26 de jul. de 2007

Roda, Sinhá!

“(...)Dorota borda seus cantos com linhas do bem-querer, o chão que anda e que vê, o seu amor, o seu desejo, o seu pensar e o seu sentir, com sianinhas e prendas, e os mistérios das rendas, os panos de que não se esquece, o intricado tricô, o crochê, ponto e segredo, as artes do seu amor(...)”(Miguel Safe, escritor e engenheiro)
Será no dia 07 de agosto, terça-feira, às 19h, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH – MG) a noite de autógrafos e coquetel de lançamento do livro “Roda, Sinhá!”, da escritora e poetisa Diva Dorothy Safe de Andrade Carneiro. O livro, terceiro da série “Estrada Real”, da autora, traz uma coletânea de poemas inspirados nas Cantigas de Roda cantadas em várias regiões de Minas Gerais.
A autora, também juíza do trabalho, fazendeira e Mulher Caminhante da Estrada Real, resgata em texto e arte gráfica, as tradições de Minas. Em seus poemas as cantigas de roda se misturam às festas, como o reisado, às lavadeiras e cavalgadas e aos inesquecíveis brinquedos de infância – o pião, a gangorra, o papagaio – evidenciando que a Ciranda continua.
Fotos de personagens vivos da Estrada Real, os antigos bordados das preciosas mãos de Minas, o fuxico, as rendas e o crochê, imprimem sua textura nas páginas do livro, ao lado das telas da consagrada artista plástica Mariza Guerra (Serro/MG), responsável pela ilustrações que, no livro, registram brincadeiras de infância.
A noite de lançamento desta edição de luxo, que nasce pela Gutenberg Editora, contará com a participação especial, em sarau e performances das Pastorinhas da Alegria (Diamantina), Estaladores de Chicote, Berranteiros, Trovadores e Lavadeiras (Ipoema), do músico Garoto e grupo (Conceição do Mato Dentro), mostra de bordados de Conceição do Mato Dentro e exposição das telas em acrílica, de Mariza Guerra, que ilustraram o livro. Com 52 páginas, “Roda, Sinhá!” tem o patrocínio da CEMIG e Governo de Minas e o apoio cultural do Grupo Orguel, Instituto Estrada Real, AMATRA3 e FIEMG. O coquetel será assinado por Carmem Missiagia e contará com carpaccios Adriana Leal. Informações adicionais: (31) 33445763

Nenhum comentário: