27 de fev. de 2007


ESPUMA REVOLUCIONÁRIA
O cirurgião vascular e angiologista mineiro Francisco Reis Bastos, vice-presidente do II Simpósio Mineiro de Flebologia, seguramente será um dos destaques, pela temática que irá abordar em sua participação no evento que acontece nos dias 09 e 10 de março, na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O Simpósio contempla temas fundamentais para o desenvolvimento da ciência flebológica e vai contar com a presença de especialistas da comunidade mundial.

Os tratamentos endovasculares são a novidade abordada e a grande atração do evento promete ser as discussões em torno da escleroterapia com espuma de polidocanol ou ecoescleroterapia para as veias dos membros inferiores. A possibilidade do tratamento ser feito com menor morbidade encanta a todos, em contraponto à cirurgia clássica de varizes.Esta tecnologia integra o conteúdo apresentado por Francisco Reis Bastos, que leva ao simpósio o tema “Varizes Pélvicas”.

Um dos pioneiros no Brasil, no domínio da técnica da “Espuma”, Dr. Francisco Bastos, que soma 30 anos de carreira e atuação na área médica, traz em sua trajetória a atuação em alguns dos principais hospitais em Belo Horizonte (Semper, São Lucas, Octaviano Neves, Vila da Serra...), ex-presidência da Associação Mineira de Angiologia e Cirurgia Cardiovascular e ainda, Membro do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais nos anos de 1983 a 1988, sendo um dos redatores do atual Código de Ética Médica, dentre outros destaques especiais. Francisco Bastos também registra extensa atuação como Prof. Assistente de Anatomia Médica, do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Além de diversos artigos científicos publicados, Francisco Bastos, autor dos livro: "Varizes conhecer para prevenir" 3 edições com três mil exemplares vendidos, soma sua experiência na área médica à sensibilidade artística: compositor e escritor, já publicou os livros: “Varrendo Flores” poesias e “Contracontos” prosa (este, lançado em janeiro de 2007).

Do II Simpósio Mineiro de Flebologia:
Michel Perrin e Juan Cabrera são dois cientistas europeus consagrados na comunidade
científica internacional que estarão presentes no evento, além de Rizzo, da
Argentina, Patricia Thorpe e MacLaferty dos EEUU, dentre outros. (FOTO: MÁRCIA FRANCISCO)

Nenhum comentário: