9 de abr. de 2008

A ARTE DE KÁTIA SANTANA
Será no dia 14 de abril, segunda-feira, às 19h, na Cozinha de Minas (Rua Gonçalves Dias, 45 – Funcionários – BH – MG), a abertura da primeira exposição de pinturas da artista plástica Kátia Santana:

“Existem pessoas que nos servem de modelo e nos apontam caminhos novos a serem seguidos. Kátia Santana é um exemplo dessas pessoas, um modelo de superação dos próprios limites, sempre buscando transformar a si mesma.
Portadora de paralisia cerebral, que lhe acarretou problemas na fala, nas pernas e nas mãos, Kátia tem 26 anos e depende de uma cadeira de rodas e de pessoas que possam lhe dar suporte em todas as suas atividades. Mesmo com essas limitações e, sempre com bom humor e inteligência, ela tem se desenvolvido na área das artes plásticas e está escrevendo um livro sobre suas experiências e reflexões.
Sua pintura não segue nenhum modismo, pois se trata de uma necessidade natural. Sentada em sua cadeira e, tendo diante de si a tela e as tintas, ela mergulha o pincel nas cores e utiliza o branco como contraste e matéria, conseguindo resultados surpreendentes, sem lançar mão de fundos ou técnicas requintadas.
Kátia tem se dedicado à pintura de quadros cada vez maiores, que ela executa com pinceladas expressivas e em pouco tempo. É instrutivo e sugestivo assistir à sua atuação e ver a criatividade fluir espontaneamente de suas mãos que, mesmo deformadas, obedecem aos olhos sensíveis e à inteligência aguçada de artista.
Seus trabalhos têm sido expostos no atelier Silésia Mendes, em coletivas de alunos. Agora ela se prepara para realizar sua primeira exposição individual”.
(Ivana Andrés Ribeiro)

Nenhum comentário: