SEJAM BEM-VINDOS!

SEJAM BEM-VINDOS!

26 de out de 2007

10 anos e mais...















A contagem de comemoração de aniversário na história de um artista pode começar na concepção de sua vida, no início do exercício de seu ofício ou, há qualquer momento, ser louvada pelo êxito de existir. Com Vander Lee é assim... São muitos motivos para seu público comemorar, a bela voz, vida inteira de interpretação, composições que no tempo tecem as histórias de muitos ouvintes, personagens comuns da vida, percebidos com refinamento pelos sentidos de Vander Lee. Hoje é dia de mais festa no Chevrolet Hall. Para Vander Lee, são 10 anos de carreira fonográfica. Ativa, atenta, transparente. A personalidade de Vander Lee sopra sua alma no show que traz ao palco o que vibra: a canção. Com ele participações generosas em quantidade e especialíssimas, escolhidas por afinidade de história musical e sintonias de amizade. A festa recebe: Renato Motha,Lúdica Música, Tizumba, Regina Souza, Marcos Catarina, Tulio Mourão,Pedro Moraes, Kadu Viana, Érica Machado, Sérgio Marques, Selmma Carvalho e a primogênita de Vander Lee: Laura Catarina, 12 anos, uma bela voz. Tantas presenças, parecem já abrir caminho para o segundo DVD do artista. "Entre", título do DVD e de música em parceria de Lee e Renato Motha, já está pronto e chegará em breve, com caráter documentário, em projeto da TVC, início de uma série que registrará a trajetória de grandes nomes da música que nasce em Minas. Para o show de hoje, ingressos à venda na bilheteria do Chevrolet Hall (31 32098989). O espetáculo começa às 22h. Aguarde flashes especiais, aqui no blog.
(FOTO MÃOS - ARQUIVO SITE ARTISTA)

22 de out de 2007

ENCONTROS COM A LEITURA
O ciclo de palestras “Encontros com a leitura”, uma realização da Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, unidade da Secretaria de Estado de Cultura, tem como objetivo colocar em discussão a leitura, o livro e a biblioteca pública. Serão cinco eventos no período de 24 de outubro a 26 de novembro, todos com entrada franca. Estão convidados para esse ciclo bibliotecários, professores, estudantes universitários, editores, escritores e pessoas interessadas em leitura e biblioteca pública. Os encontros acontecerão no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21 – BH – MG), sempre às 19h.
As inscrições para o ciclo completo, que emitirá certificado, podem ser feitas na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, pelo telefone (31) 3269 1166 – ramal 120, ou através do e-mail dail.sub@cultura.mg.gov.br. Os interessados também poderão participar de palestras isoladas, sem necessidade de inscrição prévia.
CONVIDADOS:
No dia 24 de outubro, o convidado é o escritor paranaense Miguel Sanches Neto, um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, com o tema ‘Herdando uma biblioteca’ – título de um de seus livros. Em novembro, os encontros acontecem no dia 07, com a presença do mestre em história e doutor em educação Fabiano dos Santos, que implantou e coordenou o projeto ‘Agentes de Leitura’, da Secretaria Estadual de Cultura do Ceará abordando o tema ‘Ações de incentivo à leitura e os impactos gerados em comunidades carentes’; no dia 13, professor titular do Departamento de Ciências da Computação da UFMG, Virgílio Fernandes de Almeida com o tema ‘Leitura literária e novas tecnologias’; no dia 19, Sílvia Castrillón, dirigente da ASOLECTURA (Associação Colombiana de Leitura e Escrita), que desenvolve um trabalho em torno da leitura nas bibliotecas públicas da Colômbia com o tema “ Ler e escrever o mundo – a rede de bibliotecas da Colômbia’. O evento terá seu encerramento no dia 26, com presença do premiado escritor e ilustrador Roger Mello, de Paulo Bernardo Vaz e Maria Antonieta Pereira, professores da UFMG, com o tema ‘A imagem e a letra’. (clique na imagem para amplia-la)


TEIA 2007
Denominado como o maior encontro da diversidade cultural do Brasil, o evento Teia 2007, reunirá cerca de 600 Pontos de Cultura, de 07 a 11 de novembro, em Belo Horizonte, com a proposta de um público de mais de 100 mil pessoas.
Grande parte da diversidade cultural do Brasil estará reunida em Belo Horizonte, entre os dias 07 e 11 de novembro, na Teia 2007. Essa celebração, que será focada na relação entre Cultura e Educação, reúne centenas de Pontos de Cultura de todo o Brasil, com as mais variadas formas de atuação e expressão cultural, promovendo o diálogo entre eles e diversos setores da sociedade.
Os Pontos de Cultura são organizações espontâneas da sociedade que promovem cultura, educação e economia solidária em suas comunidades. Hoje, segundo o Ministério da Cultura, 650 Pontos de Cultura participam do Cultura Viva - Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania. São núcleos de expressão cultural tão diversos quanto a Ciranda do Thiangá, de Boa Vista (RR), os Índios On-Line, de Pau Brasil (BA), o Cinema Meninos de Araçuaí, de Belo Horizonte (MG), a Rede Comunitária de Produção Audiovisual, de Brasília (DF), a Orquestra de Violinos, do Rio de Janeiro (RJ), o Laboratório de Poéticas, de Diadema (SP) e o Anima Bonecos, de Rio do Sul (SC).
Saiba mais sobre essa programação visitando o SITE DO EVENTO

17 de out de 2007

STUDIO BEMOL
40 anos bem gravados na história da música brasileira
um centro de referência da evolução da música em Minas Gerais e
da construção da história da gravação musical no País

Um dos pioneiros da gravação no Brasil, fundado em 1967, quando existiam apenas quatro estúdios fonográficos no País e, também, pioneiro em gravações profissionais em Belo Horizonte, o Studio Bemol, completa 40 anos de uma história brilhante. Tendo à frente Dirceu Cheib, um de seus fundadores, testemunha ativa da história da música e respeitável engenheiro de som, o estúdio se tornou referência obrigatória no que diz respeito à história da produção fonográfica e da música que vem de Minas. A sala é considerada por grandes produtores - dentre eles Marco Antônio Guimarães-Uakti, André Abujamra-Karnak e Dudu Marote - como uma das melhores salas acústicas do Brasil. Ao lado de Dirceu, está o filho mais novo, o músico Ricardo Cheib, que também administra a Bemol, por onde passaram (e passam) inúmeros dos mais prestigiados artistas mineiros, reconhecidos em âmbito internacional, além de grandes nomes da música internacional e brasileira e, até o ex-presidente JK e, onde gerações de artistas se conheceram.
Somando aos vários equipamentos que possui - antigos, famosos e raros no mundo, o Bemol está inaugurando sala de mixagem 5.1. Trata-se do sistema de som usado no cinema moderno e em DVDs (Home-Theater).
Na pauta dos 40 anos, novos clientes, idéias e a produção de um livro sob a redação e pesquisa da jornalista Márcia Francisco que, com a família Cheib e consultores – testemunhas oculares de inúmeros fatos pitorescos - contarão a história do Bemol, que se funde com nossa música e artistas, nestas quatro décadas.
CONHEÇA: STUDIO BEMOL
(FOTOS: Dirceu Cheib e Ricardo Cheib - MÁRCIA FRANCISCO/ O Primeiro estúdio Bemol/ JK no Bemol/ Dirceu Cheib e Ivan Lins, na Bemol - ARQUIVO BEMOL)



PAIS E FILHOS
Com entrada franca, o Projeto Sempre um Papo apresenta o filósofo, deputado federal por Minas Gerais e apresentador de TV, Antônio Roberto, na palestra "Pais e filhos: educando com amor". O evento acontecerá na segunda-feira, 22 de outubro, às 19h30, no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, em Nova Lima. Informações adicionais: (31)3542 3949
UM EVENTO MUITO ESPECIAL
FESTA KAIROS 2007
E é o Kairós que convida você:
"Há cada ano toda a comunidade de Macacos ajuda a enfeitar o arraial pra uma grande festa no Kairós. Esse ano a gente quis homenagear os bichos:
O bicho-bicho e o bicho-homem!
Bicho trabalhador que cava buraco, bicho cantor, que alegra a vida com seus trinados, bicho de circo, trapezista, de galho e cipó. Bichos de todas as cores, plumagens e gritos. De todo tamanho e ofício.
E no Kairós é assim: um bicho ensinando o outro os cantos de outros bichos, encantando os bichos de outros cantos e inventando um novo jeito de cantar!
Conversar com eles é fácil: basta seguir a trilha enfeitada e encontrar a bicharada fazendo música, contando histórias, pintando, bordando,
fazendo arte e colorindo o sábado de festa!
Venha, traga os amigos, a família e toda gente que encontrar...
Esperamos você e até lá!"
MAPA DO BRASIL
A artista plástica Sônia Toledo acaba de criar a obra ‘Mapa do Brasil’, instalada na Praça Professor Newton Paiva Ferreira, Centro Universitário Newton Paiva (Av. Américo Vespúcio c/ Av. Carlos Luz – Caiçara – BH – MG). A apresentação oficial da peça, aconteceu na manhã de segunda-feira, 15 de outubro, por ocasião da inauguração do espaço, em homenagem aos professionais da educação e em memória do respeitável patrono da instituição que dá nome à Praça e que ganhou escultura com sua imagem, obra de Cristina Mota. Evento realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o Centro Universitário Newton Paiva e a Fundação Newton Paiva para o Desenvolvimento Cultural e Social.(FOTOS MÁRCIA FRANCISCO)


MAPA DO BRASIL

10 de out de 2007

XII Prêmio Mulher Influente - MG Turismo
Registro alguns flashes da noite de entrega do Prêmio, no dia 08 de outubro, Othon Palace Hotel.
É com alegria que recebo esta homenagem e, também com respeito, pois, trata-se de uma iniciativa de dois profissionais que há 22 anos proporcionam, com seriedade, não somente a confraternização, mas, o diálogo entre os profissionais da área de Turismo com todas as vertentes da sociedade, incluindo profissionais de economia, política e cultura, dentre várias.
Suely e Antônio Claret Guerra se empenham com coerência na missão responsável que tem a frente o sucesso de seu Jornal MG Turismo.
Tal carisma é fruto de profissionalismo, certamente, mas, que se une à consciência pessoal de elevado nível, frente a responsabilidade que cada cidadão tem à frente de sua sociedade.
É em nome dessa consciência que falo a vocês e que, ofereço esse troféu.
Nós mulheres, temos hoje papel de importância inquestionável frente à todas as áreas. Nem é necessário mencionar.
Esse troféu fortalece em mim e compartilho com vocês a necessidade imediata de valorização da ética em todos os aspectos da nossa vida.
Qualquer tipo de reconhecimento traz em si, caráter de responsabilidade.
Há quinze anos, quando me formei em Jornalismo, fiz um juramento que tinha como foco principal a atenção à ética. Há quase 10 anos atuando em assessoria de imprensa, procuro manter isso em mente.
Os valores morais de nossas sociedades, em todo o mundo, são transitórios. Mas, a ética é algo que se consolida e se eterniza em sua permanência. É dela que urge nos aproximarmos. Trata-se de um exercício diário.
Diante das dificuldades políticas atuais, que nem é necessário mencionar, gostaria que refletíssemos sobre nosso papel. Sou otimista. Acredito no ser humano e suas potencialidades bem aproveitadas, aprendi isso com meus pais, meus primeiros e eternos mestres e hoje reaprendo com minha filha, que, aos 4 anos é pura esperança.
Ao lado dos baldes de roupas sujas, que aos poucos estão sendo lavadas, o Brasil abraça um instante em que a força jovem e renovadora abre espaço em todas as instâncias, inclusive na política, haja vista a atuação do governador desse Estado junto à sua equipe, cuja expansão tem se mostrado de maneira digna. Na reconstrução é necessário unir os valores sábios das gerações anteriores à ousadia e garra dos representantes do novo tempo. Parece que estamos caminhando bem.
Que possamos continuar.
Depende de nós. Me lembro de uma fala do saudoso sociólogo Betinho, sobre um beija-flor que, levando água no seu pequeno bico, acreditava colaborar para a extinção de um incêndio na floresta.
Somos beija-flores nesta empreitada. Cada um tem seu tamanho, mas, pode fazer sua parte.
E, ainda com os beija-flores podemos aprender a leveza na condução de cada toque.
Da natureza que somos em essência, com perseverança, talvez possamos alcançar a força da águia. O caminho é poder sustentar o olhar. Com ética.
Márcia Francisco
(Saúdo aqui, a jornalista Christina Lima, também homenageada com o Troféu Mulheres Influentes, com quem sempre aprendi muito e que, considero mestra e referência na minha carreira jornalística, a quem reverencio meus mais sinceros agradecimentos.)






4 de out de 2007


IMPERDÍVEL! CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO: AQUI
Chega ao mercado o livro
"Varizes – conhecer para prevenir”,
do cirurgião vascular e angiologista mineiro Francisco Reis Bastos.
No livro, abordagem brasileira inédita sobre a técnica de escleroterapia com espuma o mais novo recurso no tratamento de varizes.

Um dos pioneiros no Brasil, no domínio e aplicação da técnica da “Espuma",
Dr. Francisco Bastos soma 30 anos de carreira na área médica e traz em sua trajetória, a atuação nos principais hospitais de Belo Horizonte.
O livro já está à venda em todas as Livrarias Leitura, na Livraria Status e na Cooperativa Médica - BH - MG
Informações adicionais:
drfbastos@hotmail.com
EM TEMPO
Chave de ouro, no encerramento do III FIV:


Quem foi, viu de perto a performance carismática, envolvente e virtuosa de Ivan Rijos (Porto Rico), que sob aplausos esfuziantes das centenas de pessoas presentes no Teatro Sesiminas, voltou ao palco para nada menos que seis pedidos de bis atendidos! Inesquecível. Num dos retornos, duo surpresa e surpreendente com Alieksey Vianna. Rijos também recebeu no palco, todos os participantes das masterclasses do Festival e ofereceu a cada um, jogo de cordas Aranjuez, patrocinadora do artista para a vinda ao Brasil. Momento especial para os jovens estudantes e novos talentos do instrumento, que sairam alimentados com o incentivo de Ivan em gentil acolhimento. Noutro momento, o violonista mineiro Guilherme Monteiro, matou a saudade da terra, em apresentação inédita ao lado de Lionel Loueke (Benin). Os dois mostraram belas composições próprias, inclusive, e Lionel ainda coloriu o som com seu belo timbre de voz. Os organizadores do Festival, Alieksey Vianna, Fernando Araújo e Juarez Moreira, junto a Geraldo Vianna também subiram ao palco, se revezando em solos valiosos, com a Orquestra de Câmara do Sesiminas, regida por Marco A. Drumond. Ouvir Baião Barroco, de Juarez, com um sofisticado arranjo que contemplou violinos foi uma das experiências louváveis da noite, já que além da beleza, se trata de composição do próprio violonista. Fernando Araújo e Geraldo Vianna, uniram delicadeza, emoção, técnica e sublime acabamento ao ofício proposto pelo duo. Alieksey Vianna: das virtudes, sua técnica e dedicação já falam por si...sua força, expressão, emoção, alma, são a mais pura extensão do braço do instrumento que, com dignidade, nos liga à Deus. Cada um tem sua luz, sua cara, seu estilo e é essa diversidade que faz a beleza da confraternização musical que se tornou o FIV, da alegria e presença assídua da platéia... Presença notável de Sebastião Tapajós e de Peranzetta, solos aclamados do antenado David Tanenbaum...Ulisses Rocha e nosso já conhecido e sempre muito bem-vindo Ferragutti....Sons em dose dupla, com origem norueguesa, do Gvito...e outros brilhos, já mencionados na nota anterior... Foram muitas as "emoções" coroadas com a graça dos americanos do Oregon, que no domingo, encerrou o Festival. Ilustre. Salve Ralph Towner, Paul, Gleen e Mark Walker - este, baterista "o mais novo, com 11 anos no grupo" (palavras de Paul McCandless).Que sintonia...improvisos precisos, preciosos... Quem vê Oregon, compreende o sentido útil da palavra cumplicidade.

Parabéns à toda a equipe organizadora do Festival. Na torcida para a continuidade deste maravilhoso projeto, atentamente abraçado pelo Instituto Cidadania Unimed-BH. Uma parceria que, certamente, vale ouro!




















TAMBÉM EM TEMPO...Paul McCandless, o "sopro" iluminado do Oregon, ficou na cidade e na noite de terça, ao lado de Alieksey Vianna e do violoncelista grego Dimos Goudaroulis, foi a atração do Claro Minas Instrumental, na Praça da Liberdade, proporcionando outro encontro inusitado e muito feliz. Outro projeto, abraçado pela Agência de Cultura Casulo, de Danusa Carvalho, sob a curadoria de Túlio Mourão, também imperdível!
















(FOTOS MÁRCIA FRANCISCO)
Gentileza Humana
Oficina de voz para atores e cantores com Babaya







Numa realização do Instituto Cidadania Unimed, estão abertas até o dia 09 de outubro, terça-feira, as inscrições para a Oficina Gentileza Humana. Gratuita, “Gentileza Humana” é uma oficina de voz e interpretação, coordenada pela professora Babaya, para atores com experiência em canto.
Junto às aulas de técnica vocal, a oficina promoverá a elaboração de um espetáculo musical, para rua, com o tema “músicas para circo”. Canções que tocam lembranças carinhosas, ingênuas e divertidas e que traduzem delicadamente o sentimento de gentileza humana.
No primeiro mês a professora Babaya iniciará as aulas teóricas (conceitos básicos de técnica vocal) e a pesquisa do tema proposto, coordenando, desde o princípio, o processo de construção do evento.
A partir do segundo mês o diretor cênico, Ernani Maletta iniciará os ensaios teatrais, desenvolvendo o processo de concepção artística. O diretor musical, Fernando Muzzi iniciará os ensaios musicais, ingressado no processo até a apresentação final.
O espetáculo desenvolvido será acompanhado por um músico profissional, sendo que, os participantes que tiverem habilidades como instrumentistas serão aproveitados.
Público-Alvo: atores maiores de 16 anos, com experiência em canto, que utilizam a voz com intensidade, procuram orientação para usa-la de forma correta e interessados em aprimorar a qualidade da interpretação e o desempenho vocal na construção de personagem.
Turmas e horários:
TURMA 1: 25 vagas
Quintas, das 14h às 17h e sábados de 9h às 12h

TURMA 2: 25 vagas
Quintas, das 17h30 às 20h30 e sábados de 14h às 17h

Datas:
Outubro: 11, 18, 20 e 27
Novembro: 01, 03, 10, 15, 17, 24 e 29
Dezembro: 01, 06, 08 e 09* (* apresentação final)
Inscrições:
Para as inscrições, abertas até o dia 09 de outubro, os interessados deverão enviar para o email babayaescoladecanto@hotmail.com , breve currículo (máximo 2 páginas) e indicação da turma na qual quer se inscrever. Como critério de seleção, será determinante que o aluno tenha disponibilidade para todas as datas, informadas acima.
Local e informações adicionais:
Babaya Escola de Canto (Rua São Domingos do Prata, 505 – Santo Antônio – BH – MG)
(31) 3344 7396
www.babaya.com.br
Projeto viabilizado pela doação de pessoas físicas, Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura “Brasil um país de todos”. Produção Rubim Projetos e Produções
(FOTO DANIEL MANSUR)
FELIZ ANIVERSÁRIO GRUPO GALPÃO!!!