23 de abr. de 2008

SALVE, JORGE!

Hoje, dia 23 de abril, é dia de São Jorge, dia de São Jorge, dia mundial do livro e do autor, é a data escolhida pela cuidadosa equipe do "Sempre Um Papo", há 12 anos, para celebrar o amor ao livro e à literatura. As referências à literatura no 23 de abril são inúmeras: marca, curiosamente, o nascimento e morte de William Shakespeare (1564-1616). Na Espanha, o falecimento de Miguel de Cervantes. Em diversos países do mundo, é comemorado o Dia do Livro. Por fim, a Unesco, em 1995, declarou o "Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor". Inspirados na tradicional festa catalã, o "Sempre um papo" convida a todos para trocar livros por rosas. Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes. Uma extensa programação cultural vai colorir a Praça da Liberdade, nesta celebração que une fé, leitura, música, dança e artes – porque, nesta edição, as esculturas de Amílcar de Castro, como um escudo, inspira a proteção. De 18h30 às 21h. Os livros doados seguirão para as bibliotecas comunitárias.
"Cordas e correntes arrebentem
Sem o meu corpo amarrar
Porque eu estou vestida com as roupas
E as armas de Jorge"

EM TEMPO: Enquanto isso, na Can Brasil - Casa do Brasil de Barcelona, nossa conterrânea, a super artista Ana Ly integra a programação da "Salve Jorge em Santi Jordi" e realiza palestra com música, apresentando aos espanhóis o seu CD "Desenrolando a Língua" . A festa é considerada uma das mais bonitas da Catalúnia. Trata-se de uma feira ao ar livre nas ramblas de Barcelona, de livros(que as mulheres compram para os homens) e flores (os homens compram para as
mulheres). Ogum - iê!!!

E, na sexta, dia 25, salve a voz abençoada e linda de Carla Villar:


Oficinão Maurício Tizumba

Quinta, 24 de abril, às 19h30, acontece um super oficinão de ritmos afro-mineiros com o mestre Maurício Tizumba. Inscreva-se já: Associação Cultural Tambor Mineiro (Rua Ituiutaba, 339 - Prado - BH - MG):
31 3295 4149, Investimento: R$10,00. (FOTO ARQUIVO MF)

Clique para ampliar - confira a programação:

Nenhum comentário: