, portanto, oficialmente empossados para um mandato de quatro anos. Um breve discurso deve ser feito logo em seguida no próprio plenário da Casa.O Governador seguirá em carro aberto da Assembleia até o Palácio da Liberdade. Descendo a avenida Álvares Cabral, ele será escoltado por policiais até a rua dos Timbiras, quando receberá a companhia do piquete da Cavalaria Alferes Tiradentes. Depois, seguirá pela avenida João Pinheiro até a praça.A pé, Antônio Anastasia passará pela alameda Travessia, sob as palmeiras da Praça da Liberdade, onde diversas manifestações artísticas estão sendo preparadas. Já no Palácio da Liberdade, Anastasia fará um cumprimento à bandeira de Minas Gerais. É o momento em que ele receberá o colar da Medalha da Inconfidência, o que, no Estado, corresponde ao que seria a faixa presidencial. Em seguida, já empossado, o governador receberá honras militares, quando, cumprimentando a bandeira nacional, irá se dirigir à sacada do prédio, de onde ouvirá, novamente, o Hino Nacional. Finalmente, fará seu pronunciamento oficial aos mineiros. Que o tempo colabore, mas, faça chuva ou sol, Minas já ganhou um mestre na gestão!

GOVERNADOR DE MINAS ANUNCIA SECRETARIADO

O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quarta-feira (29), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, os nomes do novo secretariado do Governo do Estado de Minas Gerais ao lado do vice-governador eleito, deputado estadual Alberto Pinto Coelho, e do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. Para a composição do secretariado, o governador Antonio Anastasia disse que levou em consideração a eficiência, a probidade e o compromisso com as metas defendidas pelo governo.
“Em primeiro lugar, o compromisso com o resultado, com a eficiência, com a probidade e, naturalmente, o primeiro compromisso que vamos reiterar no nosso secretariado na sua reunião no dia 3 (de janeiro), após a posse coletiva, será o cumprimento das leis, das metas determinadas no Plano de Governo, que tivemos aprovação no dia 3 de outubro, recente, último, nas eleições”, disse o governador Antonio Anastasia.
Os nomes escolhidos para a composição do secretariado são de altíssimo nível, segundo o governador, que enfatizou que a natureza do cargo de secretário de Estado é política. Os novos secretários tomarão posse na próxima segunda-feira (3).
“O secretariado é altamente competente. É experimentado, experiente. Alguns são secretários, outros estão entrando agora, mas tenho certeza que Minas Gerais tem um secretariado de altíssimo gabarito para darmos cumprimento àquilo que nos compromissamos nas eleições. O cargo de secretário de Estado, pela definição da nossa Constituição, é um cargo político.Todos os secretários são políticos e exercem função política, sem exceção”, afirmou.
Secretaria de Trabalho e Emprego
Foram criadas as Secretarias de Estado de Trabalho e Emprego, comandada por Carlos Pimenta, e a da Casa Civil e Relações Institucionais, que terá à frente Maria Coeli Simões, que respondia pela extinta Secretaria de Estado Extraordinária de Relações Institucionais.
"A Secretaria de Trabalho e Emprego, a ser criada pela Lei Delegada, é o resultado dos nossos compromissos como a primeira prioridade de nosso governo, que é a geração de empregos de qualidade. O deputado Carlos Pimenta, que aceitou esse nosso convite, será o primeiro secretário nesta pasta do Trabalho e Emprego”, explicou o governador.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas deixa de ser “extraordinária” e se torna efetiva, tendo Gil Pereira à sua frente.
Outras 11 secretarias já existentes foram mantidas e serão comandadas por novos secretários no próximo mandato do governador Antonio Anastasia. São elas: Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Elmiro Nascimento), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Nárcio Rodrigues), Cultura (Eliane Parreiras), Defesa Social (Lafayette Andrada), Desenvolvimento Econômico (Dorothea Werneck), Desenvolvimento Social (Wander Borges), Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Bilac Pinto), Esportes e da Juventude (Bráulio Braz), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Adriano Magalhães), Transportes e Obras Públicas (Carlos Melles) e Turismo (Agostinho Patrus Filho).
Quatro secretários serão mantidos nas suas respectivas pastas. São eles: Antônio Jorge de Souza Marques (Saúde), Danilo de Castro (Governo), Leonardo Colombini (Fazenda) e Renata Vilhena (Planejamento e Gestão). Já Ana Lúcia Gazzola deixará a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e assumirá a Secretaria de Estado de Educação.
Secretarias Extraordinárias
Além das Secretarias de Estado, o governador anunciou três secretários extraordinários: da Regularização Fundiária, Manoel Costa, que respondia pela extinta Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária; da Copa do Mundo, Sergio Barroso, que deixa a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo vai agregar, segundo o governador, toda a coordenação para garantir o cronograma das obras para a realização da Copa do Mundo de 2014.
“Resolvemos, à semelhança de outros estados, criar a secretaria extraordinária com o objetivo de agregarmos ali toda coordenação em relação à Copa, a articulação com a Prefeitura de Belo Horizonte, o acompanhamento da obra do Mineirão, das obras do Independência, das obras viárias, do Turismo, ou seja, uma secretaria chamada matricial. Ela perpassa diversas áreas e tem de ter uma coordenação efetiva, porque o projeto da Copa do Mundo, feito inclusive um planejamento estratégico com a Fundação Dom Cabral, juntamente com a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo do Estado, é muito complexo”, explicou.
Empresas e estatais
Foram anunciados ainda os presidentes das empresas estatais. Na Cemig, permanece o atual presidente, Djalma Morais. Na Copasa, está mantido Ricardo Simões, assim como na Codemig, o atual presidente, Oswaldo Borges.
No Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta Carvalho assumirá a presidência, tendo José Santana como vice-presidente. Na Gasmig, será presidente Fuad Noman. No Servas, Andrea Neves retorna à presidência.
Para a Secretaria Geral do Governador segue Gustavo Magalhães e na Advocacia Geral do Estado (AGE), Marco Antonio Romanelli. Assume a Controladoria Geral do Estado, criada a partir da ampliação das atribuições da Auditoria Geral do Estado (AUGE), Moacyr Lobato, ex-secretário de Estado de Defesa Social.
No comando da Polícia Militar de Minas Gerais, permanece o coronel Renato Vieira de Souza e a Polícia Civil de Minas Gerais passa a ser chefiada pelo delegado-geral Jairo Léllis. No Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, assume o coronel Sílvio Antonio de Oliveira Melo. No Comando do Gabinete Militar do Governador permanece o coronel Luis Carlos Dias Martins.
O governador também anunciou a criação do Escritório de Prioridades Estratégicas, que será chefiado por Tadeu Barreto, atual coordenador do Programa Estado para Resultados.
O governador Antonio Anastasia também anunciou que o deputado estadual Luiz Humberto (PSDB) será o Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Natural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi eleito para o seu quarto mandato.
Ele também agradeceu a todos que participaram do governo nesses nove meses em que esteve à frente do Estado, aos senadores eleitos Aécio Neves e Itamar Franco e aos partidos que compõe a base política do governo.
“Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que participaram dos trabalhos que resultaram o final deste mandato. Um agradecimento especial aos nossos senadores Aécio Neves e Itamar Franco pelo permanente companheirismo, igualmente a todos os partidos que compõe a nossa base política, ao senhor vice-governador Alberto Pinto Coelho e ao nosso secretário de Governo e a todos os atuais membros do secretariado, aqueles que permanecem e aqueles que deixam o Governo. O meu agradecimento profundo pela dedicação que se envolveram ao longo desses nove meses desse meu mandato, com referência, naturalmente, aos programas sob a responsabilidade das suas respectivas secretarias”, disse.

Lista dos novos secretários de Estado de Minas Gerais

Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Elmiro Nascimento
Casa Civil e Relações Institucionais - Maria Coeli Simões
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Nárcio Rodrigues
Cultura - Eliane Parreiras
Defesa Social - Lafayette Andrada
Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas - Gil PereirA
Desenvolvimento Econômico - Dorothea Werneck
Desenvolvimento Regional e Política Urbana - Bilac Pinto
Desenvolvimento Social - Wander Borges
Educação - Ana Lúcia Gazolla
Esportes e da Juventude - Bráulio Braz
Fazenda - Leonardo Colombini
Governo - Danilo de Castro
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Adriano Magalhães
Planejamento e Gestão - Renata Vilhena
Saúde - Antônio Jorge de Souza Marques
Trabalho e Emprego - Carlos Pimenta
Transportes e Obras Públicas - Carlos Melles
Turismo - Agostinho Patrus Filho

Extraordinários
Secretário Extraordinário da Copa do Mundo - Sergio Barroso
Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana - Alexandre Silveira
Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária - Manoel Costa

Outras nomeações
Cemig - Djalma Morais
Copasa - Ricardo Simões
Codemig - Osvaldo Borges
BDMG - Matheus Cotta Carvalho
Gasmig - Fuad Noman
Servas - Andrea Neves
Secretaria Geral do Governador - Gustavo Magalhães
Advocacia Geral do Estado - Marco Antônio Romanelli
Controladoria Geral do Estado - Moacyr Lobato
Gabinete Militar do Governador - coronel Luis Carlos Dias Martins
Polícia Militar de Minas Gerais - coronel Renato Viera de Souza
Polícia Civil - delegado-geral Jairo Léllis
Corpo de Bombeiros - coronel Sílvio Antonio de Oliveira Melo
Escritório de Prioridades Estratégicas - Tadeu Barreto
(FONTE: AGENCIA MINAS - foto Wellington Pedro Imprensa MG)