29 de jun. de 2007

A Cigarra e a Orquestra
O maestro-compositor mineiro Andersen Viana, recém-chegado da Rússia, onde teve tres obras musicais - entre mais de duzentas - gravadas pela Orquestra Sinfônica Russa Estatal de Cinema em viagem de absoluto sucesso que deu início a um intercâmbio pioneiro entre Minas e Rússia, apresenta no dia 06 de julho, sexta-feira, às 14h, na Sala de Vídeo do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - BH - MG), o "DVD registro" de outro notável trabalho - sua obra "A Cigarra e a Orquestra". O evento tem entrada franca e contará com a presença do diretor da Lumiart César Rafael e do RP Thiago Khoury, além dos participantes das oficinas e apresentações relacionadas a esta obra, durante o ano de 2006. Um total de 23 músicos integraram a produção em vídeo desta obra lítero-musical inédita de Andersen Viana - trabalho este que foi desenvolvido durante o período de quatorze anos.
Com cinquenta minutos de duração, a fábula musical "A Cigarra e a Orquestra" -texto e musica de Andersen Viana - apresenta os instrumentos musicais - madeiras, metais e cordas - ao grande público, através de um novo modo de criação e produção litero-musical, de forma lúdica e criativa. Trata-se de um projeto de entretenimento de alto nível e ao mesmo tempo educacional, que desperta o interesse de apreciadores da música de todas as idades, leigos ou especializados no assunto.
A obra narra a vida de uma Cigarra, que, cansada de ter que trabalhar dia e noite sem parar, decide abandonar sua aldeia e sair pelo mundo afora, enfrentando perigos, fazendo novos amigos, até finalmente chegar ao "vale encantado da música" e descobrir o canto de sua voz. No vale, cada casa é habitada por um instrumento diferente: a senhora Flauta e seus irmãos Oboé, Clarineta e Fagote; o senhor Trompete e senhor Trombone e suas primas Trompa e Tuba, até a nobre família do Violino Rei, da Marquesa Viola, do Conde Violoncelo e do Duque Contrabaixo.
EM TEMPO: sobre a viagem de Andersen Viana à Rússia, onde, através do Projeto Minas Internacional Ano I, foram gravadas as obras: Cinemúsica nº1 (2007), Cinemúsica nº2 (2007) e Suíte Floral (1986) composicao e regencia de Andersen Viana com interpretação da Orquestra Sinfônica Russa Estatal de Cinema (The Russian State Symphony Cinema Orchestra), registrou-se pleno êxito. O início deste importante intercâmbio musical para a história dos dois países - Brasil e Rússia- foi coroado pela excelente qualidade da gravação, feita em apenas 3 dias e que terminou duas horas e meia antes do previsto. Ao final das gravações, o compositor brasileiro foi muito aplaudido pelos musicos. Segundo Andersen, o clima foi de entusiasmo e muito bom relacionamento com os músicos da orquestra, contatos com a embaixada e outros aspectos diplomáticos e úteis à proposta conjunta. Em uma mesa, Andersen Viana disponibilizou várias partituras-solo de suas obras, oferecidas aos músicos da Orquestra, imediatamente acolhidas por eles. "Desapareceram em minutos", diz Andersen, referindo-se ao notável interesse musical dos artistas russos. O compositor também trouxe na bagagem de volta, várias partituras da Rússia.
O resultado das gravações será apresentado em CD, no próximo semestre, quando acontecerão oficinas relacionadas ao processo de produção do projeto Minas Internacional Ano I.
(FOTO FRANCISCO CARAM)

Nenhum comentário: